Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102012 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar como ocorre a abordagem de estratégias de ensino e aprendizagem nas disciplinas de um curso de formação inicial de professores de Ciências e quais as possíveis influências dessa formação nas intenções manifestas sobre a futura prática pedagógica dessses educadores. Desenvolvemos um estudo de caso, trabalhando em uma abordagem qualitativa, e a análise incidiu sobre documentos, questionários e entrevista com docentes e discentes do curso. Os dados indicam indicam que há reduzida diversidade de estratégias nas disciplinas de área especifica, com predomínio de aulas expositivas e de laboratório. Além disso, os docentes parecem acreditar que, para lecionar, basta um bom preparo em termos de conteúdos específicos, focando na formação de um especialista e não de um educador. Apesar das disciplinas pedagógicas explorarem práticas diversificaas, muitos licenciados incorporam a visão acadêmica predominante no curso, repetindo o modelo dos professores que tiveram. Apontamos a necessidade de que a formação inicial trabalhe tanto o domínio dos conteúdos específicos como das melhores formas de mediá-lo, formando um intelectual capaz de discutir e re-elaborar suas ações educativas em uma perspectiva de transformação da realidade |
id |
UNSP_6d9088fbabfd7b6be622c780e6544772 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102012 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de LicenciaturaEnsino - CiênciasProfessores - Formação profissionalEnsino - EstratégiaScience educationTeacher formationTeaching and learning strategiesA pesquisa teve como objetivo identificar e analisar como ocorre a abordagem de estratégias de ensino e aprendizagem nas disciplinas de um curso de formação inicial de professores de Ciências e quais as possíveis influências dessa formação nas intenções manifestas sobre a futura prática pedagógica dessses educadores. Desenvolvemos um estudo de caso, trabalhando em uma abordagem qualitativa, e a análise incidiu sobre documentos, questionários e entrevista com docentes e discentes do curso. Os dados indicam indicam que há reduzida diversidade de estratégias nas disciplinas de área especifica, com predomínio de aulas expositivas e de laboratório. Além disso, os docentes parecem acreditar que, para lecionar, basta um bom preparo em termos de conteúdos específicos, focando na formação de um especialista e não de um educador. Apesar das disciplinas pedagógicas explorarem práticas diversificaas, muitos licenciados incorporam a visão acadêmica predominante no curso, repetindo o modelo dos professores que tiveram. Apontamos a necessidade de que a formação inicial trabalhe tanto o domínio dos conteúdos específicos como das melhores formas de mediá-lo, formando um intelectual capaz de discutir e re-elaborar suas ações educativas em uma perspectiva de transformação da realidadeThe research aimed to identify and analyze how does the approach of teaching and learning strategies in the disciplines of an initial formation course for science teachers and what the possible influences of this formation in manifest intentions on the future pedagogical practice of these educators. We developed a case stuy, working on a qualitative approach, and analysis focused in documents, questionnaires and interviews with teachers and studentes of the course. The data indicate reduced diversity of strategies in the disciplines of the specific area, with prevalence of expository classes and laboratory. In addition, teachers seem to believe that to teach it's needed only a good preparation in term of specific content, focusing on the formation of a specialist and not an educator. Despite the pedagogical discipline explore diverse practices, many students incorporate the academic view prevaliling in the course of formation, repeating the pattern of them teachers. We pointed out the need that the initial formation works both aspects, the domain of the specific contents and the best ways to mediate them, forming an intellectual able to discuss and redraw his educative actions in a perspecive of transformation or the realityCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2010-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis191 f. : il.application/pdfVIVEIRO, Alessandra Aparecida. Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura. 2010. 191 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/102012000633947viveiro_aa_dr_bauru.pdf33004056079P02431034310174335Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:24:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102012Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:19:31.678789Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura |
title |
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura |
spellingShingle |
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] Ensino - Ciências Professores - Formação profissional Ensino - Estratégia Science education Teacher formation Teaching and learning strategies |
title_short |
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura |
title_full |
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura |
title_fullStr |
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura |
title_sort |
Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura |
author |
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Ciências Professores - Formação profissional Ensino - Estratégia Science education Teacher formation Teaching and learning strategies |
topic |
Ensino - Ciências Professores - Formação profissional Ensino - Estratégia Science education Teacher formation Teaching and learning strategies |
description |
A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar como ocorre a abordagem de estratégias de ensino e aprendizagem nas disciplinas de um curso de formação inicial de professores de Ciências e quais as possíveis influências dessa formação nas intenções manifestas sobre a futura prática pedagógica dessses educadores. Desenvolvemos um estudo de caso, trabalhando em uma abordagem qualitativa, e a análise incidiu sobre documentos, questionários e entrevista com docentes e discentes do curso. Os dados indicam indicam que há reduzida diversidade de estratégias nas disciplinas de área especifica, com predomínio de aulas expositivas e de laboratório. Além disso, os docentes parecem acreditar que, para lecionar, basta um bom preparo em termos de conteúdos específicos, focando na formação de um especialista e não de um educador. Apesar das disciplinas pedagógicas explorarem práticas diversificaas, muitos licenciados incorporam a visão acadêmica predominante no curso, repetindo o modelo dos professores que tiveram. Apontamos a necessidade de que a formação inicial trabalhe tanto o domínio dos conteúdos específicos como das melhores formas de mediá-lo, formando um intelectual capaz de discutir e re-elaborar suas ações educativas em uma perspectiva de transformação da realidade |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-08 2014-06-11T19:31:40Z 2014-06-11T19:31:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura. 2010. 191 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. http://hdl.handle.net/11449/102012 000633947 viveiro_aa_dr_bauru.pdf 33004056079P0 2431034310174335 |
identifier_str_mv |
VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura. 2010. 191 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. 000633947 viveiro_aa_dr_bauru.pdf 33004056079P0 2431034310174335 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
191 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129507590144000 |