A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/131753 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853031.pdf |
Resumo: | A formação inicial do professor-pesquisador tem como pressuposto formar um docente mais autônomo e observador de sua prática pedagógica, relacionando ensino com investigação. A formação de um novo professor requer sua iniciação em valores, representações, saberes e fazeres (SARTI, 2009) e o professor-pesquisador busca investigar sua prática e resolver seus desafios, sem distanciar-se da teoria. Para abranger esta formação, o presente estudo propõe como objetivo geral compreender como os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro interpretam a sua prática profissional em situação de estágio supervisionado na perspectiva do professor-pesquisador. Como objetivos específicos buscou-se: (1)Observar se os estagiários são estimulados a refletir sobre sua ação pedagógica; (2)Verificar se a disciplina de Prática de Ensino se aproxima de uma proposta de formação do professor que investiga a sua prática; (3)Identificar os elementos constitutivos de uma ação reflexiva e; (4)Averiguar se os estudantes de educação física se reconhecem como professores que investigam a sua prática. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como técnicas a entrevista semiestruturada com os licenciandos, a fonte documental, a observação das aulas da disciplina de estágio na universidade e a análise de conteúdo. Na busca desses dados o trabalho de campo relacionado à observação foi realizado com 15 estudantes de Licenciatura em educação física do quarto ano - turma 1 da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado . Para a entrevista foram selecionados 6 estudantes deste grupo. Após análise de dados encontramos três eixos importantes na discussão do trabalho: 1) A importância da postura reflexiva e investigativa, 2) Estágio Curricular Supervisionado: A escola como local formativo 3) Profissionalização docente. Como considerações finais, encontramos a importância da reflexão,... |
id |
UNSP_6be0a987e296c1035906c2aee3d9557b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/131753 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação físicaProfessores - FormaçãoEstagios supervisionadosPensamento críticoReflexão (Filosofia)A formação inicial do professor-pesquisador tem como pressuposto formar um docente mais autônomo e observador de sua prática pedagógica, relacionando ensino com investigação. A formação de um novo professor requer sua iniciação em valores, representações, saberes e fazeres (SARTI, 2009) e o professor-pesquisador busca investigar sua prática e resolver seus desafios, sem distanciar-se da teoria. Para abranger esta formação, o presente estudo propõe como objetivo geral compreender como os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro interpretam a sua prática profissional em situação de estágio supervisionado na perspectiva do professor-pesquisador. Como objetivos específicos buscou-se: (1)Observar se os estagiários são estimulados a refletir sobre sua ação pedagógica; (2)Verificar se a disciplina de Prática de Ensino se aproxima de uma proposta de formação do professor que investiga a sua prática; (3)Identificar os elementos constitutivos de uma ação reflexiva e; (4)Averiguar se os estudantes de educação física se reconhecem como professores que investigam a sua prática. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como técnicas a entrevista semiestruturada com os licenciandos, a fonte documental, a observação das aulas da disciplina de estágio na universidade e a análise de conteúdo. Na busca desses dados o trabalho de campo relacionado à observação foi realizado com 15 estudantes de Licenciatura em educação física do quarto ano - turma 1 da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado . Para a entrevista foram selecionados 6 estudantes deste grupo. Após análise de dados encontramos três eixos importantes na discussão do trabalho: 1) A importância da postura reflexiva e investigativa, 2) Estágio Curricular Supervisionado: A escola como local formativo 3) Profissionalização docente. Como considerações finais, encontramos a importância da reflexão,...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Cyrino, Marina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Roqui, Giovana Zappe Miranda [UNESP]2015-12-10T14:07:26Z2015-12-10T14:07:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfROQUI, Giovana Zappe Miranda. A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física. 2014. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.http://hdl.handle.net/11449/131753000853031http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853031.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:07:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131753Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:53:54.667380Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física |
title |
A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física |
spellingShingle |
A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física Roqui, Giovana Zappe Miranda [UNESP] Professores - Formação Estagios supervisionados Pensamento crítico Reflexão (Filosofia) |
title_short |
A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física |
title_full |
A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física |
title_fullStr |
A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física |
title_full_unstemmed |
A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física |
title_sort |
A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física |
author |
Roqui, Giovana Zappe Miranda [UNESP] |
author_facet |
Roqui, Giovana Zappe Miranda [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza Neto, Samuel de [UNESP] Cyrino, Marina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roqui, Giovana Zappe Miranda [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Estagios supervisionados Pensamento crítico Reflexão (Filosofia) |
topic |
Professores - Formação Estagios supervisionados Pensamento crítico Reflexão (Filosofia) |
description |
A formação inicial do professor-pesquisador tem como pressuposto formar um docente mais autônomo e observador de sua prática pedagógica, relacionando ensino com investigação. A formação de um novo professor requer sua iniciação em valores, representações, saberes e fazeres (SARTI, 2009) e o professor-pesquisador busca investigar sua prática e resolver seus desafios, sem distanciar-se da teoria. Para abranger esta formação, o presente estudo propõe como objetivo geral compreender como os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro interpretam a sua prática profissional em situação de estágio supervisionado na perspectiva do professor-pesquisador. Como objetivos específicos buscou-se: (1)Observar se os estagiários são estimulados a refletir sobre sua ação pedagógica; (2)Verificar se a disciplina de Prática de Ensino se aproxima de uma proposta de formação do professor que investiga a sua prática; (3)Identificar os elementos constitutivos de uma ação reflexiva e; (4)Averiguar se os estudantes de educação física se reconhecem como professores que investigam a sua prática. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como técnicas a entrevista semiestruturada com os licenciandos, a fonte documental, a observação das aulas da disciplina de estágio na universidade e a análise de conteúdo. Na busca desses dados o trabalho de campo relacionado à observação foi realizado com 15 estudantes de Licenciatura em educação física do quarto ano - turma 1 da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado . Para a entrevista foram selecionados 6 estudantes deste grupo. Após análise de dados encontramos três eixos importantes na discussão do trabalho: 1) A importância da postura reflexiva e investigativa, 2) Estágio Curricular Supervisionado: A escola como local formativo 3) Profissionalização docente. Como considerações finais, encontramos a importância da reflexão,... |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-12-10T14:07:26Z 2015-12-10T14:07:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROQUI, Giovana Zappe Miranda. A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física. 2014. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. http://hdl.handle.net/11449/131753 000853031 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853031.pdf 7352600571268275 |
identifier_str_mv |
ROQUI, Giovana Zappe Miranda. A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física. 2014. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. 000853031 7352600571268275 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/131753 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853031.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128432384507904 |