Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109149 |
Resumo: | Essa coletânea de textos produzidos por professores e alunos da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, traz uma contribuição original a um campo no qual muito tem sido publicado nas duas últimas décadas no Brasil, o da formação de professores. A especificidade dessa coletânea reside na abordagem historicizante e crítica tanto das diretrizes oficiais para a formação de professores como das teorias pedagógicas e respectivas propostas metodológicas nesse terreno. São nove textos, que vão desde um balanço crítico do legado deixado pelo século XX no que se refere à formação de professores até questões específicas relacionadas ao trabalho do professor, passando pela questão do debate contemporâneo sobre as teorias pedagógicas. |
id |
UNSP_6ebc0635ae46a6b0583e04d11296457b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109149 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessáriasProfessores - FormaçãoAprendizagemConstrutivismo (Educação)Escola novaAlfabetizaçãoEssa coletânea de textos produzidos por professores e alunos da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, traz uma contribuição original a um campo no qual muito tem sido publicado nas duas últimas décadas no Brasil, o da formação de professores. A especificidade dessa coletânea reside na abordagem historicizante e crítica tanto das diretrizes oficiais para a formação de professores como das teorias pedagógicas e respectivas propostas metodológicas nesse terreno. São nove textos, que vão desde um balanço crítico do legado deixado pelo século XX no que se refere à formação de professores até questões específicas relacionadas ao trabalho do professor, passando pela questão do debate contemporâneo sobre as teorias pedagógicas.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Lígia Márcia [UNESP]Duarte, Newton [UNESP]Derisso, José Luis [UNESP]Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP]Sala, Mauro [UNESP]Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP]Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP]Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP]Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]2014-09-03T17:52:28Z2014-09-03T17:52:28Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/epub+zipapplication/pdfMARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831034.9788579831034http://hdl.handle.net/11449/109149000786379ISBN9788579831034.pdfISBN9788579831034.epub2161593951236436Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:01:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109149Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:00:32.928620Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias |
title |
Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias |
spellingShingle |
Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias Martins, Lígia Márcia [UNESP] Professores - Formação Aprendizagem Construtivismo (Educação) Escola nova Alfabetização |
title_short |
Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias |
title_full |
Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias |
title_fullStr |
Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias |
title_sort |
Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias |
author |
Martins, Lígia Márcia [UNESP] |
author_facet |
Martins, Lígia Márcia [UNESP] Duarte, Newton [UNESP] Derisso, José Luis [UNESP] Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP] Sala, Mauro [UNESP] Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP] Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP] Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP] Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Newton [UNESP] Derisso, José Luis [UNESP] Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP] Sala, Mauro [UNESP] Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP] Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP] Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP] Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Lígia Márcia [UNESP] Duarte, Newton [UNESP] Derisso, José Luis [UNESP] Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP] Sala, Mauro [UNESP] Marsiglia, Ana Carolina Galvão [UNESP] Ferreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP] Francioli, Fatima Aparecida de Souza [UNESP] Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Aprendizagem Construtivismo (Educação) Escola nova Alfabetização |
topic |
Professores - Formação Aprendizagem Construtivismo (Educação) Escola nova Alfabetização |
description |
Essa coletânea de textos produzidos por professores e alunos da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, traz uma contribuição original a um campo no qual muito tem sido publicado nas duas últimas décadas no Brasil, o da formação de professores. A especificidade dessa coletânea reside na abordagem historicizante e crítica tanto das diretrizes oficiais para a formação de professores como das teorias pedagógicas e respectivas propostas metodológicas nesse terreno. São nove textos, que vão desde um balanço crítico do legado deixado pelo século XX no que se refere à formação de professores até questões específicas relacionadas ao trabalho do professor, passando pela questão do debate contemporâneo sobre as teorias pedagógicas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2014-09-03T17:52:28Z 2014-09-03T17:52:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831034. 9788579831034 http://hdl.handle.net/11449/109149 000786379 ISBN9788579831034.pdf ISBN9788579831034.epub 2161593951236436 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831034. 9788579831034 000786379 ISBN9788579831034.pdf ISBN9788579831034.epub 2161593951236436 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/epub+zip application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128302891663360 |