Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/148550 |
Resumo: | Fundamentada na metodologia qualitativa, a presente pesquisa investigou as concepções dos professores de Matemática da Educação Básica em relação às Tecnologias Digitais, nos anos finais do Ensino Fundamental. Esta tem como pergunta diretriz "O que enunciaram e apresentaram os professores participantes de um curso de formação continuada sobre o uso das Tecnologias Digitais em aulas de Educação Básica?". Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede pública estadual pertencente à Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto, que participaram de um curso de formação continuada voltado para uso de tecnologias no ensino de Geometria. Os resultados apresentados mostram que os professores veem como importante o uso das Tecnologias Digitais durante suas aulas de Geometria, principalmente devido às potencialidades que os softwares de Geometria Dinâmica proporcionam, como a visualização, investigação e experimentação. No entanto destaca-se a necessidade de uma formação específica para o uso das tecnologias, principalmente direcionada para a elaboração das atividades e aponta alguns fatores que podem influenciar na maneira como o professor concebe e utiliza as tecnologias em suas aulas, tais como, a falta de apoio da gestão escolar, a insegurança gerada devido a falta de formação e a falta da infraestrutura das salas de informáticas. |
id |
UNSP_6eb7f4a223e889c93e0857d18b6ed47a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148550 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuadaDigital technologies in basic education: a portrait of aspects evidenced by mathematics teachers in In-service trainingAnos finais do ensino fundamentalEducação básicaEducação matemáticaFormação de professores de matemáticaGeometriaMiddle schoolBasic educationMathematics educationMathematics teachers trainingGeometryFundamentada na metodologia qualitativa, a presente pesquisa investigou as concepções dos professores de Matemática da Educação Básica em relação às Tecnologias Digitais, nos anos finais do Ensino Fundamental. Esta tem como pergunta diretriz "O que enunciaram e apresentaram os professores participantes de um curso de formação continuada sobre o uso das Tecnologias Digitais em aulas de Educação Básica?". Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede pública estadual pertencente à Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto, que participaram de um curso de formação continuada voltado para uso de tecnologias no ensino de Geometria. Os resultados apresentados mostram que os professores veem como importante o uso das Tecnologias Digitais durante suas aulas de Geometria, principalmente devido às potencialidades que os softwares de Geometria Dinâmica proporcionam, como a visualização, investigação e experimentação. No entanto destaca-se a necessidade de uma formação específica para o uso das tecnologias, principalmente direcionada para a elaboração das atividades e aponta alguns fatores que podem influenciar na maneira como o professor concebe e utiliza as tecnologias em suas aulas, tais como, a falta de apoio da gestão escolar, a insegurança gerada devido a falta de formação e a falta da infraestrutura das salas de informáticas.Grounded in the qualitative methodology approach, this study investigated the conceptions of Basic Education Mathematics teachers regarding to Digital Technologies (DT), in Middle School. This research has as leading question “What did the teachers participating in an in-service teacher training course enunciate and present about the use of Digital Technologies in Basic Education classes?”. The investigation subjects were state public school teachers belonging to the Board of Teaching of São José do Rio Preto, who participated in an in-service teacher training course focused on the use of technologies in Geometry teaching. The presented results show that the teachers see as important the use of Digital Technologies in his Geometry classes, mainly because of the potentialities that the Dynamic Geometry softwares provides, as visualization, investigation and experimentation. However, it stands out the necessity of a specific training to the use of technologies, specially directed at the elaboration of tasks and it suggests some factors that can influence on the way that the teacher conceives and employs the technologies in his classes, such as, the lack of support of the school management, the insecurity caused by the lack of training, and, the lack of infrastructure in the computer labs.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiros, Ana Paula dos Santos Malheiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Lahis Souza [UNESP]2017-01-20T15:45:00Z2017-01-20T15:45:00Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14855000087860633004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:05:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:19:47.244470Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada Digital technologies in basic education: a portrait of aspects evidenced by mathematics teachers in In-service training |
title |
Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada |
spellingShingle |
Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada Braga, Lahis Souza [UNESP] Anos finais do ensino fundamental Educação básica Educação matemática Formação de professores de matemática Geometria Middle school Basic education Mathematics education Mathematics teachers training Geometry |
title_short |
Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada |
title_full |
Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada |
title_fullStr |
Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada |
title_sort |
Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada |
author |
Braga, Lahis Souza [UNESP] |
author_facet |
Braga, Lahis Souza [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Malheiros, Ana Paula dos Santos Malheiros [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Lahis Souza [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anos finais do ensino fundamental Educação básica Educação matemática Formação de professores de matemática Geometria Middle school Basic education Mathematics education Mathematics teachers training Geometry |
topic |
Anos finais do ensino fundamental Educação básica Educação matemática Formação de professores de matemática Geometria Middle school Basic education Mathematics education Mathematics teachers training Geometry |
description |
Fundamentada na metodologia qualitativa, a presente pesquisa investigou as concepções dos professores de Matemática da Educação Básica em relação às Tecnologias Digitais, nos anos finais do Ensino Fundamental. Esta tem como pergunta diretriz "O que enunciaram e apresentaram os professores participantes de um curso de formação continuada sobre o uso das Tecnologias Digitais em aulas de Educação Básica?". Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede pública estadual pertencente à Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto, que participaram de um curso de formação continuada voltado para uso de tecnologias no ensino de Geometria. Os resultados apresentados mostram que os professores veem como importante o uso das Tecnologias Digitais durante suas aulas de Geometria, principalmente devido às potencialidades que os softwares de Geometria Dinâmica proporcionam, como a visualização, investigação e experimentação. No entanto destaca-se a necessidade de uma formação específica para o uso das tecnologias, principalmente direcionada para a elaboração das atividades e aponta alguns fatores que podem influenciar na maneira como o professor concebe e utiliza as tecnologias em suas aulas, tais como, a falta de apoio da gestão escolar, a insegurança gerada devido a falta de formação e a falta da infraestrutura das salas de informáticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 2017-01-20T15:45:00Z 2017-01-20T15:45:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/148550 000878606 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/148550 |
identifier_str_mv |
000878606 33004137031P7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128633628262400 |