Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deliberato, Débora [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Massaro, Munique [UNESP], Goldoni, Natálie Iani [UNESP], Silveira, Júlia M. Vicente da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427
http://hdl.handle.net/11449/114757
Resumo: This study aimed to enter a training program for family members of children, youth and adults who use augmentative and alternative communication systems in the context of alternative languages . The study included families in the age group of 25-65 years in the period 2010- 2012. The activities were held weekly with duration of one hour in a alternative communication laboratory. All activities were videotaped and after that, the verbal participants’ reports were transcribed. The obtained categories were analyzed according to the steps of the program. The results indicated that families realized: the necessity of graphics systems for communication; the importance of adapted materials; and the need to understand their children’s different skills. The study reinforced the need for systematic and continuous guidance for families, as well as highlighted the use of graphics systems in the context of language.
id UNSP_6cb6dc4eaef09acb3e2cd8041cffdd4c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114757
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativaTraining program for families of alternative communication usersEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃOFAMÍLIACOMUNICAÇÃO ALTERNATIVAThis study aimed to enter a training program for family members of children, youth and adults who use augmentative and alternative communication systems in the context of alternative languages . The study included families in the age group of 25-65 years in the period 2010- 2012. The activities were held weekly with duration of one hour in a alternative communication laboratory. All activities were videotaped and after that, the verbal participants’ reports were transcribed. The obtained categories were analyzed according to the steps of the program. The results indicated that families realized: the necessity of graphics systems for communication; the importance of adapted materials; and the need to understand their children’s different skills. The study reinforced the need for systematic and continuous guidance for families, as well as highlighted the use of graphics systems in the context of language.Este trabalho teve como objetivo inserir um programa de capacitação de familiares de crianças, jovens e adultos usuários de sistemas suplementares e alternativos de comunicação no contexto das linguagens alternativas. Participaram deste estudo famílias na faixa etária de 25 a 65 anos no período de 2010 a 2012. As atividades foram realizadas semanalmente com a duração de uma hora em um laboratório de comunicação alternativa. Todas as atividades foram filmadas e, após a transcrição dos relatos verbais dos participantes. As categorias obtidas foram analisadas de acordo com as etapas do programa. Os resultados indicaram que as famílias perceberam: a necessidade do uso dos sistemas gráficos para a comunicação, importância da adaptação dos materiais e a necessidade de perceber as diferentes habilidades de seus filhos. O trabalho reforçou a necessidade de orientação sistemática e contínua para as famílias, assim como, destacou o uso dos sistemas gráficos no contexto da linguagem.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]Massaro, Munique [UNESP]Goldoni, Natálie Iani [UNESP]Silveira, Júlia M. Vicente da [UNESP]2015-02-24T13:57:26Z2015-02-24T13:57:26Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article89-102application/pdfhttp://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427Informática na Educação, v. 16, n. 2, p. 89-102, 2013.1982-1654http://hdl.handle.net/11449/114757ISSN19821654-2013-16-02-89-102.pdf80110278515549595154063375333536Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInformática na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114757Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
Training program for families of alternative communication users
title Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
spellingShingle Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
Deliberato, Débora [UNESP]
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO
FAMÍLIA
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
title_short Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
title_full Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
title_fullStr Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
title_full_unstemmed Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
title_sort Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
author Deliberato, Débora [UNESP]
author_facet Deliberato, Débora [UNESP]
Massaro, Munique [UNESP]
Goldoni, Natálie Iani [UNESP]
Silveira, Júlia M. Vicente da [UNESP]
author_role author
author2 Massaro, Munique [UNESP]
Goldoni, Natálie Iani [UNESP]
Silveira, Júlia M. Vicente da [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Deliberato, Débora [UNESP]
Massaro, Munique [UNESP]
Goldoni, Natálie Iani [UNESP]
Silveira, Júlia M. Vicente da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO
FAMÍLIA
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
topic EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO
FAMÍLIA
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
description This study aimed to enter a training program for family members of children, youth and adults who use augmentative and alternative communication systems in the context of alternative languages . The study included families in the age group of 25-65 years in the period 2010- 2012. The activities were held weekly with duration of one hour in a alternative communication laboratory. All activities were videotaped and after that, the verbal participants’ reports were transcribed. The obtained categories were analyzed according to the steps of the program. The results indicated that families realized: the necessity of graphics systems for communication; the importance of adapted materials; and the need to understand their children’s different skills. The study reinforced the need for systematic and continuous guidance for families, as well as highlighted the use of graphics systems in the context of language.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-02-24T13:57:26Z
2015-02-24T13:57:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427
Informática na Educação, v. 16, n. 2, p. 89-102, 2013.
1982-1654
http://hdl.handle.net/11449/114757
ISSN19821654-2013-16-02-89-102.pdf
8011027851554959
5154063375333536
url http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427
http://hdl.handle.net/11449/114757
identifier_str_mv Informática na Educação, v. 16, n. 2, p. 89-102, 2013.
1982-1654
ISSN19821654-2013-16-02-89-102.pdf
8011027851554959
5154063375333536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Informática na Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89-102
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128128846921728