Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiane de Paula [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90949
Resumo: O presente estudo buscou conhecer e analisar a contribuição da educação ambiental (EA) na atuação de professores envolvidos na educação de jovens e adultos (EJA), com relação à inserção dos alunos daquela modalidade de ensino na sociedade. Com intuito de analisar o contexto e interpretar os fenômenos presentes nas escolas de EJA envolvidas nesse estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva utilizando-se como técnicas de coleta de dados a análise documental, entrevistas, aplicação de questionários e observação de campo. Para desempenharmos esta tarefa, realizamos estudos em 20 escolas caracterizando os 78 alunos e 21 professores do programa de educação de jovens e adultos e adultos de escolas da regição do centro expandido de São Paulo. No delineamento do perfil dos professores foram considerados os aspectos pessoais, profissionais e sociais envolvidos na escolha da profissão. O perfil dos 78 alunos da EJA foi traçado com base nos pontos de vista do aluno e do professor, observando a importância da EJA na consolidação das expectativas dos estudantes. Biscaremos, ainda, identificar as concepções e práticas dos professores, relativs à EA no contexto da EJA. Para auxiliar na consolidação da pesquisa caracterizamos 23 escolas localizadas na região do centro expandido da cidade de São Paulo, nas quais estes professores atuam, com relação aos seguintes aspectos: localização, ponto de referência e acessibilidade a partir do marco zero da cidade de São Paulo, a Catedral da Sé. Consideramos que uma articulação da EA na EJA seja importante no processo de formação de sujeitos críticos, questionadores e participantes da atual realidade, no entanto, observamos que naquelas escolas eram escassas as oportunidades de teorização e debate, pois os professores atuantes naquele contexto educacional, aparentemente, não tiveram uma formação que os...
id UNSP_6e45b5808d0ddd34874ec182b54f84d3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90949
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São PauloEducação críticaPrática docente - Educação de Jovens e AdultosPráticas sócio-ambientaisTeaching practice in adult educationSocio-environmental issuesCritical educationO presente estudo buscou conhecer e analisar a contribuição da educação ambiental (EA) na atuação de professores envolvidos na educação de jovens e adultos (EJA), com relação à inserção dos alunos daquela modalidade de ensino na sociedade. Com intuito de analisar o contexto e interpretar os fenômenos presentes nas escolas de EJA envolvidas nesse estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva utilizando-se como técnicas de coleta de dados a análise documental, entrevistas, aplicação de questionários e observação de campo. Para desempenharmos esta tarefa, realizamos estudos em 20 escolas caracterizando os 78 alunos e 21 professores do programa de educação de jovens e adultos e adultos de escolas da regição do centro expandido de São Paulo. No delineamento do perfil dos professores foram considerados os aspectos pessoais, profissionais e sociais envolvidos na escolha da profissão. O perfil dos 78 alunos da EJA foi traçado com base nos pontos de vista do aluno e do professor, observando a importância da EJA na consolidação das expectativas dos estudantes. Biscaremos, ainda, identificar as concepções e práticas dos professores, relativs à EA no contexto da EJA. Para auxiliar na consolidação da pesquisa caracterizamos 23 escolas localizadas na região do centro expandido da cidade de São Paulo, nas quais estes professores atuam, com relação aos seguintes aspectos: localização, ponto de referência e acessibilidade a partir do marco zero da cidade de São Paulo, a Catedral da Sé. Consideramos que uma articulação da EA na EJA seja importante no processo de formação de sujeitos críticos, questionadores e participantes da atual realidade, no entanto, observamos que naquelas escolas eram escassas as oportunidades de teorização e debate, pois os professores atuantes naquele contexto educacional, aparentemente, não tiveram uma formação que os...This study sought to understand and analyze the contribution of environmental education (EE) in the performance of teachers involved in youth and adult education (EJA), regarding the inclusion of students in that mode of education in society. In order to analyzed with this study, we conducted descriptive qualitative research using techniques such as data collection by way of analysis, interviews, questionnaires and field observation. To accomplish this task, we conducted studies in 20 schools featuring 78 students and 21 teachers, the education program for youth and adults of the expanded center of São Paulo. In the delineation of the profiles of the teachers, We considered a personal, professional and social choice for the teaching profession. The profile of the 78 students of EJA was drawn up based on the views of the student and the teacher regarding the importance of adult education in the consolidation of the students' expectations. We seek also to identify the concepts and practices of teachers concerning the EA