Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP], Schlünzen Junior, Klaus [UNESP], Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141794
Resumo: No artigo será descrita a proposta de intervenção criada para viabilizar a formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor). Para isso, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, em parceria com a Rede do Saber propôs, de 16 a 27 de novembro de 2013 o Módulo Introdutório dos Cursos RedeFor Educação Especial e Inclusiva, intitulado “Conhecendo o Curso”. Por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível no Portal Edutec, os 5.301 (cinco mil, trezentos e um) professores cursistas pré-inscritos nos 7 cursos de especialização propostos foram convidados a realizar atividades de conhecimento sobre o funcionamento curricular e pedagógico dos cursos do Redefor acompanhados por especialistas em Educação a Distância (EaD). Além de explorar o Manual do Professor Cursista, os mesmos puderam conhecer a estrutura curricular e os materiais dos cursos e no Fórum de Dúvidas Compartilhadas receberam esclarecimentos desses especialistas. Dos 5.301 pré-inscritos, 2.497 (dois mil, quatrocentos e noventa e sete) confirmaram matrícula nos cursos até a 4ª chamada, realizada em janeiro de 2014. Percebe-se nos registros deste ambiente de formação as expectativas dos inscritos e aos aspectos técnicos e pedagógicos que poderão ser vivenciados ao longo dos cursos.
id UNSP_76be7504075a76b57b1404c745094aa1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141794
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusivaConhecendo o CursoRedeForEducação especial e inclusivaFormação de professores em EaDNo artigo será descrita a proposta de intervenção criada para viabilizar a formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor). Para isso, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, em parceria com a Rede do Saber propôs, de 16 a 27 de novembro de 2013 o Módulo Introdutório dos Cursos RedeFor Educação Especial e Inclusiva, intitulado “Conhecendo o Curso”. Por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível no Portal Edutec, os 5.301 (cinco mil, trezentos e um) professores cursistas pré-inscritos nos 7 cursos de especialização propostos foram convidados a realizar atividades de conhecimento sobre o funcionamento curricular e pedagógico dos cursos do Redefor acompanhados por especialistas em Educação a Distância (EaD). Além de explorar o Manual do Professor Cursista, os mesmos puderam conhecer a estrutura curricular e os materiais dos cursos e no Fórum de Dúvidas Compartilhadas receberam esclarecimentos desses especialistas. Dos 5.301 pré-inscritos, 2.497 (dois mil, quatrocentos e noventa e sete) confirmaram matrícula nos cursos até a 4ª chamada, realizada em janeiro de 2014. Percebe-se nos registros deste ambiente de formação as expectativas dos inscritos e aos aspectos técnicos e pedagógicos que poderão ser vivenciados ao longo dos cursos.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]2016-07-19T13:00:30Z2016-07-19T13:00:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8719-8727application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8719-87272357-7819http://hdl.handle.net/11449/141794ISSN2357-7819-2014-8719-8727.pdf7346754405819238184523624129306850213683008730510000-0002-5623-6093porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141794Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:09:21.861127Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva
title Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva
spellingShingle Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Conhecendo o Curso
RedeFor
Educação especial e inclusiva
Formação de professores em EaD
title_short Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva
title_full Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva
title_fullStr Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva
title_full_unstemmed Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva
title_sort Conhecendo o curso: proposta de intervenção para a formação de professores do programa REDEFOR - educação especial e inclusiva
author Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
author_facet Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]
author_role author
author2 Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecendo o Curso
RedeFor
Educação especial e inclusiva
Formação de professores em EaD
topic Conhecendo o Curso
RedeFor
Educação especial e inclusiva
Formação de professores em EaD
description No artigo será descrita a proposta de intervenção criada para viabilizar a formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor). Para isso, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, em parceria com a Rede do Saber propôs, de 16 a 27 de novembro de 2013 o Módulo Introdutório dos Cursos RedeFor Educação Especial e Inclusiva, intitulado “Conhecendo o Curso”. Por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível no Portal Edutec, os 5.301 (cinco mil, trezentos e um) professores cursistas pré-inscritos nos 7 cursos de especialização propostos foram convidados a realizar atividades de conhecimento sobre o funcionamento curricular e pedagógico dos cursos do Redefor acompanhados por especialistas em Educação a Distância (EaD). Além de explorar o Manual do Professor Cursista, os mesmos puderam conhecer a estrutura curricular e os materiais dos cursos e no Fórum de Dúvidas Compartilhadas receberam esclarecimentos desses especialistas. Dos 5.301 pré-inscritos, 2.497 (dois mil, quatrocentos e noventa e sete) confirmaram matrícula nos cursos até a 4ª chamada, realizada em janeiro de 2014. Percebe-se nos registros deste ambiente de formação as expectativas dos inscritos e aos aspectos técnicos e pedagógicos que poderão ser vivenciados ao longo dos cursos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:30Z
2016-07-19T13:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8719-8727
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141794
ISSN2357-7819-2014-8719-8727.pdf
7346754405819238
1845236241293068
5021368300873051
0000-0002-5623-6093
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141794
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8719-8727
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-8719-8727.pdf
7346754405819238
1845236241293068
5021368300873051
0000-0002-5623-6093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8719-8727
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129026063073280