Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cristian Ricardo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191693
Resumo: A inclusão digital na terceira idade é compreendida como uma forma de integrar as pessoas longevas com as novas tecnologias de entretenimento e comunicação. Porém esse processo engloba aspectos da relação humana que vão além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este trabalho analisa o projeto de inclusão digital na terceira idade da Fatec Garça e como ele contribui para a pessoa idosa sentir-se ativa e atualizada, vivenciando as situações do estilo de vida atual de forma integrada e participativa, elevando sua autoestima e melhorando sua qualidade de vida. Além de apresentar abordagens de estudiosos da educação dos últimos anos a fim de refletir sobre a importância da inclusão digital aplicadas a terceira idade, discutir os desafios do professor para o perfil da terceira idade, bem como a importância da motivação, afetividade e integração com o meio acadêmico. Os métodos utilizados para embasar este estudo foi a pesquisa bibliográfica, a análise da literatura acadêmica abrangendo a importância do conhecimento do perfil desse aluno, bem como as práticas pedagógicas e as metodologias diferenciadas atuais aplicadas para estreitar a relação do instrutor com o aluno. A metodologia que melhor se aplica nesse cenário é o estudo de caso e a observação direta. Como resultado dos estudos e análises realizados e o aprofundamento dos conhecimentos sobre a atuação e desenvolvimento de professores quanto aos saberes e competências exigidas na prática docente para atuar no ensino inclusivo para a terceira idade, os aspectos destacados foram os desafios de aprendizagem explorando suas experiências e expectativas e o desenvolvimento da autoestima e da autonomia. Conclui-se que a participação e permanência nas aulas do projeto de inclusão digital contribui para a maior integração familiar e social, melhorando a autoimagem e contribuindo para aumentar a qualidade de vida.
id UNSP_77412ebb3db54416b7e1dcd9e0c03118
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191693
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec GarçaInclusión digital en la tercera edad: estudio de caso del proyecto de inclusión digital para personas mayores en la Fatec GarçaInclusão digitalTerceira idadeTecnologiaRelações humanasAprendizagemDigital inclusionThird ageTechnologyHuman relationsLearningA inclusão digital na terceira idade é compreendida como uma forma de integrar as pessoas longevas com as novas tecnologias de entretenimento e comunicação. Porém esse processo engloba aspectos da relação humana que vão além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este trabalho analisa o projeto de inclusão digital na terceira idade da Fatec Garça e como ele contribui para a pessoa idosa sentir-se ativa e atualizada, vivenciando as situações do estilo de vida atual de forma integrada e participativa, elevando sua autoestima e melhorando sua qualidade de vida. Além de apresentar abordagens de estudiosos da educação dos últimos anos a fim de refletir sobre a importância da inclusão digital aplicadas a terceira idade, discutir os desafios do professor para o perfil da terceira idade, bem como a importância da motivação, afetividade e integração com o meio acadêmico. Os métodos utilizados para embasar este estudo foi a pesquisa bibliográfica, a análise da literatura acadêmica abrangendo a importância do conhecimento do perfil desse aluno, bem como as práticas pedagógicas e as metodologias diferenciadas atuais aplicadas para estreitar a relação do instrutor com o aluno. A metodologia que melhor se aplica nesse cenário é o estudo de caso e a observação direta. Como resultado dos estudos e análises realizados e o aprofundamento dos conhecimentos sobre a atuação e desenvolvimento de professores quanto aos saberes e competências exigidas na prática docente para atuar no ensino inclusivo para a terceira idade, os aspectos destacados foram os desafios de aprendizagem explorando suas experiências e expectativas e o desenvolvimento da autoestima e da autonomia. Conclui-se que a participação e permanência nas aulas do projeto de inclusão digital contribui para a maior integração familiar e social, melhorando a autoimagem e contribuindo para aumentar a qualidade de vida.Digital inclusion in old age is understood as a way to integrate long-lived people with new entertainment and communication technologies. But this process encompasses aspects of the human relationship that go beyond the transfer of knowledge and skills. This work analyzes Fatec Garça's digital inclusion project and how it contributes to the elderly feeling active and up to date, living the current lifestyle situations in an integrated and participatory way, raising their self-esteem and improving their quality of life. In addition to presenting approaches of educational scholars of recent years to reflect on the importance of digital inclusion applied to the elderly, to discuss the challenges of the teacher for the profile of the elderly, as well as the importance of motivation, affectivity and