O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulzoni, Natália Castelli [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152948
Resumo: O objetivo da referida dissertação é analisar o habitus de consumo de agentes do gênero feminino utilizando-se do método de estratificação social de Pierre Bourdieu, o qual sustenta que os capitais sociais, culturais, econômicos e simbólicos interferem na formação dos gostos e desejos dos indivíduos. Sendo assim, a hipótese da pesquisa é que a sociedade interfere nas inclinações das mulheres, tornando-se um fator decisório de consumo de moda, especificamente no segmento calçadista, por ser este, uma construção de capital simbólico. Recente pesquisa constatou que houve uma considerável diminuição nas compras de sapatos por mulheres, contudo, a média de consumo atingiu a relevante marca de um par a cada dois meses. Por essa razão, tal demanda pode ser considerada inelástica. Através de uma pesquisa qualitativa, aplicada por meio de um questionário aberto a dez mulheres do interior de São Paulo, pôde-se notar que esse fenômeno sugere que o consumo de calçados por mulheres se deve a fatores alheios à estrita racionalidade de consumidor, e a satisfação do ato pode ser vinculada ao gênero, e, sendo este um atributo essencial de cada indivíduo justifica-se então, que a sociedade na qual se inserem é fundamentadora do habitus.
id UNSP_6d074dc44f0c4388366f9fb6ab236d6a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152948
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classesTHE FEMALE GENDER AND FOOTWEAR: THE INFLUENCE OF SOCIAL CAPITAL AS THE FORMATION OF THE TASTES OF CLASSESFeminine GenderSocial CapitalHabitusFootwearCapital socialHabitusCalçadosGênero femininoO objetivo da referida dissertação é analisar o habitus de consumo de agentes do gênero feminino utilizando-se do método de estratificação social de Pierre Bourdieu, o qual sustenta que os capitais sociais, culturais, econômicos e simbólicos interferem na formação dos gostos e desejos dos indivíduos. Sendo assim, a hipótese da pesquisa é que a sociedade interfere nas inclinações das mulheres, tornando-se um fator decisório de consumo de moda, especificamente no segmento calçadista, por ser este, uma construção de capital simbólico. Recente pesquisa constatou que houve uma considerável diminuição nas compras de sapatos por mulheres, contudo, a média de consumo atingiu a relevante marca de um par a cada dois meses. Por essa razão, tal demanda pode ser considerada inelástica. Através de uma pesquisa qualitativa, aplicada por meio de um questionário aberto a dez mulheres do interior de São Paulo, pôde-se notar que esse fenômeno sugere que o consumo de calçados por mulheres se deve a fatores alheios à estrita racionalidade de consumidor, e a satisfação do ato pode ser vinculada ao gênero, e, sendo este um atributo essencial de cada indivíduo justifica-se então, que a sociedade na qual se inserem é fundamentadora do habitus.The objective of this dissertation is to analyze the consumption habitus of female agents using the social stratification method of Pierre Bourdieu, which maintains that the social, cultural, economic and symbolic capitals interfere in the formation of the tastes and desires of individuals. Thus, a research hypothesis and a society interfere in the inclinations of women, becoming a deciding factor of fashion consumption, specifically without footwear segment, because this is a symbolic capital construction. Recent Search found in a market magazine, by means of market, an average consumption to a relevant brand each of months. For this reason, such demand can be considered inelastic. Through a qualitative research, applied through a questionnaire open to ten women from the interior of São Paulo, it was noted that this phenomenon suggests that the consumption of footwear by women develops in a ward of factors with consumer rationality, and satisfaction To make a reference to a human being, and, that this being an essential attribute of each individual is justified then, that a society in which is inserted and founder of the habitus.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Custódio, Vagner Sérgio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bulzoni, Natália Castelli [UNESP]2018-03-09T13:50:51Z2018-03-09T13:50:51Z2018-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15294800089802733004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152948Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:18:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classes
THE FEMALE GENDER AND FOOTWEAR: THE INFLUENCE OF SOCIAL CAPITAL AS THE FORMATION OF THE TASTES OF CLASSES
title O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classes
spellingShingle O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classes
Bulzoni, Natália Castelli [UNESP]
Feminine Gender
Social Capital
Habitus
Footwear
Capital social
Habitus
Calçados
Gênero feminino
title_short O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classes
title_full O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classes
title_fullStr O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classes
title_full_unstemmed O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classes
title_sort O gênero feminino e os calçados: a influência do capital social como formação dos gostos de classes
author Bulzoni, Natália Castelli [UNESP]
author_facet Bulzoni, Natália Castelli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Vagner Sérgio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulzoni, Natália Castelli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Feminine Gender
Social Capital
Habitus
Footwear
Capital social
Habitus
Calçados
Gênero feminino
topic Feminine Gender
Social Capital
Habitus
Footwear
Capital social
Habitus
Calçados
Gênero feminino
description O objetivo da referida dissertação é analisar o habitus de consumo de agentes do gênero feminino utilizando-se do método de estratificação social de Pierre Bourdieu, o qual sustenta que os capitais sociais, culturais, econômicos e simbólicos interferem na formação dos gostos e desejos dos indivíduos. Sendo assim, a hipótese da pesquisa é que a sociedade interfere nas inclinações das mulheres, tornando-se um fator decisório de consumo de moda, especificamente no segmento calçadista, por ser este, uma construção de capital simbólico. Recente pesquisa constatou que houve uma considerável diminuição nas compras de sapatos por mulheres, contudo, a média de consumo atingiu a relevante marca de um par a cada dois meses. Por essa razão, tal demanda pode ser considerada inelástica. Através de uma pesquisa qualitativa, aplicada por meio de um questionário aberto a dez mulheres do interior de São Paulo, pôde-se notar que esse fenômeno sugere que o consumo de calçados por mulheres se deve a fatores alheios à estrita racionalidade de consumidor, e a satisfação do ato pode ser vinculada ao gênero, e, sendo este um atributo essencial de cada indivíduo justifica-se então, que a sociedade na qual se inserem é fundamentadora do habitus.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-09T13:50:51Z
2018-03-09T13:50:51Z
2018-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152948
000898027
33004030083P0
url http://hdl.handle.net/11449/152948
identifier_str_mv 000898027
33004030083P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649292159680512