Análise estática de um ciclo-riquixá adaptado com estrutura em fibra de carbono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Meira Veríssimo dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255918
Resumo: Os ciclo-riquixás são meios de transporte em baixa escala, nos quais o veículo utilizado normalmente é um triciclo, quadriciclo ou até mesmo uma bicicleta que traciona uma estrutura com assentos elevados com passageiros. Caracterizado por ser um tipo de veículo de força motriz humana ou movido por motor elétrico, este meio de transporte de origem asiática está difundido nos grandes centros urbanos, próximos a pontos turísticos e normalmente disponível para aluguel. Em tarefas fundamentais para a qualidade de vida como a locomoção, a acessibilidade é imprescindível para as pessoas com deficiência motora ou dificuldades de locomoção decorrentes da idade. Como proposta para trazer mais alegria e qualidade de vida para pessoas com restrições da capacidade motora, o material de estudo deste projeto é um ciclo–riquixá adaptado semelhante ao já construído no campus da UNESP de Ilha Solteira, contudo, com a proposta de adaptações para uma estrutura de fibra de carbono. Assim, o presente trabalho objetiva a realização da simulação e estudo estático do protótipo em questão. Hoje, a modelagem por elementos finitos é uma poderosa ferramenta, indispensável para a simulação do comportamento estrutural. Após desenhar a estrutura no software Solidworks®, foi simulado o comportamento estático da estrutura do ciclo-riquixá através do software comercial Ansys® e obteve-se, tanto utilizando fibra de carbono como matéria prima, quanto aço estrutural, que as tensões máximas sobre as estruturas não ultrapassaram o limite de escoamento dos materiais, de modo que eles respeitam o critério de integridade. Contudo, as elevadas deformações reprovaram a estrutura no critério de rigidez. Desse modo, foram propostas alterações no chassi visando atender aos 2 critérios mencionados e os resultados obtidos foram satisfatórios.
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