Projeto de educação de jovens e adultos PEJA-Bauru: aulas virtuais durante a pandemia de Covid- 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arioli, Jéssica de Fátima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242795
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de análise documental e tem como objeto de pesquisa o ensino remoto dos alunos do PEJA - Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos da Unesp – Campus Bauru, no período da Pandemia Covid-19. Mais especificamente do canal no YouTube PEJA UNESP BAURU, o qual atuou como ferramenta didática durante a pandemia da COVID-19, com a interrupção das aulas presenciais. Para além dos recursos tecnológicos advindos das necessidades escolares em época de pandemia e dos conteúdos disponibilizados em outras redes sociais como Instagram e Facebook, ferramentas suportes indispensáveis aos alunos do PEJA, o estudo teve por objetivo estender a discussão sobre o acesso a Educação do público da EJA, diante da desigualdade social no Brasil e das falhas do sistema educacional brasileiro, quando exclui e determina padrões de fracasso escolar que envolvem pessoas e suas liberdades, possibilidades reais de vida e futuro. À luz de uma pedagogia Freiriana que versa sobre Educação humanizada, o trabalho analisou ainda, a necessidade de projetos e programas que atuam efetivamente em função do resgate a cidadania e em direção contrária ao preconceito e exclusão de sujeitos em situação de vulnerabilidade social e socioeconômica.
id UNSP_71875940b9183e9154a2123e977c128c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242795
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto de educação de jovens e adultos PEJA-Bauru: aulas virtuais durante a pandemia de Covid- 19PEJA-Bauru youth and adult education project: virtual classes during the Covid-19 pandemicPEJAEducação de jovens e adultosPandemiaYouTubeRecursos tecnológicosYouth and adult educationPandemicTechnological resourcesO presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de análise documental e tem como objeto de pesquisa o ensino remoto dos alunos do PEJA - Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos da Unesp – Campus Bauru, no período da Pandemia Covid-19. Mais especificamente do canal no YouTube PEJA UNESP BAURU, o qual atuou como ferramenta didática durante a pandemia da COVID-19, com a interrupção das aulas presenciais. Para além dos recursos tecnológicos advindos das necessidades escolares em época de pandemia e dos conteúdos disponibilizados em outras redes sociais como Instagram e Facebook, ferramentas suportes indispensáveis aos alunos do PEJA, o estudo teve por objetivo estender a discussão sobre o acesso a Educação do público da EJA, diante da desigualdade social no Brasil e das falhas do sistema educacional brasileiro, quando exclui e determina padrões de fracasso escolar que envolvem pessoas e suas liberdades, possibilidades reais de vida e futuro. À luz de uma pedagogia Freiriana que versa sobre Educação humanizada, o trabalho analisou ainda, a necessidade de projetos e programas que atuam efetivamente em função do resgate a cidadania e em direção contrária ao preconceito e exclusão de sujeitos em situação de vulnerabilidade social e socioeconômica.The present work is characterized as a qualitative research of documentary analysis, whose object of analysis is the remote teaching of PEJA students - Unesp Project for Youth and Adult Education of Unesp - Campus Bauru, in the period of the Covid-19 Pandemic. More specifically from the YouTube channel PEJA UNESP BAURU, which acted as a teaching tool during the COVID-19 pandemic, with the interruption of face-to-face classes. In addition to the technological resources arising from school needs in times of a pandemic and the content made available on other social net- works such as Instagram and Facebook, essential support tools for PEJA students, the study aims to extend the discussion on access to Education for the public of EJA, in the face of social inequality in Brazil and the failures of the Brazilian educational system, when it excludes and determines patterns of school failure that involve peo- ple and their freedoms, real possibilities of life and future. In the light of a Freirian pedagogy that deals with humanized education, the work also analyzes the need for projects and programs that act effectively in terms of rescuing citizenship and in the opposite direction to prejudice and exclusion of subjects in situations of social and socioeconomic vulnerability.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arioli, Jéssica de Fátima2023-04-03T16:23:40Z2023-04-03T16:23:40Z2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-07T06:17:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242795Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:42:28.401173Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de educação de jovens e adultos PEJA-Bauru: aulas virtuais durante a pandemia de Covid- 19
PEJA-Bauru youth and adult education project: virtual classes during the Covid-19 pandemic
title Projeto de educação de jovens e adultos PEJA-Bauru: aulas virtuais durante a pandemia de Covid- 19
spellingShingle Projeto de educação de jovens e adultos PEJA-Bauru: aulas virtuais durante a pandemia de Covid- 19
Arioli, Jéssica de Fátima
PEJA
Educação de jovens e adultos
Pandemia
YouTube
Recursos tecnológicos
Youth and adult education
Pandemic
Technological resources
title_short Projeto de educação de jovens e adultos PEJA-Bauru: aulas virtuais durante a pandemia de Covid- 19
title_full Projeto de educação de jovens e adultos PEJA-Bauru: aulas virtuais durante a pandemia de Covid- 19
title_fullStr Projeto de educação de jovens e adultos PEJA-Bauru: aulas virtuais durante a pandemia de Covid- 19
title_full_unstemmed Projeto de educação de jovens e adultos PEJA-Bauru: aulas virtuais durante a pandemia de Covid- 19
title_sort Projeto de educação de jovens e adultos PEJA-Bauru: aulas virtuais durante a pandemia de Covid- 19
author Arioli, Jéssica de Fátima
author_facet Arioli, Jéssica de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Arioli, Jéssica de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv PEJA
Educação de jovens e adultos
Pandemia
YouTube
Recursos tecnológicos
Youth and adult education
Pandemic
Technological resources
topic PEJA
Educação de jovens e adultos
Pandemia
YouTube
Recursos tecnológicos
Youth and adult education
Pandemic
Technological resources
description O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de análise documental e tem como objeto de pesquisa o ensino remoto dos alunos do PEJA - Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos da Unesp – Campus Bauru, no período da Pandemia Covid-19. Mais especificamente do canal no YouTube PEJA UNESP BAURU, o qual atuou como ferramenta didática durante a pandemia da COVID-19, com a interrupção das aulas presenciais. Para além dos recursos tecnológicos advindos das necessidades escolares em época de pandemia e dos conteúdos disponibilizados em outras redes sociais como Instagram e Facebook, ferramentas suportes indispensáveis aos alunos do PEJA, o estudo teve por objetivo estender a discussão sobre o acesso a Educação do público da EJA, diante da desigualdade social no Brasil e das falhas do sistema educacional brasileiro, quando exclui e determina padrões de fracasso escolar que envolvem pessoas e suas liberdades, possibilidades reais de vida e futuro. À luz de uma pedagogia Freiriana que versa sobre Educação humanizada, o trabalho analisou ainda, a necessidade de projetos e programas que atuam efetivamente em função do resgate a cidadania e em direção contrária ao preconceito e exclusão de sujeitos em situação de vulnerabilidade social e socioeconômica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-03T16:23:40Z
2023-04-03T16:23:40Z
2023-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242795
url http://hdl.handle.net/11449/242795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129107940081664