Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Kanansue Massao Hara [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255411
Resumo: Esta pesquisa busca relacionar a formação continuada de professores de artes da rede pública municipal de Caieiras-SP – cidade localizada na região metropolitana da capital paulista – com a utilização de espaços “não-convencionais” no ensino da arte. Foram realizadas entrevistas com professores da rede e uma formação continuada com foco em práticas artísticas e pedagógicas baseadas nos gêneros da performance e da intervenção artística urbana. Aproximando esses gêneros artísticos do ensino da arte nas escolas públicas, avaliou-se o impacto da formação continuada com a elaboração de projetos artísticos e/ou pedagógicos voltados para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
id UNSP_6fe0bb0e7d41644d2e083bd4ad6762d9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255411
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação públicaAfuera el aula: diálogos y procesos: pensando en el uso de espacios "no-convencionales" para la enseñanza del arte en la educación públicaArte - Estudo e ensinoArte na educaçãoArte - Formação de professoresPerformance (Arte)Arte - Estudio y docenciaArte en la educaciónArte - Formación docenteEsta pesquisa busca relacionar a formação continuada de professores de artes da rede pública municipal de Caieiras-SP – cidade localizada na região metropolitana da capital paulista – com a utilização de espaços “não-convencionais” no ensino da arte. Foram realizadas entrevistas com professores da rede e uma formação continuada com foco em práticas artísticas e pedagógicas baseadas nos gêneros da performance e da intervenção artística urbana. Aproximando esses gêneros artísticos do ensino da arte nas escolas públicas, avaliou-se o impacto da formação continuada com a elaboração de projetos artísticos e/ou pedagógicos voltados para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.This research looks create to make a link between the continued training of art teachers in the municipal public education of Caieiras-SP – a city located in the metropolitan region of São Paulo – with the use of “unconventional” spaces in art teaching. Interviews were carried out with teachers from the public education and continued training was carried out focusing on artistic and pedagogical practices based on the genres of performance and urban artistic intervention. Bringing these artistic genres closer to the teaching of art in public schools, the impact of continued training was evaluated with the development of artistic and/or pedagogical projects aimed at Childhood Education and Elementary Education.Esta investigación busca relacionar la formación continua de profesores de arte de la red pública municipal de Caieiras-SP – ciudad ubicada en la región metropolitana de la capital de São Paulo – con el uso de espacios “no-convencionales” en la enseñanza del arte. Se realizaron entrevistas a docentes de la red y capacitación continua enfocada en prácticas artísticas y pedagógicas basadas en los géneros de performance e intervención artística urbana. Acercando estos géneros artísticos a la enseñanza del arte en las escuelas públicas, se evaluó el impacto de la formación continua con el desarrollo de proyectos artísticos y/o pedagógicos centrados en la Educación Infantil y la Educación Primaria – Primera Infancia.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Gomes, Kanansue Massao Hara [UNESP]2024-04-30T14:57:08Z2024-04-30T14:57:08Z2024-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Kanansue Massao Hara. Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-01T06:13:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:30:19.898178Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública
Afuera el aula: diálogos y procesos: pensando en el uso de espacios "no-convencionales" para la enseñanza del arte en la educación pública
title Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública
spellingShingle Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública
Gomes, Kanansue Massao Hara [UNESP]
Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
Arte - Formação de professores
Performance (Arte)
Arte - Estudio y docencia
Arte en la educación
Arte - Formación docente
title_short Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública
title_full Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública
title_fullStr Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública
title_full_unstemmed Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública
title_sort Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública
author Gomes, Kanansue Massao Hara [UNESP]
author_facet Gomes, Kanansue Massao Hara [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma Filho, João Cardoso [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Kanansue Massao Hara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
Arte - Formação de professores
Performance (Arte)
Arte - Estudio y docencia
Arte en la educación
Arte - Formación docente
topic Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
Arte - Formação de professores
Performance (Arte)
Arte - Estudio y docencia
Arte en la educación
Arte - Formación docente
description Esta pesquisa busca relacionar a formação continuada de professores de artes da rede pública municipal de Caieiras-SP – cidade localizada na região metropolitana da capital paulista – com a utilização de espaços “não-convencionais” no ensino da arte. Foram realizadas entrevistas com professores da rede e uma formação continuada com foco em práticas artísticas e pedagógicas baseadas nos gêneros da performance e da intervenção artística urbana. Aproximando esses gêneros artísticos do ensino da arte nas escolas públicas, avaliou-se o impacto da formação continuada com a elaboração de projetos artísticos e/ou pedagógicos voltados para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30T14:57:08Z
2024-04-30T14:57:08Z
2024-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Kanansue Massao Hara. Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255411
identifier_str_mv GOMES, Kanansue Massao Hara. Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129211118911488