Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Lahis Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148550
Resumo: Fundamentada na metodologia qualitativa, a presente pesquisa investigou as concepções dos professores de Matemática da Educação Básica em relação às Tecnologias Digitais, nos anos finais do Ensino Fundamental. Esta tem como pergunta diretriz "O que enunciaram e apresentaram os professores participantes de um curso de formação continuada sobre o uso das Tecnologias Digitais em aulas de Educação Básica?". Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede pública estadual pertencente à Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto, que participaram de um curso de formação continuada voltado para uso de tecnologias no ensino de Geometria. Os resultados apresentados mostram que os professores veem como importante o uso das Tecnologias Digitais durante suas aulas de Geometria, principalmente devido às potencialidades que os softwares de Geometria Dinâmica proporcionam, como a visualização, investigação e experimentação. No entanto destaca-se a necessidade de uma formação específica para o uso das tecnologias, principalmente direcionada para a elaboração das atividades e aponta alguns fatores que podem influenciar na maneira como o professor concebe e utiliza as tecnologias em suas aulas, tais como, a falta de apoio da gestão escolar, a insegurança gerada devido a falta de formação e a falta da infraestrutura das salas de informáticas.
id UNSP_6eb7f4a223e889c93e0857d18b6ed47a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148550
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuadaDigital technologies in basic education: a portrait of aspects evidenced by mathematics teachers in In-service trainingAnos finais do ensino fundamentalEducação básicaEducação matemáticaFormação de professores de matemáticaGeometriaMiddle schoolBasic educationMathematics educationMathematics teachers trainingGeometryFundamentada na metodologia qualitativa, a presente pesquisa investigou as concepções dos professores de Matemática da Educação Básica em relação às Tecnologias Digitais, nos anos finais do Ensino Fundamental. Esta tem como pergunta diretriz "O que enunciaram e apresentaram os professores participantes de um curso de formação continuada sobre o uso das Tecnologias Digitais em aulas de Educação Básica?". Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede pública estadual pertencente à Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto, que participaram de um curso de formação continuada voltado para uso de tecnologias no ensino de Geometria. Os resultados apresentados mostram que os professores veem como importante o uso das Tecnologias Digitais durante suas aulas de Geometria, principalmente devido às potencialidades que os softwares de Geometria Dinâmica proporcionam, como a visualização, investigação e experimentação. No entanto destaca-se a necessidade de uma formação específica para o uso das tecnologias, principalmente direcionada para a elaboração das atividades e aponta alguns fatores que podem influenciar na maneira como o professor concebe e utiliza as tecnologias em suas aulas, tais como, a falta de apoio da gestão escolar, a insegurança gerada devido a falta de formação e a falta da infraestrutura das salas de informáticas.Grounded in the qualitative methodology approach, this study investigated the conceptions of Basic Education Mathematics teachers regarding to Digital Technologies (DT), in Middle School. This research has as leading question “What did the teachers participating in an in-service teacher training course enunciate and present about the use of Digital Technologies in Basic Education classes?”. The investigation subjects were state public school teachers belonging to the Board of Teaching of São José do Rio Preto, who participated in an in-service teacher training course focused on the use of technologies in Geometry teaching. The presented results show that the teachers see as important the use of Digital Technologies in his Geometry classes, mainly because of the potentialities that the Dynamic Geometry softwares provides, as visualization, investigation and experimentation. However, it stands out the necessity of a specific training to the use of technologies, specially directed at the elaboration of tasks and it suggests some factors that can influence on the way that the teacher conceives and employs the technologies in his classes, such as, the lack of support of the school management, the insecurity caused by the lack of training, and, the lack of infrastructure in the computer labs.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiros, Ana Paula dos Santos Malheiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Lahis Souza [UNESP]2017-01-20T15:45:00Z2017-01-20T15:45:00Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14855000087860633004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:05:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:19:47.244470Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada
Digital technologies in basic education: a portrait of aspects evidenced by mathematics teachers in In-service training
title Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada
spellingShingle Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada
Braga, Lahis Souza [UNESP]
Anos finais do ensino fundamental
Educação básica
Educação matemática
Formação de professores de matemática
Geometria
Middle school
Basic education
Mathematics education
Mathematics teachers training
Geometry
title_short Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada
title_full Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada
title_fullStr Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada
title_sort Tecnologias digitais na educação básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada
author Braga, Lahis Souza [UNESP]
author_facet Braga, Lahis Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malheiros, Ana Paula dos Santos Malheiros [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Lahis Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Anos finais do ensino fundamental
Educação básica
Educação matemática
Formação de professores de matemática
Geometria
Middle school
Basic education
Mathematics education
Mathematics teachers training
Geometry
topic Anos finais do ensino fundamental
Educação básica
Educação matemática
Formação de professores de matemática
Geometria
Middle school
Basic education
Mathematics education
Mathematics teachers training
Geometry
description Fundamentada na metodologia qualitativa, a presente pesquisa investigou as concepções dos professores de Matemática da Educação Básica em relação às Tecnologias Digitais, nos anos finais do Ensino Fundamental. Esta tem como pergunta diretriz "O que enunciaram e apresentaram os professores participantes de um curso de formação continuada sobre o uso das Tecnologias Digitais em aulas de Educação Básica?". Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede pública estadual pertencente à Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto, que participaram de um curso de formação continuada voltado para uso de tecnologias no ensino de Geometria. Os resultados apresentados mostram que os professores veem como importante o uso das Tecnologias Digitais durante suas aulas de Geometria, principalmente devido às potencialidades que os softwares de Geometria Dinâmica proporcionam, como a visualização, investigação e experimentação. No entanto destaca-se a necessidade de uma formação específica para o uso das tecnologias, principalmente direcionada para a elaboração das atividades e aponta alguns fatores que podem influenciar na maneira como o professor concebe e utiliza as tecnologias em suas aulas, tais como, a falta de apoio da gestão escolar, a insegurança gerada devido a falta de formação e a falta da infraestrutura das salas de informáticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
2017-01-20T15:45:00Z
2017-01-20T15:45:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/148550
000878606
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/148550
identifier_str_mv 000878606
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128633628262400