Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viel, Silvia Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102114
Resumo: Neste trabalho busquei compreender a licenciatura em Matemática a distância oferecida pelo CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), consórcio formado por seis universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Com base no ponto de vista dos alunos formados, da equipe que promove o curso e das observações de campo, investiguei como estava sendo formado o professor de Matemática pela licenciatura a distância do Consórcio CEDERJ/UAB, com foco voltado para a organização institucional e o contexto da formação deste profissional. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, e traz reflexões sobre temas como formação de professores, uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e também sobre a modalidade de Educação a Distância (EAD). Da análise dos dados - baseada na interpretação de entrevistas, de documentos e nas observações feitas em visitas ao CEDERJ/UFF e a polos - surgiram como temas de discussão: as características dos alunos que se formam neste curso, a existência de aulas presenciais, o estudo em grupo, as tutorias, os estágios supervisionados, o pioneirismo, preconceitos e descrença no curso, o uso de tecnologias e, a qualidade do curso e dos profissionais formados. Nas considerações finais ressalto que a formação dada pelo curso analisado é uma possibilidade para quem vive fora da capital, no entanto tal formação apresenta pontos frágeis que devem ser revistos para a melhoria da qualidade da formação do futuro professor de Matemática. Apesar de já haver vários cursos a distância formando diversos profissionais nesta modalidade há poucas pesquisas sobre os mesmos. Este trabalho contribui com discussões para a formação de professores de Matemática sobre um curso que adota modelo pioneiro no país para educação a distância
id UNSP_78761a03f88bbaebd6d8b88da40b6343
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102114
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UABConsórcio CederjProfessores - FormaçãoProfessores de matematicaMatemática - Estudo e ensinoEnsino a distância - BrasilMathematics - Study and teachingMathematics teachersNeste trabalho busquei compreender a licenciatura em Matemática a distância oferecida pelo CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), consórcio formado por seis universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Com base no ponto de vista dos alunos formados, da equipe que promove o curso e das observações de campo, investiguei como estava sendo formado o professor de Matemática pela licenciatura a distância do Consórcio CEDERJ/UAB, com foco voltado para a organização institucional e o contexto da formação deste profissional. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, e traz reflexões sobre temas como formação de professores, uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e também sobre a modalidade de Educação a Distância (EAD). Da análise dos dados - baseada na interpretação de entrevistas, de documentos e nas observações feitas em visitas ao CEDERJ/UFF e a polos - surgiram como temas de discussão: as características dos alunos que se formam neste curso, a existência de aulas presenciais, o estudo em grupo, as tutorias, os estágios supervisionados, o pioneirismo, preconceitos e descrença no curso, o uso de tecnologias e, a qualidade do curso e dos profissionais formados. Nas considerações finais ressalto que a formação dada pelo curso analisado é uma possibilidade para quem vive fora da capital, no entanto tal formação apresenta pontos frágeis que devem ser revistos para a melhoria da qualidade da formação do futuro professor de Matemática. Apesar de já haver vários cursos a distância formando diversos profissionais nesta modalidade há poucas pesquisas sobre os mesmos. Este trabalho contribui com discussões para a formação de professores de Matemática sobre um curso que adota modelo pioneiro no país para educação a distânciaIn this study, I tried to comprehend an undergraduate distance education course in mathematics teaching offered by CEDERJ, a consortium composed of six public universities in the state of Rio de Janeiro. I took field notes and interviewed graduates and staff of this course, in order to understand how mathematics teachers were being educated, focusing on the institutional organization of the course and on the context in which the distance course took place. It is a qualitative case study that deals with issues related to teacher pre-service education, use of ICT (Information and communication technologies) and distance education. From the data analysis - based on the interpretation of interviews and documents and on the observations made during visits to different CEDERJ/UFF ―poles‖ and its headquarters - the following themes emerged: the profile of students who graduated from the course, the existence of face-to-face teaching, study groups, the tutors, the supervised training in schools, the pioneer aspect of this course, prejudice and distrust of this type of course, the use of technologies and, finally, the quality of the course and of its graduates. In the final considerations, I emphasized that a course such as this is an alternative for those who do not live in the capital of the state. However, the education received by the future teachers presents fragile points that should be revised. In spite of the great number of distance teacher education courses, there is little research on the theme. This dissertation contributes with discussions regarding mathematics teacher education, as it discusses a course that adopts a pioneer model in Brazil for distance teacher educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viel, Silvia Regina [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2011-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis218 f.application/pdfVIEL, Silvia Regina. Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB. 2011. 218 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102114000694940viel_sr_dr_rcla.pdf33004137031P74055717099002218Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-30T06:03:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102114Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:33:41.744298Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB
title Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB
spellingShingle Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB
Viel, Silvia Regina [UNESP]
Consórcio Cederj
Professores - Formação
Professores de matematica
Matemática - Estudo e ensino
Ensino a distância - Brasil
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teachers
title_short Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB
title_full Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB
title_fullStr Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB
title_full_unstemmed Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB
title_sort Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB
author Viel, Silvia Regina [UNESP]
author_facet Viel, Silvia Regina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Viel, Silvia Regina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Consórcio Cederj
Professores - Formação
Professores de matematica
Matemática - Estudo e ensino
Ensino a distância - Brasil
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teachers
topic Consórcio Cederj
Professores - Formação
Professores de matematica
Matemática - Estudo e ensino
Ensino a distância - Brasil
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teachers
description Neste trabalho busquei compreender a licenciatura em Matemática a distância oferecida pelo CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), consórcio formado por seis universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Com base no ponto de vista dos alunos formados, da equipe que promove o curso e das observações de campo, investiguei como estava sendo formado o professor de Matemática pela licenciatura a distância do Consórcio CEDERJ/UAB, com foco voltado para a organização institucional e o contexto da formação deste profissional. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, e traz reflexões sobre temas como formação de professores, uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e também sobre a modalidade de Educação a Distância (EAD). Da análise dos dados - baseada na interpretação de entrevistas, de documentos e nas observações feitas em visitas ao CEDERJ/UFF e a polos - surgiram como temas de discussão: as características dos alunos que se formam neste curso, a existência de aulas presenciais, o estudo em grupo, as tutorias, os estágios supervisionados, o pioneirismo, preconceitos e descrença no curso, o uso de tecnologias e, a qualidade do curso e dos profissionais formados. Nas considerações finais ressalto que a formação dada pelo curso analisado é uma possibilidade para quem vive fora da capital, no entanto tal formação apresenta pontos frágeis que devem ser revistos para a melhoria da qualidade da formação do futuro professor de Matemática. Apesar de já haver vários cursos a distância formando diversos profissionais nesta modalidade há poucas pesquisas sobre os mesmos. Este trabalho contribui com discussões para a formação de professores de Matemática sobre um curso que adota modelo pioneiro no país para educação a distância
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-19
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEL, Silvia Regina. Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB. 2011. 218 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102114
000694940
viel_sr_dr_rcla.pdf
33004137031P7
4055717099002218
identifier_str_mv VIEL, Silvia Regina. Um olhar sobre a formação de professores de Matemática a distância: o caso do CEDERJ/UAB. 2011. 218 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
000694940
viel_sr_dr_rcla.pdf
33004137031P7
4055717099002218
url http://hdl.handle.net/11449/102114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 218 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128247421992960