Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255411 |
Resumo: | Esta pesquisa busca relacionar a formação continuada de professores de artes da rede pública municipal de Caieiras-SP – cidade localizada na região metropolitana da capital paulista – com a utilização de espaços “não-convencionais” no ensino da arte. Foram realizadas entrevistas com professores da rede e uma formação continuada com foco em práticas artísticas e pedagógicas baseadas nos gêneros da performance e da intervenção artística urbana. Aproximando esses gêneros artísticos do ensino da arte nas escolas públicas, avaliou-se o impacto da formação continuada com a elaboração de projetos artísticos e/ou pedagógicos voltados para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. |
id |
UNSP_6fe0bb0e7d41644d2e083bd4ad6762d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/255411 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação públicaAfuera el aula: diálogos y procesos: pensando en el uso de espacios "no-convencionales" para la enseñanza del arte en la educación públicaArte - Estudo e ensinoArte na educaçãoArte - Formação de professoresPerformance (Arte)Arte - Estudio y docenciaArte en la educaciónArte - Formación docenteEsta pesquisa busca relacionar a formação continuada de professores de artes da rede pública municipal de Caieiras-SP – cidade localizada na região metropolitana da capital paulista – com a utilização de espaços “não-convencionais” no ensino da arte. Foram realizadas entrevistas com professores da rede e uma formação continuada com foco em práticas artísticas e pedagógicas baseadas nos gêneros da performance e da intervenção artística urbana. Aproximando esses gêneros artísticos do ensino da arte nas escolas públicas, avaliou-se o impacto da formação continuada com a elaboração de projetos artísticos e/ou pedagógicos voltados para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.This research looks create to make a link between the continued training of art teachers in the municipal public education of Caieiras-SP – a city located in the metropolitan region of São Paulo – with the use of “unconventional” spaces in art teaching. Interviews were carried out with teachers from the public education and continued training was carried out focusing on artistic and pedagogical practices based on the genres of performance and urban artistic intervention. Bringing these artistic genres closer to the teaching of art in public schools, the impact of continued training was evaluated with the development of artistic and/or pedagogical projects aimed at Childhood Education and Elementary Education.Esta investigación busca relacionar la formación continua de profesores de arte de la red pública municipal de Caieiras-SP – ciudad ubicada en la región metropolitana de la capital de São Paulo – con el uso de espacios “no-convencionales” en la enseñanza del arte. Se realizaron entrevistas a docentes de la red y capacitación continua enfocada en prácticas artísticas y pedagógicas basadas en los géneros de performance e intervención artística urbana. Acercando estos géneros artísticos a la enseñanza del arte en las escuelas públicas, se evaluó el impacto de la formación continua con el desarrollo de proyectos artísticos y/o pedagógicos centrados en la Educación Infantil y la Educación Primaria – Primera Infancia.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Gomes, Kanansue Massao Hara [UNESP]2024-04-30T14:57:08Z2024-04-30T14:57:08Z2024-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Kanansue Massao Hara. Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-01T06:13:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:30:19.898178Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública Afuera el aula: diálogos y procesos: pensando en el uso de espacios "no-convencionales" para la enseñanza del arte en la educación pública |
title |
Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública |
spellingShingle |
Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública Gomes, Kanansue Massao Hara [UNESP] Arte - Estudo e ensino Arte na educação Arte - Formação de professores Performance (Arte) Arte - Estudio y docencia Arte en la educación Arte - Formación docente |
title_short |
Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública |
title_full |
Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública |
title_fullStr |
Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública |
title_full_unstemmed |
Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública |
title_sort |
Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública |
author |
Gomes, Kanansue Massao Hara [UNESP] |
author_facet |
Gomes, Kanansue Massao Hara [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palma Filho, João Cardoso [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Kanansue Massao Hara [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Estudo e ensino Arte na educação Arte - Formação de professores Performance (Arte) Arte - Estudio y docencia Arte en la educación Arte - Formación docente |
topic |
Arte - Estudo e ensino Arte na educação Arte - Formação de professores Performance (Arte) Arte - Estudio y docencia Arte en la educación Arte - Formación docente |
description |
Esta pesquisa busca relacionar a formação continuada de professores de artes da rede pública municipal de Caieiras-SP – cidade localizada na região metropolitana da capital paulista – com a utilização de espaços “não-convencionais” no ensino da arte. Foram realizadas entrevistas com professores da rede e uma formação continuada com foco em práticas artísticas e pedagógicas baseadas nos gêneros da performance e da intervenção artística urbana. Aproximando esses gêneros artísticos do ensino da arte nas escolas públicas, avaliou-se o impacto da formação continuada com a elaboração de projetos artísticos e/ou pedagógicos voltados para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30T14:57:08Z 2024-04-30T14:57:08Z 2024-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Kanansue Massao Hara. Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024. https://hdl.handle.net/11449/255411 |
identifier_str_mv |
GOMES, Kanansue Massao Hara. Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/255411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129211118911488 |