O tema transversal orientação sexual: implicações na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petrenas, Rita de Cássia [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonini, Fátima Aparecida Coelho [UNESP], Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141730
Resumo: Essa proposta de trabalho, objetiva refletir a respeito da formação do educador frente ao desenvolvimento do cidadão no contexto da contemporaneidade quando se aborda no ambiente escolar a sexualidade, considerando os temas transversais, especificamente a orientação sexual, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trata-se de levantamento bibliográfico a partir de alguns documentos que estabelecem diretrizes, legalidade e também autores que abordam a sexualidade no contexto escolar e a relação da temática com a formação docente. Neste aspecto, podemos perceber que a formação docente em relação à temática ainda é incipiente e requer que os professores se prepararem para proporcionar ao aluno uma educação de qualidade que dissipe as diferenças culturais, sociais, econômicas, de gênero e sexo sendo capaz de evitar que a diversidade constitua fator de exclusão e preconceito. Podemos perceber que transformações e mudanças não se implantam somente por legislações e diretrizes é preciso planejamento, formação dos envolvidos e paralelamente vontade e predisposição dos gestores públicos e educacionais. Vislumbramos assim, uma educação sexual emancipatória, com marcas de criticidade, alteridade e reflexão.
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