A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, João Amadeus Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102070
Resumo: O principal objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de construção da identidade de professor e pesquisador em ensino de Física, em uma proposta educacional que vem sendo construída, desenvolvida e estudada na formação inicial de professores deste 1997. A pesquisa consistiu em um estudo de caso, tendo a coleta e análise dos dados sob fundamentos teóricos epistemológicos e metodológicos em Freire, Habermas, Strauss, Latour e Miron. A formação do professor e pesquisador em ensino de Física ocorre diante de diferentes demandas e situações -limite que precisam ser enfrentadas. Por isso, é necessário tecer reflexões, relações e modificações no curso da ação. Constato que a vivência de uma práxis - interlocução entre teoria e prática - no desenvolvimento de uma proposta educacional na formação inicial de professores de Física é condição imprescindível para a construção da identidade de professor e pesquisador em ensino de Física. Os resultados demonstram que a proposta tem tido progressos importantes na sistematização de atividades educacionais que problematizem conceitos e práticas, as quais viabilizem a abertura e continuidade do diálogo; bem como, nas parcerias tecidas, que buscam implementar e consolidar a relação ensino, pesquisa e extensão na interface Universidade-Escolas
id UNSP_75827f5144f689180dd9efed7adaec2c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102070
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidadeProfessores - FormaçãoIdentidadeProfessoresPesquisadoresInitial education of teachersIdentityTeacher and researcherTeaching of physicsO principal objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de construção da identidade de professor e pesquisador em ensino de Física, em uma proposta educacional que vem sendo construída, desenvolvida e estudada na formação inicial de professores deste 1997. A pesquisa consistiu em um estudo de caso, tendo a coleta e análise dos dados sob fundamentos teóricos epistemológicos e metodológicos em Freire, Habermas, Strauss, Latour e Miron. A formação do professor e pesquisador em ensino de Física ocorre diante de diferentes demandas e situações -limite que precisam ser enfrentadas. Por isso, é necessário tecer reflexões, relações e modificações no curso da ação. Constato que a vivência de uma práxis - interlocução entre teoria e prática - no desenvolvimento de uma proposta educacional na formação inicial de professores de Física é condição imprescindível para a construção da identidade de professor e pesquisador em ensino de Física. Os resultados demonstram que a proposta tem tido progressos importantes na sistematização de atividades educacionais que problematizem conceitos e práticas, as quais viabilizem a abertura e continuidade do diálogo; bem como, nas parcerias tecidas, que buscam implementar e consolidar a relação ensino, pesquisa e extensão na interface Universidade-EscolasThe aim of this study was to analysis the construction of identity of teacher and reseacher in the teaching of Physics in an educational proposal bulding, developed and studies in abn initial teacher education program since 1997. The research was in a study of case, with collection and analysis of the data was supported by the theoretical epistemological and methodological concepts of Freire, Habermas, Strauss, Latour and Miron. The education of teachers and researchers in the teaching of Physics takes places in a context of different demands and limit situations. It is necessary to develop reflexions, relations and modifcations in the course of action. I check that the experience of praxis - interannouncer between theory and practice - in the development of an educational proposal in Physics teachers initial educational supports the construction of a special identity - a teacher and researcher in the teaching of Physics. The outomes demonstrate that the proposal have had considerable progress in the systematization and educational activities that problematize concepts and practices, which in turn allow for the start and continuation of dialogue; the partnerships that aim to implement and consolidate the relations among teaching, research and outreach activities at the University and SchoolsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Mion, Rejane Aurora [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, João Amadeus Pereira [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2010-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis233 f. : il.application/pdfALVES, João Amadeus Pereira. A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade. 2010. 233 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/102070000638896alves_jap_dr_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T06:12:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102070Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:14:46.050594Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade
title A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade
spellingShingle A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade
Alves, João Amadeus Pereira [UNESP]
Professores - Formação
Identidade
Professores
Pesquisadores
Initial education of teachers
Identity
Teacher and researcher
Teaching of physics
title_short A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade
title_full A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade
title_fullStr A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade
title_full_unstemmed A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade
title_sort A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade
author Alves, João Amadeus Pereira [UNESP]
author_facet Alves, João Amadeus Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Mion, Rejane Aurora [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, João Amadeus Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Identidade
Professores
Pesquisadores
Initial education of teachers
Identity
Teacher and researcher
Teaching of physics
topic Professores - Formação
Identidade
Professores
Pesquisadores
Initial education of teachers
Identity
Teacher and researcher
Teaching of physics
description O principal objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de construção da identidade de professor e pesquisador em ensino de Física, em uma proposta educacional que vem sendo construída, desenvolvida e estudada na formação inicial de professores deste 1997. A pesquisa consistiu em um estudo de caso, tendo a coleta e análise dos dados sob fundamentos teóricos epistemológicos e metodológicos em Freire, Habermas, Strauss, Latour e Miron. A formação do professor e pesquisador em ensino de Física ocorre diante de diferentes demandas e situações -limite que precisam ser enfrentadas. Por isso, é necessário tecer reflexões, relações e modificações no curso da ação. Constato que a vivência de uma práxis - interlocução entre teoria e prática - no desenvolvimento de uma proposta educacional na formação inicial de professores de Física é condição imprescindível para a construção da identidade de professor e pesquisador em ensino de Física. Os resultados demonstram que a proposta tem tido progressos importantes na sistematização de atividades educacionais que problematizem conceitos e práticas, as quais viabilizem a abertura e continuidade do diálogo; bem como, nas parcerias tecidas, que buscam implementar e consolidar a relação ensino, pesquisa e extensão na interface Universidade-Escolas
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-31
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, João Amadeus Pereira. A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade. 2010. 233 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/102070
000638896
alves_jap_dr_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv ALVES, João Amadeus Pereira. A formação inicial de professores de física e a construção de uma identidade. 2010. 233 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000638896
alves_jap_dr_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/102070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 233 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128778719723520