Desafios e perspectivas da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na inserção no mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/250443 |
Resumo: | Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, impactando no comportamento emocional e social do ser humano. Em consequência disso, esses indivíduos encontram extrema dificuldade ao tentar a inserção no mercado de trabalho. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática e uma pesquisa com indivíduos com TEA que estão em busca de emprego e aqueles que já estão inseridos, a fim de compreender as dificuldades, potencialidades e de que forma podem contribuir no ambiente laboral. Metodologia: Foi executado uma uma busca de evidências presentes nas bases de dados Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, Scopus, Web Of Science e Embase para realização da revisão sistemática referente aos jovens adultos com TEA. Foram encontrados 6.385 estudos e de acordo com os critérios de exclusão foi obtido um número final de doze trabalhos. Para o estudo transversal, descritivo, quanti-qualitativo, realizou-se a coleta de dados com as pessoas diagnosticadas com TEA e que estavam inseridos na associação de capacitação para o mercado de trabalho (n=22) (FAMA) para avaliar o perfil sociodemográfico e as variáveis dos que estão inseridos no mercado de trabalho e seu desempenho no ambiente laboral. Resultados: A revisão constou com doze trabalhos, onde todos respondiam a questão das dificuldades e potencialidades das pessoas com TEA que estavam inseridos no ambiente laboral e aqueles que estavam em busca, apresentando controvérsias nos estudos, como dificuldades a adaptação e compreensão para a permanência no ambiente laboral, porém, outros viam, o transtorno como ponte forte devido ao auto grau de percepção visual. No estudo transversal, constatou que, aqueles que estavam inseridos no mercado de trabalho, avaliaram seu desempenho no emprego como razoável (87,50%), além de relatarem não conseguir fazer todas as atividades que eram designadas (100%), assim como, sentiam que sofriam preconceito ou discriminação pelo seu diagnóstico (87,50%). Conclusão: As maiores dificuldades como realizar as atividades delegadas e preconceito que os autistas vivenciam em seu cotidiano têm sido uma barreira para a inserção e permanência no ambiente laboral, porém, outros viam que as características inerentes ao transtorno como ponto forte. Estratégias fornecidas a esse público como treinamentos, adaptações no ambiente de trabalho, apoio das empresas e dos próprios empregadores podem ajudar a reconhecer o imenso valor que eles podem trazer para o local. |
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Desafios e perspectivas da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na inserção no mercado de trabalhoChallenges and perspectives of people with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in entering the job marketTranstorno do espectro autistaMercado de trabalhoEmpregoIntegração socialAutism spectrum disorderIntrodução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, impactando no comportamento emocional e social do ser humano. Em consequência disso, esses indivíduos encontram extrema dificuldade ao tentar a inserção no mercado de trabalho. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática e uma pesquisa com indivíduos com TEA que estão em busca de emprego e aqueles que já estão inseridos, a fim de compreender as dificuldades, potencialidades e de que forma podem contribuir no ambiente laboral. Metodologia: Foi executado uma uma busca de evidências presentes nas bases de dados Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, Scopus, Web Of Science e Embase para realização da revisão sistemática referente aos jovens adultos com TEA. Foram encontrados 6.385 estudos e de acordo com os critérios de exclusão foi obtido um número final de doze trabalhos. Para o estudo transversal, descritivo, quanti-qualitativo, realizou-se a coleta de dados com as pessoas diagnosticadas com TEA e que estavam inseridos na associação de capacitação para o mercado de trabalho (n=22) (FAMA) para avaliar o perfil sociodemográfico e as variáveis dos que estão inseridos no mercado de trabalho e seu desempenho no ambiente laboral. Resultados: A revisão constou com doze trabalhos, onde todos respondiam a questão das dificuldades e potencialidades das pessoas com TEA que estavam inseridos no ambiente laboral e aqueles que estavam em busca, apresentando controvérsias nos estudos, como dificuldades a adaptação e compreensão para a permanência no ambiente laboral, porém, outros viam, o transtorno como ponte forte devido ao auto grau de percepção visual. No estudo transversal, constatou que, aqueles que estavam inseridos no mercado de trabalho, avaliaram seu desempenho no emprego como razoável (87,50%), além de relatarem não conseguir fazer todas as atividades que eram designadas (100%), assim como, sentiam que sofriam preconceito ou discriminação pelo seu diagnóstico (87,50%). Conclusão: As maiores dificuldades como realizar as atividades delegadas e preconceito que os autistas vivenciam em seu cotidiano têm sido uma barreira para a inserção e permanência no ambiente laboral, porém, outros viam que as características inerentes ao transtorno como ponto forte. Estratégias fornecidas a esse público como treinamentos, adaptações no ambiente de trabalho, apoio das empresas e dos próprios empregadores podem ajudar a reconhecer o imenso valor que eles podem trazer para o local.Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder, impacting on human emotional and social behavior. As a result, these individuals find it extremely difficult to enter the labor market. Objective: To carry out a systematic review and research with individuals with ASD who are looking for a job and those who are already in it, in order to understand the difficulties, potentialities and how they can contribute in the work environment. Methodology: A search for evidence present in the Regional Portal databases of the Virtual Health Library (VHL), PubMed, Scopus, Web Of Science and Embase was carried out to carry out the systematic review regarding young adults with ASD. A total of 6,385 studies were found and, according to the exclusion criteria, a final number of twelve studies was obtained. For the cross-sectional, descriptive, quantitative and qualitative study, data were collected with people diagnosed with ASD and who were part of the training association for the job market (n=22) (FAMA) to assess their sociodemographic profile and the variables of those who are inserted in the labor market and their performance in the work environment. Results: The review consisted of twelve works, where all of them answered the question of the difficulties and potential of people with ASD who were inserted in the work environment and those who were in search, presenting controversies in the studies, such as difficulties in adapting and understanding for the permanence in the work environment, however, others saw the disorder as a strong bridge due to the self-degree of visual perception. In the cross-sectional study, it was found that those who were in the labor market evaluated their job performance as reasonable (87.50%), in addition to reporting not being able to do all the activities that were assigned (100%), as well as, felt that they suffered prejudice or discrimination due to their diagnosis (87.50%). Conclusion: The greatest difficulties such as carrying out delegated activities and prejudice that autistic people experience in their daily lives have been a barrier to insertion and permanence in the work environment, however, others saw the characteristics inherent to the disorder as a strong point. Strategies provided to this public, such as training, adaptations in the work environment, support from companies and the employers themselves, can help them recognize the immense value they can bring to the place.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garbin, Cléa Adas Saliba [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Carolina Santos de Almeida [UNESP]2023-08-24T14:17:44Z2023-08-24T14:17:44Z2023-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25044333004021074P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-20T20:11:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250443Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-20T20:11:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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