Ações colaborativas em aulas de educação física para estudantes do público-alvo da educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Setúval, Alessandra de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239699
Resumo: A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Presidente Prudente. A pesquisa partiu da seguinte problemática: Se e como ocorrem as ações colaborativas entre os professores de Educação Física e do Atendimento Educacional Especializado para adaptações de estratégias de ensino e recursos pedagógicos em aulas de Educação Física, para incluir o estudante do Público-alvo da Educação Especial. Objetivou-se, a partir desta questão, identificar e analisar as ações colaborativas que favoreçam a adaptação de estratégias de ensino e recursos pedagógicos possibilitando melhores práticas pedagógicas com vistas à participação do estudante Público-alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física. A abordagem teórico-metodológica é qualitativa de cunho analítica descritiva, delineada em três etapas. Na Etapa 1, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura os dados foram coletados a partir da busca nas bases de dados : Scientific Electronic Library Online (SciELO), SCOPUS, Portal de Periódicos CAPES/MEC, Library Information Science Technology (LISTA), Google Search Scholar, Education Resources Information Center (ERIC) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Pelo protocolo de Moher foram selecionados 31 artigos. Os dados foram tratados e analisados, a partir da análise de conteúdo, do tipo categorias temáticas. Os resultados foram apresentados a partir de quatro temas: 1) Importância das práticas colaborativas no ensino/aprendizagem entre professores; 2) Obstáculos/entraves na efetivação do trabalho colaborativo; 3) Práticas formativas para a efetivação do trabalho colaborativo; e, 4) Estratégias voltadas aos estudantes do Público-alvo da Educação Especial. Na Etapa 2 foram utilizados os seguintes instrumentos e procedimentos para coleta de dados: entrevista semiestruturada, com quatro professores de Educação Física e questionário com quatro professores do Atendimento Educacional Especializado. As entrevistas partiram de um roteiro previamente elaborado e analisado por juízes, foram transcritas na íntegra, e, em seguida, procedeu-se a análise do conteúdo, sendo realizada a análise temática. Diante do conteúdo das entrevistas, foram estabelecidos três grandes temas: 1) Atuação com estudante do Público-alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física; 2) Inclusão nas aulas de Educação Física e; 3) Formação para Atuação. Os resultados dos questionários foram organizados em blocos temáticos: 1) Informações profissionais; 2) Rotina na Escola; e 3) Ações colaborativas. Na Etapa 3, a partir da sistematização das evidências extraídas dos dados nas etapas 1 e 2, foram analisados as ações de colaboração entre os professores de Educação Especial e dos professores de Educação Física, o que gerou um rol de recomendações para ações efetivas de colaboração na elaboração de recursos funcionais. Para tal, foram realizadas propostas para adaptação destes recursos pedagógicos e de estratégias de ensino, que poderão equiparar os Estudantes Público-Alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física.
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A pesquisa partiu da seguinte problemática: Se e como ocorrem as ações colaborativas entre os professores de Educação Física e do Atendimento Educacional Especializado para adaptações de estratégias de ensino e recursos pedagógicos em aulas de Educação Física, para incluir o estudante do Público-alvo da Educação Especial. Objetivou-se, a partir desta questão, identificar e analisar as ações colaborativas que favoreçam a adaptação de estratégias de ensino e recursos pedagógicos possibilitando melhores práticas pedagógicas com vistas à participação do estudante Público-alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física. A abordagem teórico-metodológica é qualitativa de cunho analítica descritiva, delineada em três etapas. Na Etapa 1, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura os dados foram coletados a partir da busca nas bases de dados : Scientific Electronic Library Online (SciELO), SCOPUS, Portal de Periódicos CAPES/MEC, Library Information Science Technology (LISTA), Google Search Scholar, Education Resources Information Center (ERIC) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Pelo protocolo de Moher foram selecionados 31 artigos. Os dados foram tratados e analisados, a partir da análise de conteúdo, do tipo categorias temáticas. Os resultados foram apresentados a partir de quatro temas: 1) Importância das práticas colaborativas no ensino/aprendizagem entre professores; 2) Obstáculos/entraves na efetivação do trabalho colaborativo; 3) Práticas formativas para a efetivação do trabalho colaborativo; e, 4) Estratégias voltadas aos estudantes do Público-alvo da Educação Especial. Na Etapa 2 foram utilizados os seguintes instrumentos e procedimentos para coleta de dados: entrevista semiestruturada, com quatro professores de Educação Física e questionário com quatro professores do Atendimento Educacional Especializado. As entrevistas partiram de um roteiro previamente elaborado e analisado por juízes, foram transcritas na íntegra, e, em seguida, procedeu-se a análise do conteúdo, sendo realizada a análise temática. Diante do conteúdo das entrevistas, foram estabelecidos três grandes temas: 1) Atuação com estudante do Público-alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física; 2) Inclusão nas aulas de Educação Física e; 3) Formação para Atuação. Os resultados dos questionários foram organizados em blocos temáticos: 1) Informações profissionais; 2) Rotina na Escola; e 3) Ações colaborativas. Na Etapa 3, a partir da sistematização das evidências extraídas dos dados nas etapas 1 e 2, foram analisados as ações de colaboração entre os professores de Educação Especial e dos professores de Educação Física, o que gerou um rol de recomendações para ações efetivas de colaboração na elaboração de recursos funcionais. Para tal, foram realizadas propostas para adaptação destes recursos pedagógicos e de estratégias de ensino, que poderão equiparar os Estudantes Público-Alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física.This study is linked to the line of research “Formative Processes, Teaching and Learning”, of the Graduate Program in Education, Faculty