in the context of adult education. To consolidate the research featured, the study looked at twenty-three schools located in the central region of the expanded city of Sao Paulo, where these teachers work. It concentrated on the following aspects: location, point of reference, and the accessibility of concentrated on the following aspects: location, point of reference, and the accessibility of the ground zero of the Sao Paulo city, the Sé Cathedral. We believe that an articulation of EA in the EJA is important for the formation process of critical, questioning and participating in the current reality, however, observed in adult education, opportunities to theorize and debate because the teachers working at the education context, apparently had no training that prepared them for this. Thus we find, therefore, that teachers need more information, on the subject, which ... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Fabiane de Paula [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2010-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis117 f. : mapas, tabs.application/pdfSILVA, Fabiane de Paula. Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo. 2010. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90949000630245silva_fp_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:27:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90949Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:21:48.985872Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo
title Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo
spellingShingle Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo
Silva, Fabiane de Paula [UNESP]
Educação crítica
Prática docente - Educação de Jovens e Adultos
Práticas sócio-ambientais
Teaching practice in adult education
Socio-environmental issues
Critical education
title_short Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo
title_full Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo
title_fullStr Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo
title_sort Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo
author Silva, Fabiane de Paula [UNESP]
author_facet Silva, Fabiane de Paula [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiane de Paula [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação crítica
Prática docente - Educação de Jovens e Adultos
Práticas sócio-ambientais
Teaching practice in adult education
Socio-environmental issues
Critical education
topic Educação crítica
Prática docente - Educação de Jovens e Adultos
Práticas sócio-ambientais
Teaching practice in adult education
Socio-environmental issues
Critical education
description O presente estudo buscou conhecer e analisar a contribuição da educação ambiental (EA) na atuação de professores envolvidos na educação de jovens e adultos (EJA), com relação à inserção dos alunos daquela modalidade de ensino na sociedade. Com intuito de analisar o contexto e interpretar os fenômenos presentes nas escolas de EJA envolvidas nesse estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva utilizando-se como técnicas de coleta de dados a análise documental, entrevistas, aplicação de questionários e observação de campo. Para desempenharmos esta tarefa, realizamos estudos em 20 escolas caracterizando os 78 alunos e 21 professores do programa de educação de jovens e adultos e adultos de escolas da regição do centro expandido de São Paulo. No delineamento do perfil dos professores foram considerados os aspectos pessoais, profissionais e sociais envolvidos na escolha da profissão. O perfil dos 78 alunos da EJA foi traçado com base nos pontos de vista do aluno e do professor, observando a importância da EJA na consolidação das expectativas dos estudantes. Biscaremos, ainda, identificar as concepções e práticas dos professores, relativs à EA no contexto da EJA. Para auxiliar na consolidação da pesquisa caracterizamos 23 escolas localizadas na região do centro expandido da cidade de São Paulo, nas quais estes professores atuam, com relação aos seguintes aspectos: localização, ponto de referência e acessibilidade a partir do marco zero da cidade de São Paulo, a Catedral da Sé. Consideramos que uma articulação da EA na EJA seja importante no processo de formação de sujeitos críticos, questionadores e participantes da atual realidade, no entanto, observamos que naquelas escolas eram escassas as oportunidades de teorização e debate, pois os professores atuantes naquele contexto educacional, aparentemente, não tiveram uma formação que os...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-03
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Fabiane de Paula. Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo. 2010. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90949
000630245
silva_fp_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv SILVA, Fabiane de Paula. Levantamento sobre as concepções e práticas de educação ambiental nos cursos de educação de jovens e adultos do centro expandindo da cidade de São Paulo. 2010. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000630245
silva_fp_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117 f. : mapas, tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129510386696192