Lexicografia pedagógica: e-dicionário escolar de verbos português-inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Giseli Sampaio de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204321
Resumo: Este trabalho tem por tema a interdisciplinaridade entre a pedagogia históricocrítica e a lexicografia pedagógica entendendo que a primeira traz subsídios para a segunda que por sua vez terá contribuições teóricas e práticas para a primeira. O contexto dessa pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional contemplou a Educação Básica, mais especificamente, o Ensino Fundamental II que corresponde do 6º ao 9º ano e visa atender a demanda por estudos e materiais on-line no ensino e na aprendizagem de língua inglesa. Sendo assim, o nosso objetivo é colaborar para o ensino e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira na educação básica. Para tanto, nossos objetivos específicos contemplam apresentar aspectos teóricos e desenvolver como produto final o e-Dicionário Escolar de Verbos Português-Inglês (e-DEVPI) para contribuir com o aluno no desenvolvimento de sua habilidade de produção escrita e oral. Quanto a metodologia, esta é uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quantitativa e qualitativa com característica de estudo teórico e documental na primeira etapa e na segunda etapa caracterizada pela elaboração do e-DEVPI que contemplou a seleção dos cem verbos mais utilizados em Língua Portuguesa no Brasil, análise conceitual e redação de verbetes. O resultado confirma a interrelação entre as áreas teóricas contempladas e um produto com potencial para atender a demanda identificada por Zacarias (2011) em sua tese de doutorado. Espera-se que os resultados possam contribuir para futuras pesquisas nas áreas da Educação e da Lexicografia.
id UNSP_75230c392c6cf324e477b6c5c3cddf40
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204321
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Lexicografia pedagógica: e-dicionário escolar de verbos português-inglêsPedagogical lexicography: e-school dictionary of Portuguese-English verbsLexicografia PedagógicaMetalexicografiaE-dicionárioPedagogia Histórico-críticaPedagogical lexicographyMetalexicographyHistorical-critical PedagogyE-dictionaryEste trabalho tem por tema a interdisciplinaridade entre a pedagogia históricocrítica e a lexicografia pedagógica entendendo que a primeira traz subsídios para a segunda que por sua vez terá contribuições teóricas e práticas para a primeira. O contexto dessa pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional contemplou a Educação Básica, mais especificamente, o Ensino Fundamental II que corresponde do 6º ao 9º ano e visa atender a demanda por estudos e materiais on-line no ensino e na aprendizagem de língua inglesa. Sendo assim, o nosso objetivo é colaborar para o ensino e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira na educação básica. Para tanto, nossos objetivos específicos contemplam apresentar aspectos teóricos e desenvolver como produto final o e-Dicionário Escolar de Verbos Português-Inglês (e-DEVPI) para contribuir com o aluno no desenvolvimento de sua habilidade de produção escrita e oral. Quanto a metodologia, esta é uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quantitativa e qualitativa com característica de estudo teórico e documental na primeira etapa e na segunda etapa caracterizada pela elaboração do e-DEVPI que contemplou a seleção dos cem verbos mais utilizados em Língua Portuguesa no Brasil, análise conceitual e redação de verbetes. O resultado confirma a interrelação entre as áreas teóricas contempladas e um produto com potencial para atender a demanda identificada por Zacarias (2011) em sua tese de doutorado. Espera-se que os resultados possam contribuir para futuras pesquisas nas áreas da Educação e da Lexicografia.This work has as its theme the interdisciplinarity between historical-critical pedagogy and pedagogical lexicography, understanding that the former brings subsidies to the latter, which in turn will have theoretical and practical contributions to the former. The context of this research developed under the Professional Master's Program covered Basic Education, more specifically, Elementary Education II, which corresponds from the 6th to the 9th year and aims to meet the demand for studies and online materials in the teaching and learning of the English Language . Therefore, our goal is to collaborate in teaching and learning English as a foreign language in basic education. Therefore, our specific objectives include presenting theoretical aspects and developing the PortugueseEnglish School e-Dictionary (e-DEVPI) as a final product to instrumentalize the