integration with the academia. The methods used to support this study were the bibliographical research, the analysis of the academic literature covering the importance of the knowledge of the profile of this student, as well as the pedagogical practices and the current differentiated methodologies applied to narrow the relation of the instructor with the student. The methodology that best applies in this scenario is case study and direct observation. As a result of the studies and analyzes carried out and the deepening of the knowledge about the performance and development of teachers regarding the knowledge and skills required in teaching practice to act in inclusive education for the elderly, the highlights were the learning challenges exploring their experiences and expectations and the development of selfesteem and autonomy. It is concluded that the participation and permanence in the classes of the digital inclusion project contributes to the greater family and social integration, improving the self-image and contributing to increase the quality of life.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morgado, Eduardo Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Cristian Ricardo de2020-02-28T16:46:37Z2020-02-28T16:46:37Z2019-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19169300092924333004056088P949793448416832510000-0001-7974-1829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191693Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:32:48.309862Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça
Inclusión digital en la tercera edad: estudio de caso del proyecto de inclusión digital para personas mayores en la Fatec Garça
title Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça
spellingShingle Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça
Andrade, Cristian Ricardo de
Inclusão digital
Terceira idade
Tecnologia
Relações humanas
Aprendizagem
Digital inclusion
Third age
Technology
Human relations
Learning
title_short Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça
title_full Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça
title_fullStr Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça
title_full_unstemmed Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça
title_sort Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça
author Andrade, Cristian Ricardo de
author_facet Andrade, Cristian Ricardo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Eduardo Martins [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Cristian Ricardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Terceira idade
Tecnologia
Relações humanas
Aprendizagem
Digital inclusion
Third age
Technology
Human relations
Learning
topic Inclusão digital
Terceira idade
Tecnologia
Relações humanas
Aprendizagem
Digital inclusion
Third age
Technology
Human relations
Learning
description A inclusão digital na terceira idade é compreendida como uma forma de integrar as pessoas longevas com as novas tecnologias de entretenimento e comunicação. Porém esse processo engloba aspectos da relação humana que vão além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este trabalho analisa o projeto de inclusão digital na terceira idade da Fatec Garça e como ele contribui para a pessoa idosa sentir-se ativa e atualizada, vivenciando as situações do estilo de vida atual de forma integrada e participativa, elevando sua autoestima e melhorando sua qualidade de vida. Além de apresentar abordagens de estudiosos da educação dos últimos anos a fim de refletir sobre a importância da inclusão digital aplicadas a terceira idade, discutir os desafios do professor para o perfil da terceira idade, bem como a importância da motivação, afetividade e integração com o meio acadêmico. Os métodos utilizados para embasar este estudo foi a pesquisa bibliográfica, a análise da literatura acadêmica abrangendo a importância do conhecimento do perfil desse aluno, bem como as práticas pedagógicas e as metodologias diferenciadas atuais aplicadas para estreitar a relação do instrutor com o aluno. A metodologia que melhor se aplica nesse cenário é o estudo de caso e a observação direta. Como resultado dos estudos e análises realizados e o aprofundamento dos conhecimentos sobre a atuação e desenvolvimento de professores quanto aos saberes e competências exigidas na prática docente para atuar no ensino inclusivo para a terceira idade, os aspectos destacados foram os desafios de aprendizagem explorando suas experiências e expectativas e o desenvolvimento da autoestima e da autonomia. Conclui-se que a participação e permanência nas aulas do projeto de inclusão digital contribui para a maior integração familiar e social, melhorando a autoimagem e contribuindo para aumentar a qualidade de vida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-12
2020-02-28T16:46:37Z
2020-02-28T16:46:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191693
000929243
33004056088P9
4979344841683251
0000-0001-7974-1829
url http://hdl.handle.net/11449/191693
identifier_str_mv 000929243
33004056088P9
4979344841683251
0000-0001-7974-1829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128226256486400