Fundamentos histórico-filosóficos do conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181428 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre a fundamentação histórico-filosófica que subsidia o conceito de clássico como postulado pela pedagogia histórico-crítica. Nosso problema de pesquisa reside no fato de que algumas críticas feitas a essa teoria pedagógica acusam o conceito de clássico de ser etnocêntrico, elitista e apartado da realidade cultural dos alunos. É sobre essa questão que nos debruçamos nesta pesquisa. A resposta a essas críticas requer a análise e explicitação dos fundamentos marxistas da concepção de clássico empregada pela pedagogia histórico-crítica. Para tanto, realizamos uma análise teórico-conceitual que teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento do referido conceito. Buscamos apoio em autores marxistas como György Lukács, Agnes Heller e György Markus com o intuito de compreender o clássico a partir de seu fundamento, qual seja: como um produto da atividade humana. Desse modo, em contraposição à concepção de conhecimento hegemônica, entendemos o clássico como um valor universal, ou seja, como um produto da atividade humana cuja validade supera as contingências socioculturais do contexto de seu surgimento histórico. Portanto, compreendemos que, alicerçados no método dialético, é possível o entendimento do processo de desenvolvimento humano como fundamentando o conceito de clássico, o que acaba por permitir a superação da escolha entre uma concepção etnocêntrica e uma concepção relativista de cultura. |
id |
UNSP_71682909d80f4067fae01bd561540d06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181428 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Fundamentos histórico-filosóficos do conceito de clássico na pedagogia histórico-críticaHistorical-philosophical foundations of the concept of classic in historical-critical pedagogyClássicoPedagogia histórico-críticaValorEducação escolarTrabalho educativoEste trabalho apresenta um estudo sobre a fundamentação histórico-filosófica que subsidia o conceito de clássico como postulado pela pedagogia histórico-crítica. Nosso problema de pesquisa reside no fato de que algumas críticas feitas a essa teoria pedagógica acusam o conceito de clássico de ser etnocêntrico, elitista e apartado da realidade cultural dos alunos. É sobre essa questão que nos debruçamos nesta pesquisa. A resposta a essas críticas requer a análise e explicitação dos fundamentos marxistas da concepção de clássico empregada pela pedagogia histórico-crítica. Para tanto, realizamos uma análise teórico-conceitual que teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento do referido conceito. Buscamos apoio em autores marxistas como György Lukács, Agnes Heller e György Markus com o intuito de compreender o clássico a partir de seu fundamento, qual seja: como um produto da atividade humana. Desse modo, em contraposição à concepção de conhecimento hegemônica, entendemos o clássico como um valor universal, ou seja, como um produto da atividade humana cuja validade supera as contingências socioculturais do contexto de seu surgimento histórico. Portanto, compreendemos que, alicerçados no método dialético, é possível o entendimento do processo de desenvolvimento humano como fundamentando o conceito de clássico, o que acaba por permitir a superação da escolha entre uma concepção etnocêntrica e uma concepção relativista de cultura.This paper presents a study on the historical-philosophical foundation that subsidizes the concept of classical as postulated by historical-critical pedagogy. Our research problem lies in the fact that some critiques that have been addressed to that pedagogical theory accuses the concept of classic as being ethnocentric, elitist and separated from the cultural reality of the students. It is on this question that we focus on this research. The answer to these criticisms requires an analysis and explicitation of the Marxist foundations of the concept of classic as used by the historical-critical pedagogy. In that sense, we carried out a theoretical-conceptual analysis that aimed to contribute to the development of the mentioned concept. We seek support in Marxist authors such as György Lukács, Ágnes Heller and György Mark with an intent to understanding the classic from its foundation, which is: as a product of human activity. Thus, in contrast to the hegemonic understanding, we perceive the classical as a universal value, that is, as a product of the human activity that surpasses the sociocultural contingencies of the context of its historical emergence. Therefore, we understand that, grounded on the dialectical method, it is possible to understand the human development process as substantiating the concept of classic, what may allow the overcoming of a choice between an ethnocentric conception and a relativist one.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Carolina Góis [UNESP]2019-04-08T17:26:09Z2019-04-08T17:26:09Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18142800091478333004030079P22161593951236436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181428Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:34:16.735085Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos histórico-filosóficos do conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica Historical-philosophical foundations of the concept of classic in historical-critical pedagogy |
title |
Fundamentos histórico-filosóficos do conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
Fundamentos histórico-filosóficos do conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica Ferreira, Carolina Góis [UNESP] Clássico Pedagogia histórico-crítica Valor Educação escolar Trabalho educativo |
title_short |
Fundamentos histórico-filosóficos do conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica |
title_full |
Fundamentos histórico-filosóficos do conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
Fundamentos histórico-filosóficos do conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Fundamentos histórico-filosóficos do conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
Fundamentos histórico-filosóficos do conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica |
author |
Ferreira, Carolina Góis [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Carolina Góis [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Newton [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carolina Góis [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clássico Pedagogia histórico-crítica Valor Educação escolar Trabalho educativo |
topic |
Clássico Pedagogia histórico-crítica Valor Educação escolar Trabalho educativo |
description |
Este trabalho apresenta um estudo sobre a fundamentação histórico-filosófica que subsidia o conceito de clássico como postulado pela pedagogia histórico-crítica. Nosso problema de pesquisa reside no fato de que algumas críticas feitas a essa teoria pedagógica acusam o conceito de clássico de ser etnocêntrico, elitista e apartado da realidade cultural dos alunos. É sobre essa questão que nos debruçamos nesta pesquisa. A resposta a essas críticas requer a análise e explicitação dos fundamentos marxistas da concepção de clássico empregada pela pedagogia histórico-crítica. Para tanto, realizamos uma análise teórico-conceitual que teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento do referido conceito. Buscamos apoio em autores marxistas como György Lukács, Agnes Heller e György Markus com o intuito de compreender o clássico a partir de seu fundamento, qual seja: como um produto da atividade humana. Desse modo, em contraposição à concepção de conhecimento hegemônica, entendemos o clássico como um valor universal, ou seja, como um produto da atividade humana cuja validade supera as contingências socioculturais do contexto de seu surgimento histórico. Portanto, compreendemos que, alicerçados no método dialético, é possível o entendimento do processo de desenvolvimento humano como fundamentando o conceito de clássico, o que acaba por permitir a superação da escolha entre uma concepção etnocêntrica e uma concepção relativista de cultura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-08T17:26:09Z 2019-04-08T17:26:09Z 2019-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181428 000914783 33004030079P2 2161593951236436 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181428 |
identifier_str_mv |
000914783 33004030079P2 2161593951236436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129337042403328 |