O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90946
Resumo: O objetivo central deste trabalho é a Tese de que o processo dialético entre o erro e a verdade, entre a razão e a experiência, propicia a formação de novas zonas do perfil epistemolótico e, consequentemente, contribui para a aquisição de um conhecimento mais sistematizado e mais elaborado. O estudo da epistemologia de Bacharel por meio de suas características: histórica, descontinuísta, dialética e racionalista, e também, pelas noções de obstáculos epistemológicos e perfil epistemológico, fornece subsídios que nos ajudam a compreender a importância do erro e da verdade no desenvolvimento e na aquisição de conceitos. Trata-se de uma pesquisa teórica e empírica. Primeiramente, pro meio de uma recorrência histórica regressamos à história do eletromagnetismo. As concepções deste período se enquadram em duas regiões do perfil: a idéia de ação a distância e noção da teoria de campo. Podemos verificar a importância do erro e da verdade para a formação de uma nova zona do perfil. Em seguida, no campo pedagógico, fizemos uma pesquisa de campo. Elaboramos um curso de extensão universitária denominado Fundamentos Históricos do Eletromagnetismo e, aplicamos aos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP/Bauru durante o ano letivo de 2006. Os encontros ocorriam quinzenalmente, nos quais, estudávamos alguns episódios históricos relevantes da temática proposta. A metodologia da análise foi dividida em três etapas do processo de psicanálise propostas por Santos (1998): Na conscientização, aplicamos um questionário logo no primeiro dia de aula. A desestruturação consistiu na gravação dos encontros para análises (gravação, transcrição e interpretação de dados). Esta etapa foi dividida em dois módulos que ocorreram no primeiro e segundo semestres letivos. No primeiro módulo, estudamos o período até a descoberta do eletromagnetismo...
id UNSP_751e13bec6d1b5f72932b9c0e57a9974
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90946
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismoBachelard, Gaston, 1884-1962História da ciênciaFisica - EnsinoEletromagnetismoHistory of SciencePhysics educationEletromagnetismO objetivo central deste trabalho é a Tese de que o processo dialético entre o erro e a verdade, entre a razão e a experiência, propicia a formação de novas zonas do perfil epistemolótico e, consequentemente, contribui para a aquisição de um conhecimento mais sistematizado e mais elaborado. O estudo da epistemologia de Bacharel por meio de suas características: histórica, descontinuísta, dialética e racionalista, e também, pelas noções de obstáculos epistemológicos e perfil epistemológico, fornece subsídios que nos ajudam a compreender a importância do erro e da verdade no desenvolvimento e na aquisição de conceitos. Trata-se de uma pesquisa teórica e empírica. Primeiramente, pro meio de uma recorrência histórica regressamos à história do eletromagnetismo. As concepções deste período se enquadram em duas regiões do perfil: a idéia de ação a distância e noção da teoria de campo. Podemos verificar a importância do erro e da verdade para a formação de uma nova zona do perfil. Em seguida, no campo pedagógico, fizemos uma pesquisa de campo. Elaboramos um curso de extensão universitária denominado Fundamentos Históricos do Eletromagnetismo e, aplicamos aos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP/Bauru durante o ano letivo de 2006. Os encontros ocorriam quinzenalmente, nos quais, estudávamos alguns episódios históricos relevantes da temática proposta. A metodologia da análise foi dividida em três etapas do processo de psicanálise propostas por Santos (1998): Na conscientização, aplicamos um questionário logo no primeiro dia de aula. A desestruturação consistiu na gravação dos encontros para análises (gravação, transcrição e interpretação de dados). Esta etapa foi dividida em dois módulos que ocorreram no primeiro e segundo semestres letivos. No primeiro módulo, estudamos o período até a descoberta do eletromagnetismo...The central goal of this work is the Thesis that the dialectic process between error and truth and, between reason and experience, propitiates the formation of epistemological profiles, new zones, and consequently, it contributes for the acquisition of a better knowledge. The study of the Bachelard's epistemology through its historical, discontinuous, dialectical and relationalist characteristics and, through the notions of epistemological obstacles and profiles supplies subsidies that help us to understand the importance of the error and of the truth in the development and acquisition of news concepts. This is a theorical and empirical research. First, through a historical recurrence we return to the history of the electromagnetism. The conceptions of this period show two zones of the profiles: Action at a Distance and theory of field. We can verify the importance of the error and of the truth for the formation of the epistemological profiles's new zones. In the pedagogical field, we did a research in the classroom with some students. We elaborated a course of extension. It