Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102012
Resumo: A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar como ocorre a abordagem de estratégias de ensino e aprendizagem nas disciplinas de um curso de formação inicial de professores de Ciências e quais as possíveis influências dessa formação nas intenções manifestas sobre a futura prática pedagógica dessses educadores. Desenvolvemos um estudo de caso, trabalhando em uma abordagem qualitativa, e a análise incidiu sobre documentos, questionários e entrevista com docentes e discentes do curso. Os dados indicam indicam que há reduzida diversidade de estratégias nas disciplinas de área especifica, com predomínio de aulas expositivas e de laboratório. Além disso, os docentes parecem acreditar que, para lecionar, basta um bom preparo em termos de conteúdos específicos, focando na formação de um especialista e não de um educador. Apesar das disciplinas pedagógicas explorarem práticas diversificaas, muitos licenciados incorporam a visão acadêmica predominante no curso, repetindo o modelo dos professores que tiveram. Apontamos a necessidade de que a formação inicial trabalhe tanto o domínio dos conteúdos específicos como das melhores formas de mediá-lo, formando um intelectual capaz de discutir e re-elaborar suas ações educativas em uma perspectiva de transformação da realidade
id UNSP_6d9088fbabfd7b6be622c780e6544772
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102012
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de LicenciaturaEnsino - CiênciasProfessores - Formação profissionalEnsino - EstratégiaScience educationTeacher formationTeaching and learning strategiesA pesquisa teve como objetivo identificar e analisar como ocorre a abordagem de estratégias de ensino e aprendizagem nas disciplinas de um curso de formação inicial de professores de Ciências e quais as possíveis influências dessa formação nas intenções manifestas sobre a futura prática pedagógica dessses educadores. Desenvolvemos um estudo de caso, trabalhando em uma abordagem qualitativa, e a análise incidiu sobre documentos, questionários e entrevista com docentes e discentes do curso. Os dados indicam indicam que há reduzida diversidade de estratégias nas disciplinas de área especifica, com predomínio de aulas expositivas e de laboratório. Além disso, os docentes parecem acreditar que, para lecionar, basta um bom preparo em termos de conteúdos específicos, focando na formação de um especialista e não de um educador. Apesar das disciplinas pedagógicas explorarem práticas diversificaas, muitos licenciados incorporam a visão acadêmica predominante no curso, repetindo o modelo dos professores que tiveram. Apontamos a necessidade de que a formação inicial trabalhe tanto o domínio dos conteúdos específicos como das melhores formas de mediá-lo, formando um intelectual capaz de discutir e re-elaborar suas ações educativas em uma perspectiva de transformação da realidadeThe research aimed to identify and analyze how does the approach of teaching and learning strategies in the disciplines of an initial formation course for science teachers and what the possible influences of this formation in manifest intentions on the future pedagogical practice of these educators. We developed a case stuy, working on a qualitative approach, and analysis focused in documents, questionnaires and interviews with teachers and studentes of the course. The data indicate reduced diversity of strategies in the disciplines of the specific area, with prevalence of expository classes and laboratory. In addition, teachers seem to believe that to teach it's needed only a good preparation in term of specific content, focusing on the formation of a specialist and not an educator. Despite the pedagogical discipline explore diverse practices, many students incorporate the academic view prevaliling in the course of formation, repeating the pattern of them teachers. We pointed out the need that the initial formation works both aspects, the domain of the specific contents and the best ways to mediate them, forming an intellectual able to discuss and redraw his educative actions in a perspecive of transformation or the realityCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2010-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis191 f. : il.application/pdfVIVEIRO, Alessandra Aparecida. Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura. 2010. 191 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/102012000633947viveiro_aa_dr_bauru.pdf33004056079P02431034310174335Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:24:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102012Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:19:31.678789Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura
title Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura
spellingShingle Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
Ensino - Ciências
Professores - Formação profissional
Ensino - Estratégia
Science education
Teacher formation
Teaching and learning strategies
title_short Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura
title_full Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura
title_fullStr Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura
title_full_unstemmed Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura
title_sort Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura
author Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
author_facet Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Ciências
Professores - Formação profissional
Ensino - Estratégia
Science education
Teacher formation
Teaching and learning strategies
topic Ensino - Ciências
Professores - Formação profissional
Ensino - Estratégia
Science education
Teacher formation
Teaching and learning strategies
description A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar como ocorre a abordagem de estratégias de ensino e aprendizagem nas disciplinas de um curso de formação inicial de professores de Ciências e quais as possíveis influências dessa formação nas intenções manifestas sobre a futura prática pedagógica dessses educadores. Desenvolvemos um estudo de caso, trabalhando em uma abordagem qualitativa, e a análise incidiu sobre documentos, questionários e entrevista com docentes e discentes do curso. Os dados indicam indicam que há reduzida diversidade de estratégias nas disciplinas de área especifica, com predomínio de aulas expositivas e de laboratório. Além disso, os docentes parecem acreditar que, para lecionar, basta um bom preparo em termos de conteúdos específicos, focando na formação de um especialista e não de um educador. Apesar das disciplinas pedagógicas explorarem práticas diversificaas, muitos licenciados incorporam a visão acadêmica predominante no curso, repetindo o modelo dos professores que tiveram. Apontamos a necessidade de que a formação inicial trabalhe tanto o domínio dos conteúdos específicos como das melhores formas de mediá-lo, formando um intelectual capaz de discutir e re-elaborar suas ações educativas em uma perspectiva de transformação da realidade
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-08
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura. 2010. 191 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/102012
000633947
viveiro_aa_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2431034310174335
identifier_str_mv VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Estratégias de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Ciências: reflexões a partir de um curso de Licenciatura. 2010. 191 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000633947
viveiro_aa_dr_bauru.pdf
33004056079P0
2431034310174335
url http://hdl.handle.net/11449/102012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129507590144000