Teoria da Atividade como uma proposta Pedagógica para a disciplina de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Matheus Bortolote [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mendonça, Sueli guadeleupe de Lima [UNESP], Barbosa, Maria Valéria [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/1681
http://hdl.handle.net/11449/114761
Resumo: Present article is result out of a action research, which has been released by IPSTI/Sociology group (Institutional Program with Scholarship in Teaching Iniciation) of UNESP in Marilia, whose objective is to problematize Sociology teaching through Historic-Cultural Theory, specially Leontiev’s Theory of Activity, seeking to establish an advance in investigation and making methodology for teaching Sociology in basic education. In Sao Paulo State, this perspective is set as an alternative to Sociology Handbook (Teacher/Student) from State Department of Education, which is used in public schools.
id UNSP_7568c30c56ceb0c18f5275823509f372
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114761
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Teoria da Atividade como uma proposta Pedagógica para a disciplina de SociologiaTheory of activity as a pedagogic proposal for sociology matterPresent article is result out of a action research, which has been released by IPSTI/Sociology group (Institutional Program with Scholarship in Teaching Iniciation) of UNESP in Marilia, whose objective is to problematize Sociology teaching through Historic-Cultural Theory, specially Leontiev’s Theory of Activity, seeking to establish an advance in investigation and making methodology for teaching Sociology in basic education. In Sao Paulo State, this perspective is set as an alternative to Sociology Handbook (Teacher/Student) from State Department of Education, which is used in public schools.O presente artigo é resultado do recorte de uma pesquisa-ação, que vem sendo realizada pelo grupo PIBID/Sociologia (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) da UNESP de Marília, com o objetivo de problematizar o ensino de Sociologia, a partir da Teoria Histórico-Cultural, em especial a Teoria da Atividade de Leontiev, buscando estabelecer um avanço na investigação e na elaboração de metodologia de ensino em Sociologia para educação básica. No estado de São Paulo, essa perspectiva se coloca como uma alternativa aos Cadernos de Sociologia (Professor/Aluno) da Secretaria de Estado da Educação, utilizados nas escolas públicas estaduais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Sociologia e Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, nº 737, Campus Unievrsitário, CEP 17525-900, SP, BrasilDepartamento de Sociologia e Antropologia (DSA) - FFC MaríliaDepartamento de Didática (DDID) - FFC MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Matheus Bortolote [UNESP]Mendonça, Sueli guadeleupe de Lima [UNESP]Barbosa, Maria Valéria [UNESP]2015-02-24T13:57:27Z2015-02-24T13:57:27Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article01-21application/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/1681Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 12, n. 3, p. 1-21, 2012.1415-8212http://hdl.handle.net/11449/114761ISSN1415-8212-2012-12-03-01-21.pdf10464460441106921046446044110692Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Iniciação Científica da FFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T19:07:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114761Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T19:07:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da Atividade como uma proposta Pedagógica para a disciplina de Sociologia
Theory of activity as a pedagogic proposal for sociology matter
title Teoria da Atividade como uma proposta Pedagógica para a disciplina de Sociologia
spellingShingle Teoria da Atividade como uma proposta Pedagógica para a disciplina de Sociologia
Rodrigues, Matheus Bortolote [UNESP]
title_short Teoria da Atividade como uma proposta Pedagógica para a disciplina de Sociologia
title_full Teoria da Atividade como uma proposta Pedagógica para a disciplina de Sociologia
title_fullStr Teoria da Atividade como uma proposta Pedagógica para a disciplina de Sociologia
title_full_unstemmed Teoria da Atividade como uma proposta Pedagógica para a disciplina de Sociologia
title_sort Teoria da Atividade como uma proposta Pedagógica para a disciplina de Sociologia
author Rodrigues, Matheus Bortolote [UNESP]
author_facet Rodrigues, Matheus Bortolote [UNESP]
Mendonça, Sueli guadeleupe de Lima [UNESP]
Barbosa, Maria Valéria [UNESP]
author_role author
author2 Mendonça, Sueli guadeleupe de Lima [UNESP]
Barbosa, Maria Valéria [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Matheus Bortolote [UNESP]
Mendonça, Sueli guadeleupe de Lima [UNESP]
Barbosa, Maria Valéria [UNESP]
description Present article is result out of a action research, which has been released by IPSTI/Sociology group (Institutional Program with Scholarship in Teaching Iniciation) of UNESP in Marilia, whose objective is to problematize Sociology teaching through Historic-Cultural Theory, specially Leontiev’s Theory of Activity, seeking to establish an advance in investigation and making methodology for teaching Sociology in basic education. In Sao Paulo State, this perspective is set as an alternative to Sociology Handbook (Teacher/Student) from State Department of Education, which is used in public schools.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:57:27Z
2015-02-24T13:57:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/1681
Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 12, n. 3, p. 1-21, 2012.
1415-8212
http://hdl.handle.net/11449/114761
ISSN1415-8212-2012-12-03-01-21.pdf
1046446044110692
1046446044110692
url http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/1681
http://hdl.handle.net/11449/114761
identifier_str_mv Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 12, n. 3, p. 1-21, 2012.
1415-8212
ISSN1415-8212-2012-12-03-01-21.pdf
1046446044110692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Iniciação Científica da FFC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 01-21
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128165748408320