O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Gustavo Cunha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Ana Arlinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/160
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade analisar os desafios da profissão docente em artes, tendo como procedimento investigativo as observações realizadas em duas escolas da rede estadual de ensino, da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Para tal, foi feita uma análise de pesquisas inseridas no bojo da história da educação brasileira, que abordam a formação e profissionalização docente, e a docência no ensino de Arte, para que a pesquisa pudesse se fundamentar teoricamente na produção de reflexões e interpretações sobre a problemática ora apresentada. Dentre alguns resultados, constatou-se que a avaliação em arte e o trabalho com leitura de imagens em sala de aula são pertinentes desafios que o docente desta área do conhecimento se depara em sua prática educativa, além da importância da formação continuada para a sua prática educativa. Neste sentido, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, corrobora a relevância de estudos sobre a docência em artes, ao socializar e disseminar conhecimento para a pesquisa em educação e as interpretações produzidas sobre este tema, referente aos desafios que permeiam essa profissão no âmbito educacional.
id EDUL-1_bb09e8ed1e7c180ee43afb3357105f57
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/160
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básicaDocência em ArteDesafios DocentesFormação DocenteEnsino de ArteDocência em ArteFormação de ProfessoresEducação BásicaEsta pesquisa tem como finalidade analisar os desafios da profissão docente em artes, tendo como procedimento investigativo as observações realizadas em duas escolas da rede estadual de ensino, da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Para tal, foi feita uma análise de pesquisas inseridas no bojo da história da educação brasileira, que abordam a formação e profissionalização docente, e a docência no ensino de Arte, para que a pesquisa pudesse se fundamentar teoricamente na produção de reflexões e interpretações sobre a problemática ora apresentada. Dentre alguns resultados, constatou-se que a avaliação em arte e o trabalho com leitura de imagens em sala de aula são pertinentes desafios que o docente desta área do conhecimento se depara em sua prática educativa, além da importância da formação continuada para a sua prática educativa. Neste sentido, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, corrobora a relevância de estudos sobre a docência em artes, ao socializar e disseminar conhecimento para a pesquisa em educação e as interpretações produzidas sobre este tema, referente aos desafios que permeiam essa profissão no âmbito educacional.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa com abordagem qualitativa em educaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/160REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 383-3962177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/160/pdfAraujo, Gustavo CunhaOliveira, Ana Arlindainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/160Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica
title O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica
spellingShingle O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica
Araujo, Gustavo Cunha
Docência em Arte
Desafios Docentes
Formação Docente
Ensino de Arte
Docência em Arte
Formação de Professores
Educação Básica
title_short O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica
title_full O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica
title_fullStr O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica
title_full_unstemmed O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica
title_sort O ensino de Arte em Uberlândia, Minas Gerais: desafios docentes na educação básica
author Araujo, Gustavo Cunha
author_facet Araujo, Gustavo Cunha
Oliveira, Ana Arlinda
author_role author
author2 Oliveira, Ana Arlinda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Gustavo Cunha
Oliveira, Ana Arlinda
dc.subject.por.fl_str_mv Docência em Arte
Desafios Docentes
Formação Docente
Ensino de Arte
Docência em Arte
Formação de Professores
Educação Básica
topic Docência em Arte
Desafios Docentes
Formação Docente
Ensino de Arte
Docência em Arte
Formação de Professores
Educação Básica
description Esta pesquisa tem como finalidade analisar os desafios da profissão docente em artes, tendo como procedimento investigativo as observações realizadas em duas escolas da rede estadual de ensino, da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Para tal, foi feita uma análise de pesquisas inseridas no bojo da história da educação brasileira, que abordam a formação e profissionalização docente, e a docência no ensino de Arte, para que a pesquisa pudesse se fundamentar teoricamente na produção de reflexões e interpretações sobre a problemática ora apresentada. Dentre alguns resultados, constatou-se que a avaliação em arte e o trabalho com leitura de imagens em sala de aula são pertinentes desafios que o docente desta área do conhecimento se depara em sua prática educativa, além da importância da formação continuada para a sua prática educativa. Neste sentido, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, corrobora a relevância de estudos sobre a docência em artes, ao socializar e disseminar conhecimento para a pesquisa em educação e as interpretações produzidas sobre este tema, referente aos desafios que permeiam essa profissão no âmbito educacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa com abordagem qualitativa em educação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/160
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/160/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 383-396
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351251980288