As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119459 |
Resumo: | The internet as well as all technologies arising from it are transforming and changing socially and economically, the forms of relationships between people and organizations. The environment of digital mobile communication is on the rise, allowing more communication strategies in public relations to be enhanced, in order to allow effective dialogue, relationship and interaction between organizations and their stakeholders. Accordingly, the purpose of this paper is to analyze digital communications, especially a locative media tool that has been gaining ground in communication activities: Quick Response Code. So in addition to conceptualize and contextualize it, one tried to map out various campaigns, both national and international, who made use of the QR Code, highlighting the strategic role that this tool can have in Integrated PR planning, in order to create visibility and to establish effective and lasting relationships with the brand / organization |
id |
UNSP_73c4958ffca1bc916ead74c582ab544b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119459 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicaçãoMobilidade socialEstrategiaMarketing de redeRelações publicasSocial MobilityThe internet as well as all technologies arising from it are transforming and changing socially and economically, the forms of relationships between people and organizations. The environment of digital mobile communication is on the rise, allowing more communication strategies in public relations to be enhanced, in order to allow effective dialogue, relationship and interaction between organizations and their stakeholders. Accordingly, the purpose of this paper is to analyze digital communications, especially a locative media tool that has been gaining ground in communication activities: Quick Response Code. So in addition to conceptualize and contextualize it, one tried to map out various campaigns, both national and international, who made use of the QR Code, highlighting the strategic role that this tool can have in Integrated PR planning, in order to create visibility and to establish effective and lasting relationships with the brand / organizationA internet, assim como todas as tecnologias advindas a partir dela, está transformando e modificando, social e economicamente, as formas de relacionamento entre as pessoas e as organizações. A ambiência da comunicação móvel digital está em ascensão, permitindo e proporcionando que cada vez mais as estratégias de comunicação em Relações Públicas sejam potencializadas, no sentido de possibilitar diálogo efetivo, relacionamento e interação entre as organizações e seus públicos de interesse. Nesse sentido, o propósito desse trabalho é o de analisar a comunicação digital, em especial uma ferramenta de mídia locativa que cada vez mais vem ganhando espaço nas ações de comunicação: o Quick Response Code. Assim, além de conceituar e contextualizá-lo, procurou-se mapear diversas campanhas, tanto nacionais quanto internacionais, que fizeram uso do QR Code, evidenciando o papel estratégico que essa ferramenta pode ter no planejamento de Relações Públicas integrada, no intuito de criar visibilidade, estabelecendo um relacionamento duradouro e efetivo com a marca/organizaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gonzales, Lucilene dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ishii, Patrícia Akemy [UNESP]2015-03-23T15:19:45Z2015-03-23T15:19:45Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfISHII, Patrícia Akemy. As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação. 2012. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.http://hdl.handle.net/11449/119459000726523000726523.pdf7297603907149464Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:20:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:39:04.165952Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação |
title |
As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação |
spellingShingle |
As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação Ishii, Patrícia Akemy [UNESP] Mobilidade social Estrategia Marketing de rede Relações publicas Social Mobility |
title_short |
As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação |
title_full |
As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação |
title_fullStr |
As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação |
title_full_unstemmed |
As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação |
title_sort |
As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação |
author |
Ishii, Patrícia Akemy [UNESP] |
author_facet |
Ishii, Patrícia Akemy [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonzales, Lucilene dos Santos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ishii, Patrícia Akemy [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade social Estrategia Marketing de rede Relações publicas Social Mobility |
topic |
Mobilidade social Estrategia Marketing de rede Relações publicas Social Mobility |
description |
The internet as well as all technologies arising from it are transforming and changing socially and economically, the forms of relationships between people and organizations. The environment of digital mobile communication is on the rise, allowing more communication strategies in public relations to be enhanced, in order to allow effective dialogue, relationship and interaction between organizations and their stakeholders. Accordingly, the purpose of this paper is to analyze digital communications, especially a locative media tool that has been gaining ground in communication activities: Quick Response Code. So in addition to conceptualize and contextualize it, one tried to map out various campaigns, both national and international, who made use of the QR Code, highlighting the strategic role that this tool can have in Integrated PR planning, in order to create visibility and to establish effective and lasting relationships with the brand / organization |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-03-23T15:19:45Z 2015-03-23T15:19:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ISHII, Patrícia Akemy. As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação. 2012. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012. http://hdl.handle.net/11449/119459 000726523 000726523.pdf 7297603907149464 |
identifier_str_mv |
ISHII, Patrícia Akemy. As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação. 2012. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012. 000726523 000726523.pdf 7297603907149464 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129540192468992 |