Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118635 |
Resumo: | No Brasil, a partir dos anos 90, as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, pois eram temas poucos explorados, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, pois havia necessidade de se construir lógicas de formação que valorizassem a experiência, como: aluno, aluno-mestre, estagiário, professor principiante, professor titular, professor reformado. Nesse universo escolheu-se pesquisar as representações que os alunos/estudantes de um curso de licenciatura, Educação Física, construíram de seus professores e orientadores nos agradecimentos de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), tendo como referência a prática docente. Portanto, buscou-se identificar nos saberes da experiência, ou dessa experiência, registrados em 150 TCC, os aspectos significativos de histórias de vidas circunscritas em micro narrativas que apontam para o desenvolvimento pessoal, bem como para dimensões do exercício profissional de professores e orientadores (TCC). Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como técnicas fonte documental, entrevista e análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados nas categorias orientador, professor geral e professor específico se pode apontar no âmbito dos licenciandos, a emergência de uma pedagogia oculta que valoriza de forma muito acentuada aspectos da dimensão humana nas relações interpessoais da prática docente com ênfase maior no afetivo, seguido da moral, do cognitivo. Como considerações finais, aponta-se que, em termos de perfil profissional, valoriza-se tanto nos orientadores como nos professores (geral e específico) o exercício da profissionalidade docente composto pela obrigação moral, compromisso com a comunidade e competência profissional. |
id |
UNSP_77a1495644680a0943e89be06ba8e62d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118635 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de cursoEducação fisicaFormação inicialNo Brasil, a partir dos anos 90, as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, pois eram temas poucos explorados, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, pois havia necessidade de se construir lógicas de formação que valorizassem a experiência, como: aluno, aluno-mestre, estagiário, professor principiante, professor titular, professor reformado. Nesse universo escolheu-se pesquisar as representações que os alunos/estudantes de um curso de licenciatura, Educação Física, construíram de seus professores e orientadores nos agradecimentos de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), tendo como referência a prática docente. Portanto, buscou-se identificar nos saberes da experiência, ou dessa experiência, registrados em 150 TCC, os aspectos significativos de histórias de vidas circunscritas em micro narrativas que apontam para o desenvolvimento pessoal, bem como para dimensões do exercício profissional de professores e orientadores (TCC). Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como técnicas fonte documental, entrevista e análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados nas categorias orientador, professor geral e professor específico se pode apontar no âmbito dos licenciandos, a emergência de uma pedagogia oculta que valoriza de forma muito acentuada aspectos da dimensão humana nas relações interpessoais da prática docente com ênfase maior no afetivo, seguido da moral, do cognitivo. Como considerações finais, aponta-se que, em termos de perfil profissional, valoriza-se tanto nos orientadores como nos professores (geral e específico) o exercício da profissionalidade docente composto pela obrigação moral, compromisso com a comunidade e competência profissional.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ceregatto, Luciana [UNESP]2015-03-23T15:11:58Z2015-03-23T15:11:58Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis111 f.application/pdfCEREGATTO, Luciana. Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso. 2009. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/118635000607058ceregatto_l_tcc_rcla.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:06:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118635Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:31:44.852384Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso |
title |
Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso |
spellingShingle |
Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso Ceregatto, Luciana [UNESP] Educação fisica Formação inicial |
title_short |
Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso |
title_full |
Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso |
title_fullStr |
Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso |
title_sort |
Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso |
author |
Ceregatto, Luciana [UNESP] |
author_facet |
Ceregatto, Luciana [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza Neto, Samuel de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceregatto, Luciana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação fisica Formação inicial |
topic |
Educação fisica Formação inicial |
description |
No Brasil, a partir dos anos 90, as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, pois eram temas poucos explorados, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, pois havia necessidade de se construir lógicas de formação que valorizassem a experiência, como: aluno, aluno-mestre, estagiário, professor principiante, professor titular, professor reformado. Nesse universo escolheu-se pesquisar as representações que os alunos/estudantes de um curso de licenciatura, Educação Física, construíram de seus professores e orientadores nos agradecimentos de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), tendo como referência a prática docente. Portanto, buscou-se identificar nos saberes da experiência, ou dessa experiência, registrados em 150 TCC, os aspectos significativos de histórias de vidas circunscritas em micro narrativas que apontam para o desenvolvimento pessoal, bem como para dimensões do exercício profissional de professores e orientadores (TCC). Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como técnicas fonte documental, entrevista e análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados nas categorias orientador, professor geral e professor específico se pode apontar no âmbito dos licenciandos, a emergência de uma pedagogia oculta que valoriza de forma muito acentuada aspectos da dimensão humana nas relações interpessoais da prática docente com ênfase maior no afetivo, seguido da moral, do cognitivo. Como considerações finais, aponta-se que, em termos de perfil profissional, valoriza-se tanto nos orientadores como nos professores (geral e específico) o exercício da profissionalidade docente composto pela obrigação moral, compromisso com a comunidade e competência profissional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2015-03-23T15:11:58Z 2015-03-23T15:11:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CEREGATTO, Luciana. Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso. 2009. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. http://hdl.handle.net/11449/118635 000607058 ceregatto_l_tcc_rcla.pdf 7352600571268275 |
identifier_str_mv |
CEREGATTO, Luciana. Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso. 2009. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. 000607058 ceregatto_l_tcc_rcla.pdf 7352600571268275 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128374852288512 |