A interface arte e matemática: em busca de uma perspectiva crítica e criativa para o ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edvan Ferreira dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181316
Resumo: O desenvolvimento de metodologias críticas e criativas se faz necessário em um contexto de fracasso escolar no ensino de matemática, onde a fobia matemática apresentada por grande parte dos discentes nessa disciplina dificulta grandemente o trabalho do professor. Essa fobia deve-se à forma como a matemática vem sendo ensinada, de forma descontextualizada, pautada em processos de repetição de técnicas, memorização de fórmulas e com grande valorização a processos aritméticos, os quais em situações práticas da vida muitas vezes não tem serventia, e acabam distanciando o aluno do conhecimento. Discursos ligados à problemática de integração de conhecimentos e formação cultural ampla muitas vezes se valem da ideia de desenvolvimento do pensamento crítico e criativo ou criticidade e criatividade, onde a mesma se mostra na forma de objetivos, premissas ou justificativas, como pode acontecer no caso das práticas interdisciplinares, inclusive as da interface Arte e Matemática. Desta forma, esta pesquisa se ocupa do seguinte problema: Como as pesquisas realizadas em nível de pós-graduação no Brasil sobre a interface Arte e Matemática no contexto educacional se fundamentam no que se refere às bases teóricas assumidas em suas propostas didáticas para o ensino de matemática? Objetivou-se desta forma, analisar a produção científica em nível de pós-graduação stricto sensu – evidenciada em dissertações e teses produzidas no campo da Educação Matemática no Brasil – aquelas que têm como tema o ensino de matemática por meio de sua interface com a Arte. Para tanto, utilizou-se como perspectiva de análise questões curriculares de base crítica, em especial da Teoria Crítica e da Educação Matemática Crítica, que possibilitem agregar um caráter emancipador ao ensino de matemática por meio dessas práticas que relacionam Arte e Matemática. Constatou-se que todos os trabalhos que compõem essa revisão realizam a crítica no âmbito do ensino de matemática, no sentido de superação da perspectiva tradicional. Pois, dentre outros fatores, desenvolvem práticas educativas nas quais a dialogicidade é fundamental. Além disso propiciam no mínimo a interdisciplinaridade e a contextualização por meio de atividades em que alunos experienciam processos ativos, nos quais abstração, imaginação e criatividade são desenvolvidos.
id UNSP_6c322cfd675ee63a4e5833ea949330de
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181316
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A interface arte e matemática: em busca de uma perspectiva crítica e criativa para o ensino de matemáticaThe interface art and mathematics: in search of a critical and creative perspective for the teaching of mathematicsEducação matemáticaInterdisciplinaridadeArte-educaçãoCurrículo de matemáticaTeoria críticaMathematics educationInterdisciplinarityArt-educationMathematics curriculumCritical theoryO desenvolvimento de metodologias críticas e criativas se faz necessário em um contexto de fracasso escolar no ensino de matemática, onde a fobia matemática apresentada por grande parte dos discentes nessa disciplina dificulta grandemente o trabalho do professor. Essa fobia deve-se à forma como a matemática vem sendo ensinada, de forma descontextualizada, pautada em processos de repetição de técnicas, memorização de fórmulas e com grande valorização a processos aritméticos, os quais em situações práticas da vida muitas vezes não tem serventia, e acabam distanciando o aluno do conhecimento. Discursos ligados à problemática de integração de conhecimentos e formação cultural ampla muitas vezes se valem da ideia de desenvolvimento do pensamento crítico e criativo ou criticidade e criatividade, onde a mesma se mostra na forma de objetivos, premissas ou justificativas, como pode acontecer no caso das práticas interdisciplinares, inclusive as da interface Arte e Matemática. Desta forma, esta pesquisa se ocupa do seguinte problema: Como as pesquisas realizadas em nível de pós-graduação no Brasil sobre a interface Arte e Matemática no contexto educacional se fundamentam no que se refere às bases teóricas assumidas em suas propostas didáticas para o ensino de matemática? Objetivou-se desta forma, analisar a produção científica em nível de pós-graduação stricto sensu – evidenciada em dissertações e teses produzidas no campo da Educação Matemática no Brasil – aquelas que têm como tema o ensino de matemática por meio de sua interface com a Arte. Para tanto, utilizou-se como perspectiva de análise questões curriculares de base crítica, em especial da Teoria Crítica e da Educação Matemática Crítica, que possibilitem agregar um caráter emancipador ao ensino de matemática por meio dessas práticas que relacionam Arte e Matemática. Constatou-se que todos os trabalhos que compõem essa revisão realizam a crítica no âmbito do ensino de matemática, no sentido de superação da perspectiva tradicional. Pois, dentre outros fatores, desenvolvem práticas educativas nas quais a dialogicidade é fundamental. Além disso propiciam no mínimo a interdisciplinaridade e a contextualização por meio de atividades em que alunos experienciam processos ativos, nos quais abstração, imaginação e criatividade são desenvolvidos.The development of critical and creative methodologies is necessary in a context of school failure in the teaching of mathematics, where the mathematical phobia presented by most of the students in this discipline greatly hinders the work of the teacher. This phobia is due to the way mathematics has been taught, in a decontextualized way, based on processes of repetition of techniques, memorizing of formulas and with great valorization to arithmetic processes, which in practical situations of life often have no use, and end up distancing the student from knowledge. Discourses linked to the problem of knowledge integration and broad cultural formation often use the idea of developing critical and creative thinking or criticality and creativity, where it is shown in the form of objectives, premises or justifications, as