Programa de intervenção de narrativa oral de história para crianças com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255315 |
Resumo: | O componente da pragmática é ponto central dos prejuízos de linguagem no Transtorno do Espectro Autista (TEA), abrangendo dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem narrativa. Ainda que sejam conhecidos tais prejuízos, poucos estudos propuseram elaborar e/ou investigar a aplicação de programas de intervenção voltados para as habilidades narrativas em crianças com TEA. O objetivo deste estudo foi elaborar um programa de intervenção de narrativa oral de história para crianças com Transtorno do Espectro Autista, com ênfase nos aspectos macroestruturais. As etapas para o desenvolvimento do programa foram: revisão de literatura, elaboração do texto-base das histórias, confecção das imagens correspondentes ao texto-base e estruturação do programa e, por fim, criação das instruções de aplicação e registro. Um comitê de juízes participou nas três últimas etapas dos estudo. O programa foi estruturado com três fases: pré-intervenção (1 sessão), intervenção (12 sessões) e pós-intervenção (1 sessão), totalizando 14 sessões, divididas, cumpre destacar, em 8 semanas. Nas sessões pré e pós-intervenção são solicitadas a produção da história para pontuação dos elementos típicos da gramática de história (personagens, cenário, evento inicial/problema, resposta interna/atribuição mental, tentativas de resolução e resolução do problema e desfecho) e a compreensão de perguntas literais e inferenciais. As sessões de intervenção foram organizadas em 4 passos, com suas respectivas estratégias, a saber: (1) escutar a história, (2) ensino explícito do elemento-alvo, (3) recontagem da história com mediação (modelagem e integração dos elementos-alvos) e (4) recontagem sem mediação (transferência do conceito e integração dos elementos-alvos). Foram elaboradas 14 histórias (duas para cada elemento-alvo), acompanhadas por 4 ou 5 imagens em sequência. Definiu-se com base nos referenciais teóricos e parecer do comitê de juízes, que são elegíveis para o programa, crianças entre 6 e 12 anos ou que apresentem nível de desenvolvimento cognitivo e de linguagem que permita sua aplicação. Foi possível elaborar um programa de intervenção de narrativa oral de história a partir de um conjunto de elementos estruturais e estratégias de intervenção baseados em evidências científicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista. |
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Programa de intervenção de narrativa oral de história para crianças com transtorno do espectro autistaOral storytelling intervention program for children with autistic spectrum disorderLinguagem infantilTranstorno do Espectro AutistaNarraçãoIntervenção narrativaChild languageAutism Spectrum DisorderNarrationNarrative interventionO componente da pragmática é ponto central dos prejuízos de linguagem no Transtorno do Espectro Autista (TEA), abrangendo dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem narrativa. Ainda que sejam conhecidos tais prejuízos, poucos estudos propuseram elaborar e/ou investigar a aplicação de programas de intervenção voltados para as habilidades narrativas em crianças com TEA. O objetivo deste estudo foi elaborar um programa de intervenção de narrativa oral de história para crianças com Transtorno do Espectro Autista, com ênfase nos aspectos macroestruturais. As etapas para o desenvolvimento do programa foram: revisão de literatura, elaboração do texto-base das histórias, confecção das imagens correspondentes ao texto-base e estruturação do programa e, por fim, criação das instruções de aplicação e registro. Um comitê de juízes participou nas três últimas etapas dos estudo. O programa foi estruturado com três fases: pré-intervenção (1 sessão), intervenção (12 sessões) e pós-intervenção (1 sessão), totalizando 14 sessões, divididas, cumpre destacar, em 8 semanas. Nas sessões pré e pós-intervenção são solicitadas a produção da história para pontuação dos elementos típicos da gramática de história (personagens, cenário, evento inicial/problema, resposta interna/atribuição mental, tentativas de resolução e resolução do problema e desfecho) e a compreensão de perguntas literais e inferenciais. As sessões de intervenção foram organizadas em 4 passos, com suas respectivas estratégias, a saber: (1) escutar a história, (2) ensino explícito do elemento-alvo, (3) recontagem da história com mediação (modelagem e integração dos elementos-alvos) e (4) recontagem sem mediação (transferência do conceito e integração dos elementos-alvos). Foram elaboradas 14 histórias (duas para cada elemento-alvo), acompanhadas por 4 ou 5 imagens em sequência. Definiu-se com base nos referenciais teóricos e parecer do comitê de juízes, que são elegíveis para o programa, crianças entre 6 e 12 anos ou que apresentem nível de desenvolvimento cognitivo e de linguagem que permita sua aplicação. Foi possível elaborar um programa de intervenção de narrativa oral de história a partir de um conjunto de elementos estruturais e estratégias de intervenção baseados em evidências científicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista.Pragmatic component is the central point of language impairment in Autism Spectrum Disorder (ASD), regarding difficulties in acquisition and development of narrative language. Even though such impairments are known, few studies proposed to