A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109286 |
Resumo: | Através de uma avaliação detalhada dos problemas enfrentados pelas bibliotecas escolares no Brasil, os autores tentam identificar as causas que vêm dificultando a apropriação das tecnologias de informação e comunicação por essas instituições, impedindo que a biblioteca seja vivenciada pelos adolescentes e crianças da atual geração - os chamados nativos digitais - como um espaço adequado para sua formação e busca de conhecimento. Segundo os autores, no decorrer da história das bibliotecas os meios auxiliares na ação educativa dos bibliotecários permaneceram os mesmos durante grande parte do tempo. Mas, desde meados do século 20, um novo leque de possibilidades e de ambientes virtuais de interação se tornou acessível aos profissionais das bibliotecas, potencial que o Brasil não aproveita. O livro defende que, além de uma mudança estrutural nos espaços da biblioteca - denominada pelos autores de reengenharia - a ação do bibliotecário deve ter o auxílio permanente dos novos meios com os quais a geração para a qual trabalha se identifica. Desse modo, a biblioteca passaria a ser vista como um lugar singular, prenhe de vivências e interações |
id |
UNSP_77a070052a8a5cee44604931d129b108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109286 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relaçõesBibliotecas escolaresTecnologia da informaçãoEducaçãoAtravés de uma avaliação detalhada dos problemas enfrentados pelas bibliotecas escolares no Brasil, os autores tentam identificar as causas que vêm dificultando a apropriação das tecnologias de informação e comunicação por essas instituições, impedindo que a biblioteca seja vivenciada pelos adolescentes e crianças da atual geração - os chamados nativos digitais - como um espaço adequado para sua formação e busca de conhecimento. Segundo os autores, no decorrer da história das bibliotecas os meios auxiliares na ação educativa dos bibliotecários permaneceram os mesmos durante grande parte do tempo. Mas, desde meados do século 20, um novo leque de possibilidades e de ambientes virtuais de interação se tornou acessível aos profissionais das bibliotecas, potencial que o Brasil não aproveita. O livro defende que, além de uma mudança estrutural nos espaços da biblioteca - denominada pelos autores de reengenharia - a ação do bibliotecário deve ter o auxílio permanente dos novos meios com os quais a geração para a qual trabalha se identifica. Desse modo, a biblioteca passaria a ser vista como um lugar singular, prenhe de vivências e interaçõesCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP]Ferneda, Edberto [UNESP]Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]2014-09-03T17:52:35Z2014-09-03T17:52:35Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfLANZI, Lucirene Andréa Catini; FERNEDA, Edberto; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834677.9788579834677http://hdl.handle.net/11449/109286000777128ISBN9788579834677.pdf33004110043P4859656822867682073905739276360690000-0002-4216-03740000-0002-8808-1217Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144872info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-17T06:08:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109286Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-17T06:08:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações |
title |
A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações |
spellingShingle |
A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP] Bibliotecas escolares Tecnologia da informação Educação |
title_short |
A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações |
title_full |
A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações |
title_fullStr |
A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações |
title_full_unstemmed |
A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações |
title_sort |
A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações |
author |
Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP] |
author_facet |
Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP] Ferneda, Edberto [UNESP] Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ferneda, Edberto [UNESP] Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP] Ferneda, Edberto [UNESP] Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares Tecnologia da informação Educação |
topic |
Bibliotecas escolares Tecnologia da informação Educação |
description |
Através de uma avaliação detalhada dos problemas enfrentados pelas bibliotecas escolares no Brasil, os autores tentam identificar as causas que vêm dificultando a apropriação das tecnologias de informação e comunicação por essas instituições, impedindo que a biblioteca seja vivenciada pelos adolescentes e crianças da atual geração - os chamados nativos digitais - como um espaço adequado para sua formação e busca de conhecimento. Segundo os autores, no decorrer da história das bibliotecas os meios auxiliares na ação educativa dos bibliotecários permaneceram os mesmos durante grande parte do tempo. Mas, desde meados do século 20, um novo leque de possibilidades e de ambientes virtuais de interação se tornou acessível aos profissionais das bibliotecas, potencial que o Brasil não aproveita. O livro defende que, além de uma mudança estrutural nos espaços da biblioteca - denominada pelos autores de reengenharia - a ação do bibliotecário deve ter o auxílio permanente dos novos meios com os quais a geração para a qual trabalha se identifica. Desse modo, a biblioteca passaria a ser vista como um lugar singular, prenhe de vivências e interações |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-09-03T17:52:35Z 2014-09-03T17:52:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LANZI, Lucirene Andréa Catini; FERNEDA, Edberto; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834677. 9788579834677 http://hdl.handle.net/11449/109286 000777128 ISBN9788579834677.pdf 33004110043P4 8596568228676820 7390573927636069 0000-0002-4216-0374 0000-0002-8808-1217 |
identifier_str_mv |
LANZI, Lucirene Andréa Catini; FERNEDA, Edberto; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834677. 9788579834677 000777128 ISBN9788579834677.pdf 33004110043P4 8596568228676820 7390573927636069 0000-0002-4216-0374 0000-0002-8808-1217 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) http://hdl.handle.net/11449/144872 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799964962691481600 |