Análise das características socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP comparado com os da UNESP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139594 |
Resumo: | A universidade pública brasileira é prerrogativa dos socialmente bem-nascidos? É o paraíso da classe média, o lugar onde, por excelência, suas práticas se desenvolvem, como muitos professam? A Unesp, tem a sua especificidade nesse contexto? Estas e outras questões sempre estiveram presentes nas discussões colegiadas da Unesp e na própria Vunesp. Não há dúvida de que a democratização do acesso ao ensino superior e o intento de torná-lo mais inclusivo constitui uma das principais preocupações das universidades públicas. Isso é explicável pelo reduzido percentual de vagas que as instituições federais e estaduais conseguem oferecer. As universidades públicas estão fazendo um esforço enorme para diminuir essa demanda, mas o desafio é imenso. O problema de vagas públicas para o ensino superior é crônico e exige políticas públicas complexas e articuladas entre as diversas secretarias de estado e as universidades. No entanto, a questão de formação de professores da educação básica em exercício, em especial da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental, apresenta-se como mais séria, considerando que sobre esses professores recai a formação de novas gerações. Esse trabalho promove análise sistemática do perfil socioeconômico dos candidatos ao Curso de Pedagogia da Unesp/Univesp, comparando-o com os demais candidatos aos cursos de Pedagogia da Unesp. Os dados revelam que docentes em exercício se apresentam com faixa etária superior, que concluíram a educação básica há mais anos que os demais candidatos e que possuem capital cultural inferior, diminuindo sobremaneira a sua competitividade em processos seletivos universais. Tais características por si só justificam políticas públicas específicas nas universidades públicas para formação de professores em exercício. |
id |
UNSP_6e1d3a7e9d970ffa662acfdda9f0a69a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139594 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise das características socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP comparado com os da UNESPA universidade pública brasileira é prerrogativa dos socialmente bem-nascidos? É o paraíso da classe média, o lugar onde, por excelência, suas práticas se desenvolvem, como muitos professam? A Unesp, tem a sua especificidade nesse contexto? Estas e outras questões sempre estiveram presentes nas discussões colegiadas da Unesp e na própria Vunesp. Não há dúvida de que a democratização do acesso ao ensino superior e o intento de torná-lo mais inclusivo constitui uma das principais preocupações das universidades públicas. Isso é explicável pelo reduzido percentual de vagas que as instituições federais e estaduais conseguem oferecer. As universidades públicas estão fazendo um esforço enorme para diminuir essa demanda, mas o desafio é imenso. O problema de vagas públicas para o ensino superior é crônico e exige políticas públicas complexas e articuladas entre as diversas secretarias de estado e as universidades. No entanto, a questão de formação de professores da educação básica em exercício, em especial da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental, apresenta-se como mais séria, considerando que sobre esses professores recai a formação de novas gerações. Esse trabalho promove análise sistemática do perfil socioeconômico dos candidatos ao Curso de Pedagogia da Unesp/Univesp, comparando-o com os demais candidatos aos cursos de Pedagogia da Unesp. Os dados revelam que docentes em exercício se apresentam com faixa etária superior, que concluíram a educação básica há mais anos que os demais candidatos e que possuem capital cultural inferior, diminuindo sobremaneira a sua competitividade em processos seletivos universais. Tais características por si só justificam políticas públicas específicas nas universidades públicas para formação de professores em exercício.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Economia, Sociologia e Tecnologia, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu (FCA)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (IBILCE)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Engenharia Elétrica, Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]Simon, Elias José [UNESP]Olivieri, Johnny Rizzieri [UNESP]Avolio, Edwin [UNESP]2016-06-28T17:30:53Z2016-06-28T17:30:53Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2537-2547application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2537-25479708-2011http://hdl.handle.net/11449/139594ISSN2236-9708-2011-2537-2547.pdf2406867656111498porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-01T20:52:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139594Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:08:28.780519Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das características socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP comparado com os da UNESP |
title |
Análise das características socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP comparado com os da UNESP |
spellingShingle |
Análise das características socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP comparado com os da UNESP Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] |
title_short |
Análise das características socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP comparado com os da UNESP |
title_full |
Análise das características socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP comparado com os da UNESP |
title_fullStr |
Análise das características socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP comparado com os da UNESP |
title_full_unstemmed |
Análise das características socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP comparado com os da UNESP |
title_sort |
Análise das características socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP comparado com os da UNESP |
author |
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] |
author_facet |
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] Simon, Elias José [UNESP] Olivieri, Johnny Rizzieri [UNESP] Avolio, Edwin [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Simon, Elias José [UNESP] Olivieri, Johnny Rizzieri [UNESP] Avolio, Edwin [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP] Simon, Elias José [UNESP] Olivieri, Johnny Rizzieri [UNESP] Avolio, Edwin [UNESP] |
description |
A universidade pública brasileira é prerrogativa dos socialmente bem-nascidos? É o paraíso da classe média, o lugar onde, por excelência, suas práticas se desenvolvem, como muitos professam? A Unesp, tem a sua especificidade nesse contexto? Estas e outras questões sempre estiveram presentes nas discussões colegiadas da Unesp e na própria Vunesp. Não há dúvida de que a democratização do acesso ao ensino superior e o intento de torná-lo mais inclusivo constitui uma das principais preocupações das universidades públicas. Isso é explicável pelo reduzido percentual de vagas que as instituições federais e estaduais conseguem oferecer. As universidades públicas estão fazendo um esforço enorme para diminuir essa demanda, mas o desafio é imenso. O problema de vagas públicas para o ensino superior é crônico e exige políticas públicas complexas e articuladas entre as diversas secretarias de estado e as universidades. No entanto, a questão de formação de professores da educação básica em exercício, em especial da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental, apresenta-se como mais séria, considerando que sobre esses professores recai a formação de novas gerações. Esse trabalho promove análise sistemática do perfil socioeconômico dos candidatos ao Curso de Pedagogia da Unesp/Univesp, comparando-o com os demais candidatos aos cursos de Pedagogia da Unesp. Os dados revelam que docentes em exercício se apresentam com faixa etária superior, que concluíram a educação básica há mais anos que os demais candidatos e que possuem capital cultural inferior, diminuindo sobremaneira a sua competitividade em processos seletivos universais. Tais características por si só justificam políticas públicas específicas nas universidades públicas para formação de professores em exercício. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:30:53Z 2016-06-28T17:30:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2537-2547 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139594 ISSN2236-9708-2011-2537-2547.pdf 2406867656111498 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139594 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2537-2547 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-2537-2547.pdf 2406867656111498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2537-2547 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128900799135744 |