Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191693 |
Resumo: | A inclusão digital na terceira idade é compreendida como uma forma de integrar as pessoas longevas com as novas tecnologias de entretenimento e comunicação. Porém esse processo engloba aspectos da relação humana que vão além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este trabalho analisa o projeto de inclusão digital na terceira idade da Fatec Garça e como ele contribui para a pessoa idosa sentir-se ativa e atualizada, vivenciando as situações do estilo de vida atual de forma integrada e participativa, elevando sua autoestima e melhorando sua qualidade de vida. Além de apresentar abordagens de estudiosos da educação dos últimos anos a fim de refletir sobre a importância da inclusão digital aplicadas a terceira idade, discutir os desafios do professor para o perfil da terceira idade, bem como a importância da motivação, afetividade e integração com o meio acadêmico. Os métodos utilizados para embasar este estudo foi a pesquisa bibliográfica, a análise da literatura acadêmica abrangendo a importância do conhecimento do perfil desse aluno, bem como as práticas pedagógicas e as metodologias diferenciadas atuais aplicadas para estreitar a relação do instrutor com o aluno. A metodologia que melhor se aplica nesse cenário é o estudo de caso e a observação direta. Como resultado dos estudos e análises realizados e o aprofundamento dos conhecimentos sobre a atuação e desenvolvimento de professores quanto aos saberes e competências exigidas na prática docente para atuar no ensino inclusivo para a terceira idade, os aspectos destacados foram os desafios de aprendizagem explorando suas experiências e expectativas e o desenvolvimento da autoestima e da autonomia. Conclui-se que a participação e permanência nas aulas do projeto de inclusão digital contribui para a maior integração familiar e social, melhorando a autoimagem e contribuindo para aumentar a qualidade de vida. |
id |
UNSP_77412ebb3db54416b7e1dcd9e0c03118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/191693 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec GarçaInclusión digital en la tercera edad: estudio de caso del proyecto de inclusión digital para personas mayores en la Fatec GarçaInclusão digitalTerceira idadeTecnologiaRelações humanasAprendizagemDigital inclusionThird ageTechnologyHuman relationsLearningA inclusão digital na terceira idade é compreendida como uma forma de integrar as pessoas longevas com as novas tecnologias de entretenimento e comunicação. Porém esse processo engloba aspectos da relação humana que vão além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este trabalho analisa o projeto de inclusão digital na terceira idade da Fatec Garça e como ele contribui para a pessoa idosa sentir-se ativa e atualizada, vivenciando as situações do estilo de vida atual de forma integrada e participativa, elevando sua autoestima e melhorando sua qualidade de vida. Além de apresentar abordagens de estudiosos da educação dos últimos anos a fim de refletir sobre a importância da inclusão digital aplicadas a terceira idade, discutir os desafios do professor para o perfil da terceira idade, bem como a importância da motivação, afetividade e integração com o meio acadêmico. Os métodos utilizados para embasar este estudo foi a pesquisa bibliográfica, a análise da literatura acadêmica abrangendo a importância do conhecimento do perfil desse aluno, bem como as práticas pedagógicas e as metodologias diferenciadas atuais aplicadas para estreitar a relação do instrutor com o aluno. A metodologia que melhor se aplica nesse cenário é o estudo de caso e a observação direta. Como resultado dos estudos e análises realizados e o aprofundamento dos conhecimentos sobre a atuação e desenvolvimento de professores quanto aos saberes e competências exigidas na prática docente para atuar no ensino inclusivo para a terceira idade, os aspectos destacados foram os desafios de aprendizagem explorando suas experiências e expectativas e o desenvolvimento da autoestima e da autonomia. Conclui-se que a participação e permanência nas aulas do projeto de inclusão digital contribui para a maior integração familiar e social, melhorando a autoimagem e contribuindo para aumentar a qualidade de vida.Digital inclusion in old age is understood as a way to integrate long-lived people with new entertainment and communication technologies. But this process encompasses aspects of the human relationship that go beyond the transfer of knowledge and skills. This work analyzes Fatec Garça's digital inclusion project and how it contributes to the elderly feeling active and up to date, living the current lifestyle situations in an integrated and participatory way, raising their self-esteem and improving their quality of life. In addition to presenting approaches of educational scholars of recent years to reflect on the importance of digital inclusion applied to the elderly, to discuss the challenges of the teacher for the profile of the elderly, as well as the importance of motivation, affectivity and integration with the academia. The methods used to support this study were the bibliographical research, the