A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferneda, Edberto [UNESP], Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/109286
Resumo: Através de uma avaliação detalhada dos problemas enfrentados pelas bibliotecas escolares no Brasil, os autores tentam identificar as causas que vêm dificultando a apropriação das tecnologias de informação e comunicação por essas instituições, impedindo que a biblioteca seja vivenciada pelos adolescentes e crianças da atual geração - os chamados nativos digitais - como um espaço adequado para sua formação e busca de conhecimento. Segundo os autores, no decorrer da história das bibliotecas os meios auxiliares na ação educativa dos bibliotecários permaneceram os mesmos durante grande parte do tempo. Mas, desde meados do século 20, um novo leque de possibilidades e de ambientes virtuais de interação se tornou acessível aos profissionais das bibliotecas, potencial que o Brasil não aproveita. O livro defende que, além de uma mudança estrutural nos espaços da biblioteca - denominada pelos autores de reengenharia - a ação do bibliotecário deve ter o auxílio permanente dos novos meios com os quais a geração para a qual trabalha se identifica. Desse modo, a biblioteca passaria a ser vista como um lugar singular, prenhe de vivências e interações
id UNSP_77a070052a8a5cee44604931d129b108
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109286
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relaçõesBibliotecas escolaresTecnologia da informaçãoEducaçãoAtravés de uma avaliação detalhada dos problemas enfrentados pelas bibliotecas escolares no Brasil, os autores tentam identificar as causas que vêm dificultando a apropriação das tecnologias de informação e comunicação por essas instituições, impedindo que a biblioteca seja vivenciada pelos adolescentes e crianças da atual geração - os chamados nativos digitais - como um espaço adequado para sua formação e busca de conhecimento. Segundo os autores, no decorrer da história das bibliotecas os meios auxiliares na ação educativa dos bibliotecários permaneceram os mesmos durante grande parte do tempo. Mas, desde meados do século 20, um novo leque de possibilidades e de ambientes virtuais de interação se tornou acessível aos profissionais das bibliotecas, potencial que o Brasil não aproveita. O livro defende que, além de uma mudança estrutural nos espaços da biblioteca - denominada pelos autores de reengenharia - a ação do bibliotecário deve ter o auxílio permanente dos novos meios com os quais a geração para a qual trabalha se identifica. Desse modo, a biblioteca passaria a ser vista como um lugar singular, prenhe de vivências e interaçõesCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP]Ferneda, Edberto [UNESP]Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]2014-09-03T17:52:35Z2014-09-03T17:52:35Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfLANZI, Lucirene Andréa Catini; FERNEDA, Edberto; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834677.9788579834677http://hdl.handle.net/11449/109286000777128ISBN9788579834677.pdf33004110043P4859656822867682073905739276360690000-0002-4216-03740000-0002-8808-1217Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144872info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-17T06:08:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109286Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-17T06:08:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações
title A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações
spellingShingle A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações
Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP]
Bibliotecas escolares
Tecnologia da informação
Educação
title_short A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações
title_full A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações
title_fullStr A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações
title_full_unstemmed A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações
title_sort A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações
author Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP]
author_facet Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP]
Ferneda, Edberto [UNESP]
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]
author_role author
author2 Ferneda, Edberto [UNESP]
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanzi, Lucirene Andréa Catini [UNESP]
Ferneda, Edberto [UNESP]
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Tecnologia da informação
Educação
topic Bibliotecas escolares
Tecnologia da informação
Educação
description Através de uma avaliação detalhada dos problemas enfrentados pelas bibliotecas escolares no Brasil, os autores tentam identificar as causas que vêm dificultando a apropriação das tecnologias de informação e comunicação por essas instituições, impedindo que a biblioteca seja vivenciada pelos adolescentes e crianças da atual geração - os chamados nativos digitais - como um espaço adequado para sua formação e busca de conhecimento. Segundo os autores, no decorrer da história das bibliotecas os meios auxiliares na ação educativa dos bibliotecários permaneceram os mesmos durante grande parte do tempo. Mas, desde meados do século 20, um novo leque de possibilidades e de ambientes virtuais de interação se tornou acessível aos profissionais das bibliotecas, potencial que o Brasil não aproveita. O livro defende que, além de uma mudança estrutural nos espaços da biblioteca - denominada pelos autores de reengenharia - a ação do bibliotecário deve ter o auxílio permanente dos novos meios com os quais a geração para a qual trabalha se identifica. Desse modo, a biblioteca passaria a ser vista como um lugar singular, prenhe de vivências e interações
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-09-03T17:52:35Z
2014-09-03T17:52:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LANZI, Lucirene Andréa Catini; FERNEDA, Edberto; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834677.
9788579834677
http://hdl.handle.net/11449/109286
000777128
ISBN9788579834677.pdf
33004110043P4
8596568228676820
7390573927636069
0000-0002-4216-0374
0000-0002-8808-1217
identifier_str_mv LANZI, Lucirene Andréa Catini; FERNEDA, Edberto; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834677.
9788579834677
000777128
ISBN9788579834677.pdf
33004110043P4
8596568228676820
7390573927636069
0000-0002-4216-0374
0000-0002-8808-1217
url http://hdl.handle.net/11449/109286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
http://hdl.handle.net/11449/144872
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964962691481600