A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roqui, Giovana Zappe Miranda [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/131753
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853031.pdf
Resumo: A formação inicial do professor-pesquisador tem como pressuposto formar um docente mais autônomo e observador de sua prática pedagógica, relacionando ensino com investigação. A formação de um novo professor requer sua iniciação em valores, representações, saberes e fazeres (SARTI, 2009) e o professor-pesquisador busca investigar sua prática e resolver seus desafios, sem distanciar-se da teoria. Para abranger esta formação, o presente estudo propõe como objetivo geral compreender como os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro interpretam a sua prática profissional em situação de estágio supervisionado na perspectiva do professor-pesquisador. Como objetivos específicos buscou-se: (1)Observar se os estagiários são estimulados a refletir sobre sua ação pedagógica; (2)Verificar se a disciplina de Prática de Ensino se aproxima de uma proposta de formação do professor que investiga a sua prática; (3)Identificar os elementos constitutivos de uma ação reflexiva e; (4)Averiguar se os estudantes de educação física se reconhecem como professores que investigam a sua prática. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como técnicas a entrevista semiestruturada com os licenciandos, a fonte documental, a observação das aulas da disciplina de estágio na universidade e a análise de conteúdo. Na busca desses dados o trabalho de campo relacionado à observação foi realizado com 15 estudantes de Licenciatura em educação física do quarto ano - turma 1 da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado . Para a entrevista foram selecionados 6 estudantes deste grupo. Após análise de dados encontramos três eixos importantes na discussão do trabalho: 1) A importância da postura reflexiva e investigativa, 2) Estágio Curricular Supervisionado: A escola como local formativo 3) Profissionalização docente. Como considerações finais, encontramos a importância da reflexão,...
id UNSP_6be0a987e296c1035906c2aee3d9557b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/131753
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação físicaProfessores - FormaçãoEstagios supervisionadosPensamento críticoReflexão (Filosofia)A formação inicial do professor-pesquisador tem como pressuposto formar um docente mais autônomo e observador de sua prática pedagógica, relacionando ensino com investigação. A formação de um novo professor requer sua iniciação em valores, representações, saberes e fazeres (SARTI, 2009) e o professor-pesquisador busca investigar sua prática e resolver seus desafios, sem distanciar-se da teoria. Para abranger esta formação, o presente estudo propõe como objetivo geral compreender como os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro interpretam a sua prática profissional em situação de estágio supervisionado na perspectiva do professor-pesquisador. Como objetivos específicos buscou-se: (1)Observar se os estagiários são estimulados a refletir sobre sua ação pedagógica; (2)Verificar se a disciplina de Prática de Ensino se aproxima de uma proposta de formação do professor que investiga a sua prática; (3)Identificar os elementos constitutivos de uma ação reflexiva e; (4)Averiguar se os estudantes de educação física se reconhecem como professores que investigam a sua prática. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como técnicas a entrevista semiestruturada com os licenciandos, a fonte documental, a observação das aulas da disciplina de estágio na universidade e a análise de conteúdo. Na busca desses dados o trabalho de campo relacionado à observação foi realizado com 15 estudantes de Licenciatura em educação física do quarto ano - turma 1 da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado . Para a entrevista foram selecionados 6 estudantes deste grupo. Após análise de dados encontramos três eixos importantes na discussão do trabalho: 1) A importância da postura reflexiva e investigativa, 2) Estágio Curricular Supervisionado: A escola como local formativo 3) Profissionalização docente. Como considerações finais, encontramos a importância da reflexão,...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Cyrino, Marina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Roqui, Giovana Zappe Miranda [UNESP]2015-12-10T14:07:26Z2015-12-10T14:07:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfROQUI, Giovana Zappe Miranda. A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física. 2014. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.http://hdl.handle.net/11449/131753000853031http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853031.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-14T06:07:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131753Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:53:54.667380Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física
title A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física
spellingShingle A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física
Roqui, Giovana Zappe Miranda [UNESP]
Professores - Formação
Estagios supervisionados
Pensamento crítico
Reflexão (Filosofia)
title_short A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física
title_full A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física
title_fullStr A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física
title_full_unstemmed A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física
title_sort A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física
author Roqui, Giovana Zappe Miranda [UNESP]
author_facet Roqui, Giovana Zappe Miranda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Cyrino, Marina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Roqui, Giovana Zappe Miranda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Estagios supervisionados
Pensamento crítico
Reflexão (Filosofia)
topic Professores - Formação
Estagios supervisionados
Pensamento crítico
Reflexão (Filosofia)
description A formação inicial do professor-pesquisador tem como pressuposto formar um docente mais autônomo e observador de sua prática pedagógica, relacionando ensino com investigação. A formação de um novo professor requer sua iniciação em valores, representações, saberes e fazeres (SARTI, 2009) e o professor-pesquisador busca investigar sua prática e resolver seus desafios, sem distanciar-se da teoria. Para abranger esta formação, o presente estudo propõe como objetivo geral compreender como os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro interpretam a sua prática profissional em situação de estágio supervisionado na perspectiva do professor-pesquisador. Como objetivos específicos buscou-se: (1)Observar se os estagiários são estimulados a refletir sobre sua ação pedagógica; (2)Verificar se a disciplina de Prática de Ensino se aproxima de uma proposta de formação do professor que investiga a sua prática; (3)Identificar os elementos constitutivos de uma ação reflexiva e; (4)Averiguar se os estudantes de educação física se reconhecem como professores que investigam a sua prática. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como técnicas a entrevista semiestruturada com os licenciandos, a fonte documental, a observação das aulas da disciplina de estágio na universidade e a análise de conteúdo. Na busca desses dados o trabalho de campo relacionado à observação foi realizado com 15 estudantes de Licenciatura em educação física do quarto ano - turma 1 da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado . Para a entrevista foram selecionados 6 estudantes deste grupo. Após análise de dados encontramos três eixos importantes na discussão do trabalho: 1) A importância da postura reflexiva e investigativa, 2) Estágio Curricular Supervisionado: A escola como local formativo 3) Profissionalização docente. Como considerações finais, encontramos a importância da reflexão,...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-12-10T14:07:26Z
2015-12-10T14:07:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROQUI, Giovana Zappe Miranda. A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física. 2014. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/131753
000853031
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853031.pdf
7352600571268275
identifier_str_mv ROQUI, Giovana Zappe Miranda. A formação do professor-pesquisador no curso de licenciatura em educação física. 2014. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
000853031
7352600571268275
url http://hdl.handle.net/11449/131753
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853031.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128432384507904