Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosimeire dos [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Laham, Stelamary Aparecida Despincieri [UNESP], Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141795
Resumo: Um dos questionamentos iterados na área da Educação é o trabalho com a diferença. Como superar os desafios impostos pelas diferenças humanas mais acentuadas que interferem nos processos de desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças? A Política de inclusão escolar ainda continua em grande parte dependendo da mudança atitudinal dos professores frente à tarefa de atender a diversidade. E o professor continua apontando a falta de preparo para seu enfrentamento. Nesse sentido, nosso principal desafio tem sido a questão da formação docente para a sala comum, para o atendimento aos estudantes com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O Curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP adentrou nesse universo contemplando essa discussão e, nosso esforço nesse artigo é de análise do material proposto e sua correlação com os relatos dos alunos no que se refere ao trabalho com a diferença. O presente estudo revela que a educação que vence distâncias – Educação a Distância - (EaD) que exige novas formas de organização e gestão tem conseguido promover reflexões e informações relevantes na formação dos profissionais para atuação na escola regular.
id UNSP_14b2ac34284d4e581ade0f2df7fa5876
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141795
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunosEducação a distânciaCurso de pedagogiaEducação inclusivaUm dos questionamentos iterados na área da Educação é o trabalho com a diferença. Como superar os desafios impostos pelas diferenças humanas mais acentuadas que interferem nos processos de desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças? A Política de inclusão escolar ainda continua em grande parte dependendo da mudança atitudinal dos professores frente à tarefa de atender a diversidade. E o professor continua apontando a falta de preparo para seu enfrentamento. Nesse sentido, nosso principal desafio tem sido a questão da formação docente para a sala comum, para o atendimento aos estudantes com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O Curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP adentrou nesse universo contemplando essa discussão e, nosso esforço nesse artigo é de análise do material proposto e sua correlação com os relatos dos alunos no que se refere ao trabalho com a diferença. O presente estudo revela que a educação que vence distâncias – Educação a Distância - (EaD) que exige novas formas de organização e gestão tem conseguido promover reflexões e informações relevantes na formação dos profissionais para atuação na escola regular.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Rosimeire dos [UNESP]Laham, Stelamary Aparecida Despincieri [UNESP]Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]2016-07-19T13:00:30Z2016-07-19T13:00:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8626-8638application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8626-86382357-7819http://hdl.handle.net/11449/141795ISSN2357-7819-2014-8626-8638.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141795Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:48:47.438631Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos
title Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos
spellingShingle Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos
Santos, Rosimeire dos [UNESP]
Educação a distância
Curso de pedagogia
Educação inclusiva
title_short Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos
title_full Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos
title_fullStr Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos
title_full_unstemmed Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos
title_sort Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos
author Santos, Rosimeire dos [UNESP]
author_facet Santos, Rosimeire dos [UNESP]
Laham, Stelamary Aparecida Despincieri [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
author_role author
author2 Laham, Stelamary Aparecida Despincieri [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosimeire dos [UNESP]
Laham, Stelamary Aparecida Despincieri [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Curso de pedagogia
Educação inclusiva
topic Educação a distância
Curso de pedagogia
Educação inclusiva
description Um dos questionamentos iterados na área da Educação é o trabalho com a diferença. Como superar os desafios impostos pelas diferenças humanas mais acentuadas que interferem nos processos de desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças? A Política de inclusão escolar ainda continua em grande parte dependendo da mudança atitudinal dos professores frente à tarefa de atender a diversidade. E o professor continua apontando a falta de preparo para seu enfrentamento. Nesse sentido, nosso principal desafio tem sido a questão da formação docente para a sala comum, para o atendimento aos estudantes com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O Curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP adentrou nesse universo contemplando essa discussão e, nosso esforço nesse artigo é de análise do material proposto e sua correlação com os relatos dos alunos no que se refere ao trabalho com a diferença. O presente estudo revela que a educação que vence distâncias – Educação a Distância - (EaD) que exige novas formas de organização e gestão tem conseguido promover reflexões e informações relevantes na formação dos profissionais para atuação na escola regular.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:30Z
2016-07-19T13:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8626-8638
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141795
ISSN2357-7819-2014-8626-8638.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141795
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8626-8638
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-8626-8638.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8626-8638
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129120900481024