Comportamento informacional cotidiano de adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/138953 |
Resumo: | Estuda o comportamento informacional de adolescentes em seu cotidiano e identifica como eles buscam, acessam, usam e compartilham informação, proveniente ou não da Internet. Analisa a veracidade da hipótese de que esta geração é dependente da conectividade providenciada pela Internet tem fundamento. Utiliza como ferramenta metodológica survey online, com amostragem por snowball sampling para recrutamento de participantes, e uso da técnica do incidente crítico. Os resultados demonstram que os adolescentes preferem buscar informação na Internet, e que a maioria deles tem conhecimento de técnicas apropriadas para recuperar informação, sendo que a forma mais utilizada de acesso à Internet foi o computador, com o telefone celular em seguida. Entende que os adolescentes usam informação em seu cotidiano para resolver lacunas pontuais em seu conhecimento, mas não como parte de um processo contínuo de aperfeiçoamento deste, ou para tomada de decisões. O tema da maior parte das buscas se refere ao consumo cultural. Não confirma a hipótese de que os adolescentes utilizam significativamente outras pessoas como fonte de informação. Encontra que adolescentes têm em sua maioria opiniões bastante positivas sobre bibliotecas, apesar de muitos as considerarem obsoletas ou ultrapassadas perante a existência da Internet e dos meios de acesso digitais à informação. Confirma que os adolescentes não utilizam suficientemente a Internet como fonte de informação em Educação Sexual, possivelmente prejudicando esforços neste sentido. |
id |
UNSP_71cf1c7dfb8a93b7639d37f463f074f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/138953 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Comportamento informacional cotidiano de adolescentesEveryday life information behaviour of adolescentsComportamiento informacional cotidiano de adolescentesComportamento informacionalIncidente críticoInformation BehaviourEveryday life information behaviourTeenagersSurvey onlineSnowball samplingCritical incident techniqueEstuda o comportamento informacional de adolescentes em seu cotidiano e identifica como eles buscam, acessam, usam e compartilham informação, proveniente ou não da Internet. Analisa a veracidade da hipótese de que esta geração é dependente da conectividade providenciada pela Internet tem fundamento. Utiliza como ferramenta metodológica survey online, com amostragem por snowball sampling para recrutamento de participantes, e uso da técnica do incidente crítico. Os resultados demonstram que os adolescentes preferem buscar informação na Internet, e que a maioria deles tem conhecimento de técnicas apropriadas para recuperar informação, sendo que a forma mais utilizada de acesso à Internet foi o computador, com o telefone celular em seguida. Entende que os adolescentes usam informação em seu cotidiano para resolver lacunas pontuais em seu conhecimento, mas não como parte de um processo contínuo de aperfeiçoamento deste, ou para tomada de decisões. O tema da maior parte das buscas se refere ao consumo cultural. Não confirma a hipótese de que os adolescentes utilizam significativamente outras pessoas como fonte de informação. Encontra que adolescentes têm em sua maioria opiniões bastante positivas sobre bibliotecas, apesar de muitos as considerarem obsoletas ou ultrapassadas perante a existência da Internet e dos meios de acesso digitais à informação. Confirma que os adolescentes não utilizam suficientemente a Internet como fonte de informação em Educação Sexual, possivelmente prejudicando esforços neste sentido.The everyday life information behaviour of teenagers is studied, and it is identified how they seek, access, use and share information, either from the Internet or not. The idea that this generation relies on the connectivity provided by the Internet to seek information is tested to assess to what extent this is well-founded. The methodological approach combines the use of an online survey, using snowball sampling for participant recruitment and the critical incident technique. The study finds that teenagers do, indeed, prefer to seek information on the Internet, and that most of them have knowledge of appropriate information retrieval techniques, with computers being the most commonly used mode of access to the Internet, followed by smartphones. The study understands that teenagers use information in their everyday lives to address specific gaps in their knowledge, but not as part of a continuous process of building knowledge, or for decision making. It finds that the majority of searches regards cultural consumption. The hypothesis that teenagers significantly use other people as information sources was not confirmed. It was found that teenagers have mostly very positive opinions about libraries, although many think of them as obsolete or outdated given the existence of the Internet and the digital means of access to information. The study confirms that teenagers do not use the Internet enough as a Sexual Education information source, possibly hindering efforts in this direction.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva-Jerez, Nelson Sebastian [UNESP]2016-06-06T16:40:21Z2016-06-06T16:40:21Z2016-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13895300087268333004110043P40592809928580900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:09:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138953Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:09:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento informacional cotidiano de adolescentes Everyday life information behaviour of adolescents Comportamiento informacional cotidiano de adolescentes |
title |
Comportamento informacional cotidiano de adolescentes |
spellingShingle |
Comportamento informacional cotidiano de adolescentes Silva-Jerez, Nelson Sebastian [UNESP] Comportamento informacional Incidente crítico Information Behaviour Everyday life information behaviour Teenagers Survey online Snowball sampling Critical incident technique |
title_short |
Comportamento informacional cotidiano de adolescentes |
title_full |
Comportamento informacional cotidiano de adolescentes |
title_fullStr |
Comportamento informacional cotidiano de adolescentes |
title_full_unstemmed |
Comportamento informacional cotidiano de adolescentes |
title_sort |
Comportamento informacional cotidiano de adolescentes |
author |
Silva-Jerez, Nelson Sebastian [UNESP] |
author_facet |
Silva-Jerez, Nelson Sebastian [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva-Jerez, Nelson Sebastian [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento informacional Incidente crítico Information Behaviour Everyday life information behaviour Teenagers Survey online Snowball sampling Critical incident technique |
topic |
Comportamento informacional Incidente crítico Information Behaviour Everyday life information behaviour Teenagers Survey online Snowball sampling Critical incident technique |
description |
Estuda o comportamento informacional de adolescentes em seu cotidiano e identifica como eles buscam, acessam, usam e compartilham informação, proveniente ou não da Internet. Analisa a veracidade da hipótese de que esta geração é dependente da conectividade providenciada pela Internet tem fundamento. Utiliza como ferramenta metodológica survey online, com amostragem por snowball sampling para recrutamento de participantes, e uso da técnica do incidente crítico. Os resultados demonstram que os adolescentes preferem buscar informação na Internet, e que a maioria deles tem conhecimento de técnicas apropriadas para recuperar informação, sendo que a forma mais utilizada de acesso à Internet foi o computador, com o telefone celular em seguida. Entende que os adolescentes usam informação em seu cotidiano para resolver lacunas pontuais em seu conhecimento, mas não como parte de um processo contínuo de aperfeiçoamento deste, ou para tomada de decisões. O tema da maior parte das buscas se refere ao consumo cultural. Não confirma a hipótese de que os adolescentes utilizam significativamente outras pessoas como fonte de informação. Encontra que adolescentes têm em sua maioria opiniões bastante positivas sobre bibliotecas, apesar de muitos as considerarem obsoletas ou ultrapassadas perante a existência da Internet e dos meios de acesso digitais à informação. Confirma que os adolescentes não utilizam suficientemente a Internet como fonte de informação em Educação Sexual, possivelmente prejudicando esforços neste sentido. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-06T16:40:21Z 2016-06-06T16:40:21Z 2016-05-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/138953 000872683 33004110043P4 0592809928580900 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/138953 |
identifier_str_mv |
000872683 33004110043P4 0592809928580900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128146346606592 |