Análise do caso Nespresso pela ótica da Matriz Ansoff

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazzetti, Pedro Francisco Berto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/205068
Resumo: A publicação do artigo “Strategies for Diversification” em 1957 por Igor Ansoff divulgou pela primeira vez a matriz que, futuramente, seria conhecida pelo seu nome (Matriz de Ansoff) e orientaria diversas novas publicações e estratégias empresariais que visaram a expansão por meio de novos produtos e/ou novos mercados, divididas em quatro quadrantes, sendo eles penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de novos produtos e diversificação. Por meio desta metodologia, é possível analisar as estratégias de empresas que se destacam por meio da grande expansão e diferentes inovações, como a Nespresso, empresa que revolucionou o mercado de consumo de café pelo inovador sistema de cápsulas e máquinas, que preparam a bebida em quantidades individuais de forma fácil e prática. Desse modo, o objetivo deste estudo foi caracterizar, a partir do modelo de Ansoff, as estratégias de negócio adotadas pela Nespresso, identificando os fatores que contribuíram para o sucesso da marca. Por meio do estudo de caso foi possível identificar tais estratégias desenvolvidas pela empresa nesse período, que se concentraram principalmente na penetração e desenvolvimento de mercado, com destaque para a criação de diferentes sabores e máquinas e o constante foco em oferecer únicas experiências de consumo de café. No entanto, por não ter mais seu modelo protegido por patentes, foi observado que a Nespresso deve aplicar esforços principalmente em estratégias de diversificação, que possibilitem a volta de sua liderança de mercado e uma forte estratégia competitiva perante seus concorrentes, que já fazem uso de seu sistema.
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