Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141795 |
Resumo: | Um dos questionamentos iterados na área da Educação é o trabalho com a diferença. Como superar os desafios impostos pelas diferenças humanas mais acentuadas que interferem nos processos de desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças? A Política de inclusão escolar ainda continua em grande parte dependendo da mudança atitudinal dos professores frente à tarefa de atender a diversidade. E o professor continua apontando a falta de preparo para seu enfrentamento. Nesse sentido, nosso principal desafio tem sido a questão da formação docente para a sala comum, para o atendimento aos estudantes com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O Curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP adentrou nesse universo contemplando essa discussão e, nosso esforço nesse artigo é de análise do material proposto e sua correlação com os relatos dos alunos no que se refere ao trabalho com a diferença. O presente estudo revela que a educação que vence distâncias – Educação a Distância - (EaD) que exige novas formas de organização e gestão tem conseguido promover reflexões e informações relevantes na formação dos profissionais para atuação na escola regular. |
id |
UNSP_14b2ac34284d4e581ade0f2df7fa5876 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141795 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunosEducação a distânciaCurso de pedagogiaEducação inclusivaUm dos questionamentos iterados na área da Educação é o trabalho com a diferença. Como superar os desafios impostos pelas diferenças humanas mais acentuadas que interferem nos processos de desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças? A Política de inclusão escolar ainda continua em grande parte dependendo da mudança atitudinal dos professores frente à tarefa de atender a diversidade. E o professor continua apontando a falta de preparo para seu enfrentamento. Nesse sentido, nosso principal desafio tem sido a questão da formação docente para a sala comum, para o atendimento aos estudantes com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O Curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP adentrou nesse universo contemplando essa discussão e, nosso esforço nesse artigo é de análise do material proposto e sua correlação com os relatos dos alunos no que se refere ao trabalho com a diferença. O presente estudo revela que a educação que vence distâncias – Educação a Distância - (EaD) que exige novas formas de organização e gestão tem conseguido promover reflexões e informações relevantes na formação dos profissionais para atuação na escola regular.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Rosimeire dos [UNESP]Laham, Stelamary Aparecida Despincieri [UNESP]Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]2016-07-19T13:00:30Z2016-07-19T13:00:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8626-8638application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8626-86382357-7819http://hdl.handle.net/11449/141795ISSN2357-7819-2014-8626-8638.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141795Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:48:47.438631Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos |
title |
Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos |
spellingShingle |
Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos Santos, Rosimeire dos [UNESP] Educação a distância Curso de pedagogia Educação inclusiva |
title_short |
Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos |
title_full |
Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos |
title_fullStr |
Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos |
title_full_unstemmed |
Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos |
title_sort |
Pedagogia UNESP/UNIVESP: educação inclusiva e especial: o olhar dos alunos |
author |
Santos, Rosimeire dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Rosimeire dos [UNESP] Laham, Stelamary Aparecida Despincieri [UNESP] Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Laham, Stelamary Aparecida Despincieri [UNESP] Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rosimeire dos [UNESP] Laham, Stelamary Aparecida Despincieri [UNESP] Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Curso de pedagogia Educação inclusiva |
topic |
Educação a distância Curso de pedagogia Educação inclusiva |
description |
Um dos questionamentos iterados na área da Educação é o trabalho com a diferença. Como superar os desafios impostos pelas diferenças humanas mais acentuadas que interferem nos processos de desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças? A Política de inclusão escolar ainda continua em grande parte dependendo da mudança atitudinal dos professores frente à tarefa de atender a diversidade. E o professor continua apontando a falta de preparo para seu enfrentamento. Nesse sentido, nosso principal desafio tem sido a questão da formação docente para a sala comum, para o atendimento aos estudantes com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O Curso de Pedagogia da UNESP/UNIVESP adentrou nesse universo contemplando essa discussão e, nosso esforço nesse artigo é de análise do material proposto e sua correlação com os relatos dos alunos no que se refere ao trabalho com a diferença. O presente estudo revela que a educação que vence distâncias – Educação a Distância - (EaD) que exige novas formas de organização e gestão tem conseguido promover reflexões e informações relevantes na formação dos profissionais para atuação na escola regular. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:30Z 2016-07-19T13:00:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8626-8638 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141795 ISSN2357-7819-2014-8626-8638.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141795 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8626-8638 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-8626-8638.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8626-8638 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129120900481024 |