A década do oceano e a alfabetização oceânica diante da educação formal : uma análise do currículo do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tartaglioni, Iandra Freitas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252169
Resumo: Diante da necessidade de conscientização da população global acerca da relevância da conservação dos oceanos, iniciou-se, em 2021 e por iniciativa da ONU, a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). A educação é uma área fundamental para tal conscientização, mas a falta de disciplinas relacionadas ao oceano em espaços formais de educação pode ser um problema para atingir os objetivos da iniciativa. Visando superar esta barreira, a alfabetização científica apresenta-se, atualmente, como um recurso consolidado de relevância global, com potencial significativo de inclusão da conscientização na educação formal. Desta forma, o presente trabalho objetiva identificar os conteúdos no currículo escolar do Estado de São Paulo, nas disciplinas de Ciências e Biologia, relacionados com a Década do Oceano e determinar a conjuntura da educação formal no estado diante do início desta. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa documental de caráter qualitativo, por meio da análise dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular, do Currículo Paulista, do Currículo Santista e dos materiais dos Cadernos do Aluno e Professor do Currículo em Ação do Estado de São Paulo. Nesta análise, foram observadas informações relevantes associadas aos conteúdos com as unidades de registro estabelecidas, sendo possível categorizá-las de acordo com os princípios essenciais da alfabetização oceânica. Deste modo, foram obtidos dados que permitem inferir que a educação formal no Estado de São Paulo detém potencial para colocar em prática um currículo escolar que fomente os objetivos da Década do Oceano, mas não o explora.
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