Estudo sobre o nível de Cultura Oceânica de adolescentes e adultos com o uso do questionário IOLS: uma perspectiva brasileira para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Monique Cristine Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/21/21134/tde-16032022-102737/
Resumo: A Cultura Oceânica (CO) é um termo que foi cunhado nos Estados Unidos nos anos 2000 e é definida como a compreensão da influência do oceano sobre o indivíduo e do indivíduo sobre o oceano. Desde então, o termo tem sido difundido pelo mundo, mas no Brasil ainda é pouco conhecido. Com o estabelecimento da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, o cenário se mostra propício para mudanças positivas. Com o uso do International Ocean Literacy Survey (IOLS), uma ferramenta de 86 questões desenvolvida para medir o nível de CO de indivíduos de forma universal, este estudo buscou aplicá-lo com uma amostra de adolescentes e adultos brasileiros, a fim de saber qual seu nível de CO, quais princípios estão possivelmente assimilados e o que isso pode informar sobre o desenvolvimento da Década do Oceano no Brasil. O IOLS foi divulgado por meios virtuais e aplicado aos interessados em conjunto com um questionário socioeducacional e demográfico para potenciais respondentes em todo o Brasil que tivessem pelo menos 15 anos de idade. Foram obtidas 965 respostas válidas, englobando participantes de todos os estados brasileiros, com 91% de adultos e 9% de adolescentes. A mediana de acertos no IOLS foi de 63 ± 14 pontos, sendo que 77,6% (n=749) dos participantes acertaram na faixa de 51 a 75 pontos, o que corresponde à faixa de nível alto de CO. O princípio mais bem compreendido pelos participantes foi o 6, O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados, enquanto que o menos compreendido foi o 5, O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas. Ao relacionar o desempenho dos participantes com os dados socioeducacionais e demográficos, a partir do Teste Chi-Quadrado, observou-se que a participação em atividades de educação ambiental marinha apresentou maior tamanho de efeito relativo no desempenho no IOLS, com V de Cramer igual à 0,25 e correlação positiva (p<0,05) com níveis alto e muito alto de CO. Em seguida, apareceram o conhecimento sobre a Década do Oceano (V = 0,244), profissão (V = 0,218), escolaridade (V = 0,198) e busca por informação sobre mar, oceano e afins (V = 0,196). Apesar do nível alto de CO observado nos participantes deste estudo, não é possível afirmar sobre serem plenamente alfabetizados oceanicamente, visto que o questionário foi concebido apenas para a mensuração da capacidade de conhecimento, e não de comunicação e tomada de decisão (igualmente importantes para a CO). O IOLS se beneficiaria de ajustes e seu uso deve ser difundido, especialmente por ter potencial de ser a principal ferramenta de mensuração de CO para a Década do Oceano.
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Com o estabelecimento da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, o cenário se mostra propício para mudanças positivas. Com o uso do International Ocean Literacy Survey (IOLS), uma ferramenta de 86 questões desenvolvida para medir o nível de CO de indivíduos de forma universal, este estudo buscou aplicá-lo com uma amostra de adolescentes e adultos brasileiros, a fim de saber qual seu nível de CO, quais princípios estão possivelmente assimilados e o que isso pode informar sobre o desenvolvimento da Década do Oceano no Brasil. O IOLS foi divulgado por meios virtuais e aplicado aos interessados em conjunto com um questionário socioeducacional e demográfico para potenciais respondentes em todo o Brasil que tivessem pelo menos 15 anos de idade. Foram obtidas 965 respostas válidas, englobando participantes de todos os estados brasileiros, com 91% de adultos e 9% de adolescentes. A mediana de acertos no IOLS foi de 63 ± 14 pontos, sendo que 77,6% (n=749) dos participantes acertaram na faixa de 51 a 75 pontos, o que corresponde à faixa de nível alto de CO. O princípio mais bem compreendido pelos participantes foi o 6, O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados, enquanto que o menos compreendido foi o 5, O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas. Ao relacionar o desempenho dos participantes com os dados socioeducacionais e demográficos, a partir do Teste Chi-Quadrado, observou-se que a participação em atividades de educação ambiental marinha apresentou maior tamanho de efeito relativo no desempenho no IOLS, com V de Cramer igual à 0,25 e correlação positiva (p<0,05) com níveis alto e muito alto de CO. Em seguida, apareceram o conhecimento sobre a Década do Oceano (V = 0,244), profissão (V = 0,218), escolaridade (V = 0,198) e busca por informação sobre mar, oceano e afins (V = 0,196). Apesar do nível alto de CO observado nos participantes deste estudo, não é possível afirmar sobre serem plenamente alfabetizados oceanicamente, visto que o questionário foi concebido apenas para a mensuração da capacidade de conhecimento, e não de comunicação e tomada de decisão (igualmente importantes para a CO). O IOLS se beneficiaria de ajustes e seu uso deve ser difundido, especialmente por ter potencial de ser a principal ferramenta de mensuração de CO para a Década do Oceano.Ocean Literacy (OL) is a term that was conceived in the United States in the 2000s and is defined as the understanding of the influence of the ocean on the individual and of the individual on the ocean. Since then, the term has been disseminated around the world, but in Brazil it is still little known and studied. With the recent establishment of the United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable Development, the scenario is conducive for positive change. Using the International Ocean Literacy Survey (IOLS), an 86-question tool designed to measure the OL level of individuals globally, this study applied it to a sample of Brazilian adolescents and adults in order to identify their OL level, what are the principles possibly more assimilated and what this can inform about the development of the Ocean Decade in Brazil. The IOLS was disclosed online and applied to interested parties together with a socioeducational and demographic survey to potential respondents all over Brazil who were at least 15 years old. A total of 965 valid responses were obtained, covering participantes from all Brazilian states, 91% adults and 9% adolescents. The median of correct answers in the IOLS was 63 ± 14 points, with 77.6% (n=749) of the participants scoring in the range of 51 to 75 points, which corresponds to the range of high OL level. The principle best understood by the participants was the sixth, The ocean and humans are inextricably interconnected, while the least understood principle was the fifth, The ocean supports a great diversity of life and ecosystems. By relating the performance of the respondents with the socio-educational and demogrpahic data using the Chi-Square Test, it was observed that participation in marine environmental activties had a greater relative effect size in the IOLS performance, with Cramers V equal to 0.25 and positive correlation (p<0.05) with high and very high levels of OL. Then came knowledge about the Ocean Decade (V=0.244), occupation (V=0.218), education (V=0.198) and search for information about the sea, ocean and similar (V=0.196). Despite the high level of OL observed in the participants of this study, it is not possible to confirm that they are fully ocean literate, since the questionnaire was designed only to measure the capacity for knowledge, and not for communication and decision making (equally important for OL). IOLS would benefit from adjustments and its use should be widespread, especially as it has the potential to be the main OL measurement tool for the Ocean Decade.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSignori, Camila NegrãoLima, Monique Cristine Silva2021-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/21/21134/tde-16032022-102737/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-25T13:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-16032022-102737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-25T13:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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