develop and/or investigate the application of intervention programs related to narrative skills in children with ASD. The objective of this study was to elaborate an intervention program of oral story narrative for children with Autistic Spectrum Disorder, with emphasis on macrostructural aspects. The development stagesof the program were: literature review, elaboration of the base text of the stories, elaboration of the images corresponding to the base text and structuring of the program and elaboration of the instructions for application and registration. A committee of judges participated in the last three stages of the study. The program was structured in three phases: preintervention (1 session), intervention (12 sessions) and post-intervention (1 session), with a total of 14 sessions, divided into 8 weeks. In the pre- and post-intervention sessions, the story production is requested to score the typical grammar elements of the story (characters, scenario, initial event/problem, internal response/mental attribution, attempts at resolution and problem resolution and outcome) and the understanding of literal and inferential questions. The intervention sessions were organized in 4 steps, with their respective strategies: (1) listening to the story, (2) explicit teaching of the target element, (3) retelling of the story with mediation (modeling and integration of the target elements) and (4) retelling without mediation (transfer of the concept and integration of the target elements). A total of 14 stories were elaborated (two for each target element), followed by 4 or 5 images in sequence. It was defined based on the theoretical references and opinion of the committee of judges that are eligible for the program children between 6 to 12 years old or o have a level of cognitive and language development that allows its application. It was possible to elaborate an intervention program of oral story narrative from a set of structural elements and intervention strategies based on scientific evidence for children with Autism Spectrum Disorder.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Natalia Freitas [UNESP]Almeida, Ana Carolina Ferreira Xavier de2024-04-25T12:47:05Z2024-04-25T12:47:05Z2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Ana Carolina Ferreira Xavier de. Programa de intervenção de narrativa oral de história para crianças com transtorno do espectro autista. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25531533004110045P70000-0002-7907-1308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:07:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255315Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T18:07:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O componente da pragmática é ponto central dos prejuízos de linguagem no Transtorno do Espectro Autista (TEA), abrangendo dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem narrativa. Ainda que sejam conhecidos tais prejuízos, poucos estudos propuseram elaborar e/ou investigar a aplicação de programas de intervenção voltados para as habilidades narrativas em crianças com TEA. O objetivo deste estudo foi elaborar um programa de intervenção de narrativa oral de história para crianças com Transtorno do Espectro Autista, com ênfase nos aspectos macroestruturais. As etapas para o desenvolvimento do programa foram: revisão de literatura, elaboração do texto-base das histórias, confecção das imagens correspondentes ao texto-base e estruturação do programa e, por fim, criação das instruções de aplicação e registro. Um comitê de juízes participou nas três últimas etapas dos estudo. O programa foi estruturado com três fases: pré-intervenção (1 sessão), intervenção (12 sessões) e pós-intervenção (1 sessão), totalizando 14 sessões, divididas, cumpre destacar, em 8 semanas. Nas sessões pré e pós-intervenção são solicitadas a produção da história para pontuação dos elementos típicos da gramática de história (personagens, cenário, evento inicial/problema, resposta interna/atribuição mental, tentativas de resolução e resolução do problema e desfecho) e a compreensão de perguntas literais e inferenciais. As sessões de intervenção foram organizadas em 4 passos, com suas respectivas estratégias, a saber: (1) escutar a história, (2) ensino explícito do elemento-alvo, (3) recontagem da história com mediação (modelagem e integração dos elementos-alvos) e (4) recontagem sem mediação (transferência do conceito e integração dos elementos-alvos). Foram elaboradas 14 histórias (duas para cada elemento-alvo), acompanhadas por 4 ou 5 imagens em sequência. Definiu-se com base nos referenciais teóricos e parecer do comitê de juízes, que são elegíveis para o programa, crianças entre 6 e 12 anos ou que apresentem nível de desenvolvimento cognitivo e de linguagem que permita sua aplicação. Foi possível elaborar um programa de intervenção de narrativa oral de história a partir de um conjunto de elementos estruturais e estratégias de intervenção baseados em evidências científicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista. |
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ALMEIDA, Ana Carolina Ferreira Xavier de. Programa de intervenção de narrativa oral de história para crianças com transtorno do espectro autista. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024. https://hdl.handle.net/11449/255315 33004110045P7 0000-0002-7907-1308 |
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