has been called Historical Fundaments of the electromagnetism and, we applied it to the students of the Physical Teaching Course at Unesp/Bauru during the year of 2006. The meeting happened biweekly, in which, we studied some excellent episodes of thematic proposal. The methodology of analysis was divided in three stages of the psychonalysis process proposals by Santos (1998). In the awareness, we applied a questionnaire in the first day of class. The destabilization consisted in the recording of the meeting for analysis (recording, transcription and interpretation of the data). This stage was divided in two modules that had occurred in the first and second semesters of the year. In the first module, we studied the period until the discovery of eletromagnetism and, in the second module, its posterior interpretations... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caluzi, João José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2009-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis203 f.application/pdfSOUZA FILHO, Moacir Pereira de. O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo. 2009. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90946000603921souzafilho_mp_dr_bauru.pdf33004056079P044714552069327099240823312105954Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-16T06:17:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:41.807869Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo
title O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo
spellingShingle O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Bachelard, Gaston, 1884-1962
História da ciência
Fisica - Ensino
Eletromagnetismo
History of Science
Physics education
Eletromagnetism
title_short O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo
title_full O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo
title_fullStr O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo
title_full_unstemmed O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo
title_sort O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo
author Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
author_facet Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caluzi, João José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bachelard, Gaston, 1884-1962
História da ciência
Fisica - Ensino
Eletromagnetismo
History of Science
Physics education
Eletromagnetism
topic Bachelard, Gaston, 1884-1962
História da ciência
Fisica - Ensino
Eletromagnetismo
History of Science
Physics education
Eletromagnetism
description O objetivo central deste trabalho é a Tese de que o processo dialético entre o erro e a verdade, entre a razão e a experiência, propicia a formação de novas zonas do perfil epistemolótico e, consequentemente, contribui para a aquisição de um conhecimento mais sistematizado e mais elaborado. O estudo da epistemologia de Bacharel por meio de suas características: histórica, descontinuísta, dialética e racionalista, e também, pelas noções de obstáculos epistemológicos e perfil epistemológico, fornece subsídios que nos ajudam a compreender a importância do erro e da verdade no desenvolvimento e na aquisição de conceitos. Trata-se de uma pesquisa teórica e empírica. Primeiramente, pro meio de uma recorrência histórica regressamos à história do eletromagnetismo. As concepções deste período se enquadram em duas regiões do perfil: a idéia de ação a distância e noção da teoria de campo. Podemos verificar a importância do erro e da verdade para a formação de uma nova zona do perfil. Em seguida, no campo pedagógico, fizemos uma pesquisa de campo. Elaboramos um curso de extensão universitária denominado Fundamentos Históricos do Eletromagnetismo e, aplicamos aos alunos do curso de licenciatura em Física da UNESP/Bauru durante o ano letivo de 2006. Os encontros ocorriam quinzenalmente, nos quais, estudávamos alguns episódios históricos relevantes da temática proposta. A metodologia da análise foi dividida em três etapas do processo de psicanálise propostas por Santos (1998): Na conscientização, aplicamos um questionário logo no primeiro dia de aula. A desestruturação consistiu na gravação dos encontros para análises (gravação, transcrição e interpretação de dados). Esta etapa foi dividida em dois módulos que ocorreram no primeiro e segundo semestres letivos. No primeiro módulo, estudamos o período até a descoberta do eletromagnetismo...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-25
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA FILHO, Moacir Pereira de. O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo. 2009. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90946
000603921
souzafilho_mp_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4471455206932709
9240823312105954
identifier_str_mv SOUZA FILHO, Moacir Pereira de. O erro em sala de aula: subsídios para o ensino do eletromagnetismo. 2009. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
000603921
souzafilho_mp_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4471455206932709
9240823312105954
url http://hdl.handle.net/11449/90946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129205463941120