analysis of the academic literature covering the importance of the knowledge of the profile of this student, as well as the pedagogical practices and the current differentiated methodologies applied to narrow the relation of the instructor with the student. The methodology that best applies in this scenario is case study and direct observation. As a result of the studies and analyzes carried out and the deepening of the knowledge about the performance and development of teachers regarding the knowledge and skills required in teaching practice to act in inclusive education for the elderly, the highlights were the learning challenges exploring their experiences and expectations and the development of selfesteem and autonomy. It is concluded that the participation and permanence in the classes of the digital inclusion project contributes to the greater family and social integration, improving the self-image and contributing to increase the quality of life.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morgado, Eduardo Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Cristian Ricardo de2020-02-28T16:46:37Z2020-02-28T16:46:37Z2019-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19169300092924333004056088P949793448416832510000-0001-7974-1829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191693Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:32:48.309862Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça Inclusión digital en la tercera edad: estudio de caso del proyecto de inclusión digital para personas mayores en la Fatec Garça |
title |
Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça |
spellingShingle |
Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça Andrade, Cristian Ricardo de Inclusão digital Terceira idade Tecnologia Relações humanas Aprendizagem Digital inclusion Third age Technology Human relations Learning |
title_short |
Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça |
title_full |
Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça |
title_fullStr |
Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça |
title_full_unstemmed |
Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça |
title_sort |
Letramento digital na terceira idade: estudo de caso do projeto de inclusão digital para terceira idade da Fatec Garça |
author |
Andrade, Cristian Ricardo de |
author_facet |
Andrade, Cristian Ricardo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morgado, Eduardo Martins [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Cristian Ricardo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Terceira idade Tecnologia Relações humanas Aprendizagem Digital inclusion Third age Technology Human relations Learning |
topic |
Inclusão digital Terceira idade Tecnologia Relações humanas Aprendizagem Digital inclusion Third age Technology Human relations Learning |
description |
A inclusão digital na terceira idade é compreendida como uma forma de integrar as pessoas longevas com as novas tecnologias de entretenimento e comunicação. Porém esse processo engloba aspectos da relação humana que vão além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este trabalho analisa o projeto de inclusão digital na terceira idade da Fatec Garça e como ele contribui para a pessoa idosa sentir-se ativa e atualizada, vivenciando as situações do estilo de vida atual de forma integrada e participativa, elevando sua autoestima e melhorando sua qualidade de vida. Além de apresentar abordagens de estudiosos da educação dos últimos anos a fim de refletir sobre a importância da inclusão digital aplicadas a terceira idade, discutir os desafios do professor para o perfil da terceira idade, bem como a importância da motivação, afetividade e integração com o meio acadêmico. Os métodos utilizados para embasar este estudo foi a pesquisa bibliográfica, a análise da literatura acadêmica abrangendo a importância do conhecimento do perfil desse aluno, bem como as práticas pedagógicas e as metodologias diferenciadas atuais aplicadas para estreitar a relação do instrutor com o aluno. A metodologia que melhor se aplica nesse cenário é o estudo de caso e a observação direta. Como resultado dos estudos e análises realizados e o aprofundamento dos conhecimentos sobre a atuação e desenvolvimento de professores quanto aos saberes e competências exigidas na prática docente para atuar no ensino inclusivo para a terceira idade, os aspectos destacados foram os desafios de aprendizagem explorando suas experiências e expectativas e o desenvolvimento da autoestima e da autonomia. Conclui-se que a participação e permanência nas aulas do projeto de inclusão digital contribui para a maior integração familiar e social, melhorando a autoimagem e contribuindo para aumentar a qualidade de vida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-12 2020-02-28T16:46:37Z 2020-02-28T16:46:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/191693 000929243 33004056088P9 4979344841683251 0000-0001-7974-1829 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/191693 |
identifier_str_mv |
000929243 33004056088P9 4979344841683251 0000-0001-7974-1829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128226256486400 |