As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ishii, Patrícia Akemy [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119459
Resumo: The internet as well as all technologies arising from it are transforming and changing socially and economically, the forms of relationships between people and organizations. The environment of digital mobile communication is on the rise, allowing more communication strategies in public relations to be enhanced, in order to allow effective dialogue, relationship and interaction between organizations and their stakeholders. Accordingly, the purpose of this paper is to analyze digital communications, especially a locative media tool that has been gaining ground in communication activities: Quick Response Code. So in addition to conceptualize and contextualize it, one tried to map out various campaigns, both national and international, who made use of the QR Code, highlighting the strategic role that this tool can have in Integrated PR planning, in order to create visibility and to establish effective and lasting relationships with the brand / organization
id UNSP_73c4958ffca1bc916ead74c582ab544b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119459
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicaçãoMobilidade socialEstrategiaMarketing de redeRelações publicasSocial MobilityThe internet as well as all technologies arising from it are transforming and changing socially and economically, the forms of relationships between people and organizations. The environment of digital mobile communication is on the rise, allowing more communication strategies in public relations to be enhanced, in order to allow effective dialogue, relationship and interaction between organizations and their stakeholders. Accordingly, the purpose of this paper is to analyze digital communications, especially a locative media tool that has been gaining ground in communication activities: Quick Response Code. So in addition to conceptualize and contextualize it, one tried to map out various campaigns, both national and international, who made use of the QR Code, highlighting the strategic role that this tool can have in Integrated PR planning, in order to create visibility and to establish effective and lasting relationships with the brand / organizationA internet, assim como todas as tecnologias advindas a partir dela, está transformando e modificando, social e economicamente, as formas de relacionamento entre as pessoas e as organizações. A ambiência da comunicação móvel digital está em ascensão, permitindo e proporcionando que cada vez mais as estratégias de comunicação em Relações Públicas sejam potencializadas, no sentido de possibilitar diálogo efetivo, relacionamento e interação entre as organizações e seus públicos de interesse. Nesse sentido, o propósito desse trabalho é o de analisar a comunicação digital, em especial uma ferramenta de mídia locativa que cada vez mais vem ganhando espaço nas ações de comunicação: o Quick Response Code. Assim, além de conceituar e contextualizá-lo, procurou-se mapear diversas campanhas, tanto nacionais quanto internacionais, que fizeram uso do QR Code, evidenciando o papel estratégico que essa ferramenta pode ter no planejamento de Relações Públicas integrada, no intuito de criar visibilidade, estabelecendo um relacionamento duradouro e efetivo com a marca/organizaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gonzales, Lucilene dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ishii, Patrícia Akemy [UNESP]2015-03-23T15:19:45Z2015-03-23T15:19:45Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfISHII, Patrícia Akemy. As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação. 2012. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.http://hdl.handle.net/11449/119459000726523000726523.pdf7297603907149464Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:20:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:39:04.165952Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação
title As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação
spellingShingle As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação
Ishii, Patrícia Akemy [UNESP]
Mobilidade social
Estrategia
Marketing de rede
Relações publicas
Social Mobility
title_short As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação
title_full As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação
title_fullStr As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação
title_full_unstemmed As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação
title_sort As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação
author Ishii, Patrícia Akemy [UNESP]
author_facet Ishii, Patrícia Akemy [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzales, Lucilene dos Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ishii, Patrícia Akemy [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade social
Estrategia
Marketing de rede
Relações publicas
Social Mobility
topic Mobilidade social
Estrategia
Marketing de rede
Relações publicas
Social Mobility
description The internet as well as all technologies arising from it are transforming and changing socially and economically, the forms of relationships between people and organizations. The environment of digital mobile communication is on the rise, allowing more communication strategies in public relations to be enhanced, in order to allow effective dialogue, relationship and interaction between organizations and their stakeholders. Accordingly, the purpose of this paper is to analyze digital communications, especially a locative media tool that has been gaining ground in communication activities: Quick Response Code. So in addition to conceptualize and contextualize it, one tried to map out various campaigns, both national and international, who made use of the QR Code, highlighting the strategic role that this tool can have in Integrated PR planning, in order to create visibility and to establish effective and lasting relationships with the brand / organization
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:19:45Z
2015-03-23T15:19:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ISHII, Patrícia Akemy. As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação. 2012. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/119459
000726523
000726523.pdf
7297603907149464
identifier_str_mv ISHII, Patrícia Akemy. As relações públicas na ambiência da comunicação móvel digital: o QR code como estratégia de comunicação. 2012. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
000726523
000726523.pdf
7297603907149464
url http://hdl.handle.net/11449/119459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129540192468992