student in the development of his written and oral production skills. As for the methodology, this is a research of an applied nature, with a quantitative and qualitative approach with a characteristic of theoretical and documentary study in the first stage and in the second stage characterized by the elaboration of the eDEVPI which had contemplated the selection of the hundred most used verbs in Portuguese language in Brazil, conceptual analysis and entry of entries. The result confirms the interrelation between the theoretical areas covered and an instrument with the potential to meet the identified demand by Zacarias (2011) in her doctor. It is also hoped that the results may contribute to future research in the areas of Education and Lexicography.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zacarias, Regiani Aparecida Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Giseli Sampaio de Oliveira2021-04-09T23:34:33Z2021-04-09T23:34:33Z2021-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20432133004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-09T06:24:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204321Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:06.831544Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lexicografia pedagógica: e-dicionário escolar de verbos português-inglês
Pedagogical lexicography: e-school dictionary of Portuguese-English verbs
title Lexicografia pedagógica: e-dicionário escolar de verbos português-inglês
spellingShingle Lexicografia pedagógica: e-dicionário escolar de verbos português-inglês
Marques, Giseli Sampaio de Oliveira
Lexicografia Pedagógica
Metalexicografia
E-dicionário
Pedagogia Histórico-crítica
Pedagogical lexicography
Metalexicography
Historical-critical Pedagogy
E-dictionary
title_short Lexicografia pedagógica: e-dicionário escolar de verbos português-inglês
title_full Lexicografia pedagógica: e-dicionário escolar de verbos português-inglês
title_fullStr Lexicografia pedagógica: e-dicionário escolar de verbos português-inglês
title_full_unstemmed Lexicografia pedagógica: e-dicionário escolar de verbos português-inglês
title_sort Lexicografia pedagógica: e-dicionário escolar de verbos português-inglês
author Marques, Giseli Sampaio de Oliveira
author_facet Marques, Giseli Sampaio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zacarias, Regiani Aparecida Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Giseli Sampaio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Lexicografia Pedagógica
Metalexicografia
E-dicionário
Pedagogia Histórico-crítica
Pedagogical lexicography
Metalexicography
Historical-critical Pedagogy
E-dictionary
topic Lexicografia Pedagógica
Metalexicografia
E-dicionário
Pedagogia Histórico-crítica
Pedagogical lexicography
Metalexicography
Historical-critical Pedagogy
E-dictionary
description Este trabalho tem por tema a interdisciplinaridade entre a pedagogia históricocrítica e a lexicografia pedagógica entendendo que a primeira traz subsídios para a segunda que por sua vez terá contribuições teóricas e práticas para a primeira. O contexto dessa pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional contemplou a Educação Básica, mais especificamente, o Ensino Fundamental II que corresponde do 6º ao 9º ano e visa atender a demanda por estudos e materiais on-line no ensino e na aprendizagem de língua inglesa. Sendo assim, o nosso objetivo é colaborar para o ensino e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira na educação básica. Para tanto, nossos objetivos específicos contemplam apresentar aspectos teóricos e desenvolver como produto final o e-Dicionário Escolar de Verbos Português-Inglês (e-DEVPI) para contribuir com o aluno no desenvolvimento de sua habilidade de produção escrita e oral. Quanto a metodologia, esta é uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quantitativa e qualitativa com característica de estudo teórico e documental na primeira etapa e na segunda etapa caracterizada pela elaboração do e-DEVPI que contemplou a seleção dos cem verbos mais utilizados em Língua Portuguesa no Brasil, análise conceitual e redação de verbetes. O resultado confirma a interrelação entre as áreas teóricas contempladas e um produto com potencial para atender a demanda identificada por Zacarias (2011) em sua tese de doutorado. Espera-se que os resultados possam contribuir para futuras pesquisas nas áreas da Educação e da Lexicografia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-09T23:34:33Z
2021-04-09T23:34:33Z
2021-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204321
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/204321
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129134239416320