Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceregatto, Luciana [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118635
Resumo: No Brasil, a partir dos anos 90, as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, pois eram temas poucos explorados, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, pois havia necessidade de se construir lógicas de formação que valorizassem a experiência, como: aluno, aluno-mestre, estagiário, professor principiante, professor titular, professor reformado. Nesse universo escolheu-se pesquisar as representações que os alunos/estudantes de um curso de licenciatura, Educação Física, construíram de seus professores e orientadores nos agradecimentos de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), tendo como referência a prática docente. Portanto, buscou-se identificar nos saberes da experiência, ou dessa experiência, registrados em 150 TCC, os aspectos significativos de histórias de vidas circunscritas em micro narrativas que apontam para o desenvolvimento pessoal, bem como para dimensões do exercício profissional de professores e orientadores (TCC). Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como técnicas fonte documental, entrevista e análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados nas categorias orientador, professor geral e professor específico se pode apontar no âmbito dos licenciandos, a emergência de uma pedagogia oculta que valoriza de forma muito acentuada aspectos da dimensão humana nas relações interpessoais da prática docente com ênfase maior no afetivo, seguido da moral, do cognitivo. Como considerações finais, aponta-se que, em termos de perfil profissional, valoriza-se tanto nos orientadores como nos professores (geral e específico) o exercício da profissionalidade docente composto pela obrigação moral, compromisso com a comunidade e competência profissional.
id UNSP_77a1495644680a0943e89be06ba8e62d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118635
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de cursoEducação fisicaFormação inicialNo Brasil, a partir dos anos 90, as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, pois eram temas poucos explorados, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, pois havia necessidade de se construir lógicas de formação que valorizassem a experiência, como: aluno, aluno-mestre, estagiário, professor principiante, professor titular, professor reformado. Nesse universo escolheu-se pesquisar as representações que os alunos/estudantes de um curso de licenciatura, Educação Física, construíram de seus professores e orientadores nos agradecimentos de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), tendo como referência a prática docente. Portanto, buscou-se identificar nos saberes da experiência, ou dessa experiência, registrados em 150 TCC, os aspectos significativos de histórias de vidas circunscritas em micro narrativas que apontam para o desenvolvimento pessoal, bem como para dimensões do exercício profissional de professores e orientadores (TCC). Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como técnicas fonte documental, entrevista e análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados nas categorias orientador, professor geral e professor específico se pode apontar no âmbito dos licenciandos, a emergência de uma pedagogia oculta que valoriza de forma muito acentuada aspectos da dimensão humana nas relações interpessoais da prática docente com ênfase maior no afetivo, seguido da moral, do cognitivo. Como considerações finais, aponta-se que, em termos de perfil profissional, valoriza-se tanto nos orientadores como nos professores (geral e específico) o exercício da profissionalidade docente composto pela obrigação moral, compromisso com a comunidade e competência profissional.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ceregatto, Luciana [UNESP]2015-03-23T15:11:58Z2015-03-23T15:11:58Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis111 f.application/pdfCEREGATTO, Luciana. Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso. 2009. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/118635000607058ceregatto_l_tcc_rcla.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:06:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-10T06:06:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso
title Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso
spellingShingle Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso
Ceregatto, Luciana [UNESP]
Educação fisica
Formação inicial
title_short Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso
title_full Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso
title_fullStr Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso
title_full_unstemmed Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso
title_sort Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso
author Ceregatto, Luciana [UNESP]
author_facet Ceregatto, Luciana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceregatto, Luciana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica
Formação inicial
topic Educação fisica
Formação inicial
description No Brasil, a partir dos anos 90, as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, pois eram temas poucos explorados, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, pois havia necessidade de se construir lógicas de formação que valorizassem a experiência, como: aluno, aluno-mestre, estagiário, professor principiante, professor titular, professor reformado. Nesse universo escolheu-se pesquisar as representações que os alunos/estudantes de um curso de licenciatura, Educação Física, construíram de seus professores e orientadores nos agradecimentos de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), tendo como referência a prática docente. Portanto, buscou-se identificar nos saberes da experiência, ou dessa experiência, registrados em 150 TCC, os aspectos significativos de histórias de vidas circunscritas em micro narrativas que apontam para o desenvolvimento pessoal, bem como para dimensões do exercício profissional de professores e orientadores (TCC). Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como técnicas fonte documental, entrevista e análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados nas categorias orientador, professor geral e professor específico se pode apontar no âmbito dos licenciandos, a emergência de uma pedagogia oculta que valoriza de forma muito acentuada aspectos da dimensão humana nas relações interpessoais da prática docente com ênfase maior no afetivo, seguido da moral, do cognitivo. Como considerações finais, aponta-se que, em termos de perfil profissional, valoriza-se tanto nos orientadores como nos professores (geral e específico) o exercício da profissionalidade docente composto pela obrigação moral, compromisso com a comunidade e competência profissional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:11:58Z
2015-03-23T15:11:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CEREGATTO, Luciana. Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso. 2009. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/118635
000607058
ceregatto_l_tcc_rcla.pdf
7352600571268275
identifier_str_mv CEREGATTO, Luciana. Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso. 2009. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000607058
ceregatto_l_tcc_rcla.pdf
7352600571268275
url http://hdl.handle.net/11449/118635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964508847865856