can happen in the case of interdisciplinary practices, including those of the Art and Mathematics interface. The research carried out at the postgraduate level in Brazil on the interface Art and Mathematics in the educational context is based on the theoretical bases assumed in its didactic proposals for the teaching of mathematics? The aim of this study was to analyze the scientific production at the postgraduate level stricto sensu - evidenced in dissertations and theses produced in the field of Mathematics Education in Brazil - those whose theme is the teaching of mathematics through its interface with Art. For that, critical-based curricular issues, especially Critical Theory and Critical Mathematics Education, were used as an analytical perspective, making it possible to add an emancipatory character to the teaching of mathematics through these practices that relate Art and Mathematics. It was verified that all the works that compose this review criticize in the scope of mathematics teaching, in the sense of overcoming the traditional perspective. For, among other factors, they develop educational practices in which dialogue is fundamental. Moreover, they foster at least interdisciplinarity and contextualization through activities in which students experience active processes in which abstraction, imagination and creativity are developed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Edvan Ferreira dos2019-04-02T13:01:29Z2019-04-02T13:01:29Z2019-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18131600091452633004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:23:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181316Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:07:17.355800Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interface arte e matemática: em busca de uma perspectiva crítica e criativa para o ensino de matemática
The interface art and mathematics: in search of a critical and creative perspective for the teaching of mathematics
title A interface arte e matemática: em busca de uma perspectiva crítica e criativa para o ensino de matemática
spellingShingle A interface arte e matemática: em busca de uma perspectiva crítica e criativa para o ensino de matemática
Santos, Edvan Ferreira dos
Educação matemática
Interdisciplinaridade
Arte-educação
Currículo de matemática
Teoria crítica
Mathematics education
Interdisciplinarity
Art-education
Mathematics curriculum
Critical theory
title_short A interface arte e matemática: em busca de uma perspectiva crítica e criativa para o ensino de matemática
title_full A interface arte e matemática: em busca de uma perspectiva crítica e criativa para o ensino de matemática
title_fullStr A interface arte e matemática: em busca de uma perspectiva crítica e criativa para o ensino de matemática
title_full_unstemmed A interface arte e matemática: em busca de uma perspectiva crítica e criativa para o ensino de matemática
title_sort A interface arte e matemática: em busca de uma perspectiva crítica e criativa para o ensino de matemática
author Santos, Edvan Ferreira dos
author_facet Santos, Edvan Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edvan Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Interdisciplinaridade
Arte-educação
Currículo de matemática
Teoria crítica
Mathematics education
Interdisciplinarity
Art-education
Mathematics curriculum
Critical theory
topic Educação matemática
Interdisciplinaridade
Arte-educação
Currículo de matemática
Teoria crítica
Mathematics education
Interdisciplinarity
Art-education
Mathematics curriculum
Critical theory
description O desenvolvimento de metodologias críticas e criativas se faz necessário em um contexto de fracasso escolar no ensino de matemática, onde a fobia matemática apresentada por grande parte dos discentes nessa disciplina dificulta grandemente o trabalho do professor. Essa fobia deve-se à forma como a matemática vem sendo ensinada, de forma descontextualizada, pautada em processos de repetição de técnicas, memorização de fórmulas e com grande valorização a processos aritméticos, os quais em situações práticas da vida muitas vezes não tem serventia, e acabam distanciando o aluno do conhecimento. Discursos ligados à problemática de integração de conhecimentos e formação cultural ampla muitas vezes se valem da ideia de desenvolvimento do pensamento crítico e criativo ou criticidade e criatividade, onde a mesma se mostra na forma de objetivos, premissas ou justificativas, como pode acontecer no caso das práticas interdisciplinares, inclusive as da interface Arte e Matemática. Desta forma, esta pesquisa se ocupa do seguinte problema: Como as pesquisas realizadas em nível de pós-graduação no Brasil sobre a interface Arte e Matemática no contexto educacional se fundamentam no que se refere às bases teóricas assumidas em suas propostas didáticas para o ensino de matemática? Objetivou-se desta forma, analisar a produção científica em nível de pós-graduação stricto sensu – evidenciada em dissertações e teses produzidas no campo da Educação Matemática no Brasil – aquelas que têm como tema o ensino de matemática por meio de sua interface com a Arte. Para tanto, utilizou-se como perspectiva de análise questões curriculares de base crítica, em especial da Teoria Crítica e da Educação Matemática Crítica, que possibilitem agregar um caráter emancipador ao ensino de matemática por meio dessas práticas que relacionam Arte e Matemática. Constatou-se que todos os trabalhos que compõem essa revisão realizam a crítica no âmbito do ensino de matemática, no sentido de superação da perspectiva tradicional. Pois, dentre outros fatores, desenvolvem práticas educativas nas quais a dialogicidade é fundamental. Além disso propiciam no mínimo a interdisciplinaridade e a contextualização por meio de atividades em que alunos experienciam processos ativos, nos quais abstração, imaginação e criatividade são desenvolvidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-02T13:01:29Z
2019-04-02T13:01:29Z
2019-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181316
000914526
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/181316
identifier_str_mv 000914526
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129286936199168