of Science and Technology, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Presidente Prudente Campus. The research started from the following question: do collaborative actions for adapting teaching strategies and pedagogical resources occur in Physical Education classes, and how do they occur to include students from the Target Audience of Special Education students? Based on this question, the objective was to identify and analyze the collaborative actions that favor the adaptation of teaching strategies, enabling better pedagogical practices, with a view to participation by the Target audience of Special Education students in Physical Education classes. The theoretical-methodological approach is qualitative, with a descriptive analytical nature, outlined in three stages. In Stage 1, through a Systematic Literature Review, data were collected from the search in the databases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), SCOPUS, Portal de Periódicos CAPES/MEC, Library Information Science Technology (LISTA), Google Search Scholar, Education Resources Information Center (ERIC), and Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Using Moher's protocol, 31 articles were selected. The data were treated and analyzed, based on theme/category content analysis. The results were presented considering four themes: 1) Importance of collaborative practices in teaching/learning among teachers; 2) Obstacles/hindrances to carrying out collaborative work; 3) Training practices for the effectiveness of collaborative work; and, 4) Strategies aimed at students of the Special Education Target Audience. In Stage 2 - Interviews and questionnaires, the following instruments and procedures were used for data collection: a semi-structured interview with four Physical Education teachers and a questionnaire with four teachers from the Specialized Educational Service. The interviews were based on a script, previously elaborated and analyzed by judges. The dialogues were transcribed in full, and then the content was analyzed in order to carry out the thematic analysis. In view of the content of the interviews, three major themes were established: 1) Working with students from the Special Education Target Audience in Physical Education classes; 2) Inclusion in Physical Education classes; and 3) Training for Action. The results of the questionnaires were organized into thematic blocks: 1) Professional information; 2) Routine at School; and 3) Collaborative actions. In Stage 3, based on systematization of the evidence extracted from the data in Stages 1 and 2, collaborative actions between Special Education teachers and Physical Education teachers were analyzed, which generated a list of recommendations for effective collaboration actions in the elaboration of functional resources. For this purpose, proposals were made to adapt these pedagogical resources and teaching strategies to equate them to the Target Audience of Special Education students in Physical Education classes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Setúval, Alessandra de Souza2023-02-24T12:20:02Z2023-02-24T12:20:02Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23969933004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239699Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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description A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Presidente Prudente. A pesquisa partiu da seguinte problemática: Se e como ocorrem as ações colaborativas entre os professores de Educação Física e do Atendimento Educacional Especializado para adaptações de estratégias de ensino e recursos pedagógicos em aulas de Educação Física, para incluir o estudante do Público-alvo da Educação Especial. Objetivou-se, a partir desta questão, identificar e analisar as ações colaborativas que favoreçam a adaptação de estratégias de ensino e recursos pedagógicos possibilitando melhores práticas pedagógicas com vistas à participação do estudante Público-alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física. A abordagem teórico-metodológica é qualitativa de cunho analítica descritiva, delineada em três etapas. Na Etapa 1, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura os dados foram coletados a partir da busca nas bases de dados : Scientific Electronic Library Online (SciELO), SCOPUS, Portal de Periódicos CAPES/MEC, Library Information Science Technology (LISTA), Google Search Scholar, Education Resources Information Center (ERIC) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Pelo protocolo de Moher foram selecionados 31 artigos. Os dados foram tratados e analisados, a partir da análise de conteúdo, do tipo categorias temáticas. Os resultados foram apresentados a partir de quatro temas: 1) Importância das práticas colaborativas no ensino/aprendizagem entre professores; 2) Obstáculos/entraves na efetivação do trabalho colaborativo; 3) Práticas formativas para a efetivação do trabalho colaborativo; e, 4) Estratégias voltadas aos estudantes do Público-alvo da Educação Especial. Na Etapa 2 foram utilizados os seguintes instrumentos e procedimentos para coleta de dados: entrevista semiestruturada, com quatro professores de Educação Física e questionário com quatro professores do Atendimento Educacional Especializado. As entrevistas partiram de um roteiro previamente elaborado e analisado por juízes, foram transcritas na íntegra, e, em seguida, procedeu-se a análise do conteúdo, sendo realizada a análise temática. Diante do conteúdo das entrevistas, foram estabelecidos três grandes temas: 1) Atuação com estudante do Público-alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física; 2) Inclusão nas aulas de Educação Física e; 3) Formação para Atuação. Os resultados dos questionários foram organizados em blocos temáticos: 1) Informações profissionais; 2) Rotina na Escola; e 3) Ações colaborativas. Na Etapa 3, a partir da sistematização das evidências extraídas dos dados nas etapas 1 e 2, foram analisados as ações de colaboração entre os professores de Educação Especial e dos professores de Educação Física, o que gerou um rol de recomendações para ações efetivas de colaboração na elaboração de recursos funcionais. Para tal, foram realizadas propostas para adaptação destes recursos pedagógicos e de estratégias de ensino, que poderão equiparar os Estudantes Público-Alvo da Educação Especial nas aulas de Educação Física.
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