A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Luiz Sérgio de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Andreza de Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1594
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de ensino a partir da utilização de recurso tecnológico educativo que venha contribuir para o aprendizado das crianças por meio da Linguagem de Programação Logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana, utilizada juntamente com o software SuperLogo 3.0 para o desenvolvimento durante o ensino e aprendizagem. A aplicação deste projeto foi realizada em uma escola municipal de Itacoatiara-AM, com duas turmas de 5º ano do ensino fundamental, dos turnos matutino e vespertino. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com alunos e professores e observação participante. O material empírico foi construído a partir do diário de campo, fotos e gravador de voz do pesquisador. A fundamentação teórica está pautada na perspectiva construtivista de Jean Piaget e Papert, e a partir de todo o conjunto estrutural deste projeto, buscamos resultados que comprovaram a eficácia deste recurso tecnológico para o ensino de geometria plana.  Mediante a experiência vivenciada em sala de aula, foi possível observar, que alunos e professores em pouco tempo se familiarizaram com a Linguagem de Programação Logo, e em pouco tempo já estavam desenvolvendo suas artes, utilizando as figuras Geométricas Planas, com seus respectivos cálculos, tendo noção de distância e lateralidade. E isso nos retrata algo muito positivo, pois mesmo que a Linguagem fosse algo novo para eles, após aprenderem os comandos, sentiram-se os donos de seu próprio aprendizado e criação de atividades. É essa construção da aprendizagem que a Linguagem de Programação proporciona aos alunos. Outro ponto fundamental é que esta ferramenta instiga os alunos a buscar soluções a partir do erro, visto que o feedback acontece no momento da realização da atividade em execução. Com isso, a ferramenta proposta como ensino de Geometria Plana, nos trouxe resultados satisfatórios, e se encontra disponível no laboratório de Informática da escola para utilização durante as aulas de matemática e outras disciplinas que se pretende estudar. 
id VERACRUZ-0_42c4b97efe5dc8491e6b7eed1a80baba
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1594
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometryEnsinoFerramentaLinguagem LogoGeometria.Este artigo apresenta uma proposta de ensino a partir da utilização de recurso tecnológico educativo que venha contribuir para o aprendizado das crianças por meio da Linguagem de Programação Logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana, utilizada juntamente com o software SuperLogo 3.0 para o desenvolvimento durante o ensino e aprendizagem. A aplicação deste projeto foi realizada em uma escola municipal de Itacoatiara-AM, com duas turmas de 5º ano do ensino fundamental, dos turnos matutino e vespertino. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com alunos e professores e observação participante. O material empírico foi construído a partir do diário de campo, fotos e gravador de voz do pesquisador. A fundamentação teórica está pautada na perspectiva construtivista de Jean Piaget e Papert, e a partir de todo o conjunto estrutural deste projeto, buscamos resultados que comprovaram a eficácia deste recurso tecnológico para o ensino de geometria plana.  Mediante a experiência vivenciada em sala de aula, foi possível observar, que alunos e professores em pouco tempo se familiarizaram com a Linguagem de Programação Logo, e em pouco tempo já estavam desenvolvendo suas artes, utilizando as figuras Geométricas Planas, com seus respectivos cálculos, tendo noção de distância e lateralidade. E isso nos retrata algo muito positivo, pois mesmo que a Linguagem fosse algo novo para eles, após aprenderem os comandos, sentiram-se os donos de seu próprio aprendizado e criação de atividades. É essa construção da aprendizagem que a Linguagem de Programação proporciona aos alunos. Outro ponto fundamental é que esta ferramenta instiga os alunos a buscar soluções a partir do erro, visto que o feedback acontece no momento da realização da atividade em execução. Com isso, a ferramenta proposta como ensino de Geometria Plana, nos trouxe resultados satisfatórios, e se encontra disponível no laboratório de Informática da escola para utilização durante as aulas de matemática e outras disciplinas que se pretende estudar. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/159410.34117/bjdv5n5-1594Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 4093-4107Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 4093-4107Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 4093-41072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1594/1469Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Luiz Sérgio de OliveiraOliveira, Andreza de Matos2019-03-27T20:56:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1594Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:26.378479Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometry
title A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometry
spellingShingle A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometry
Barbosa, Luiz Sérgio de Oliveira
Ensino
Ferramenta
Linguagem Logo
Geometria.
title_short A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometry
title_full A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometry
title_fullStr A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometry
title_full_unstemmed A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometry
title_sort A linguagem de programação logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana / The programming language logo: a tool for the teaching of flat geometry
author Barbosa, Luiz Sérgio de Oliveira
author_facet Barbosa, Luiz Sérgio de Oliveira
Oliveira, Andreza de Matos
author_role author
author2 Oliveira, Andreza de Matos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Luiz Sérgio de Oliveira
Oliveira, Andreza de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ferramenta
Linguagem Logo
Geometria.
topic Ensino
Ferramenta
Linguagem Logo
Geometria.
description Este artigo apresenta uma proposta de ensino a partir da utilização de recurso tecnológico educativo que venha contribuir para o aprendizado das crianças por meio da Linguagem de Programação Logo: uma ferramenta para o ensino de geometria plana, utilizada juntamente com o software SuperLogo 3.0 para o desenvolvimento durante o ensino e aprendizagem. A aplicação deste projeto foi realizada em uma escola municipal de Itacoatiara-AM, com duas turmas de 5º ano do ensino fundamental, dos turnos matutino e vespertino. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com alunos e professores e observação participante. O material empírico foi construído a partir do diário de campo, fotos e gravador de voz do pesquisador. A fundamentação teórica está pautada na perspectiva construtivista de Jean Piaget e Papert, e a partir de todo o conjunto estrutural deste projeto, buscamos resultados que comprovaram a eficácia deste recurso tecnológico para o ensino de geometria plana.  Mediante a experiência vivenciada em sala de aula, foi possível observar, que alunos e professores em pouco tempo se familiarizaram com a Linguagem de Programação Logo, e em pouco tempo já estavam desenvolvendo suas artes, utilizando as figuras Geométricas Planas, com seus respectivos cálculos, tendo noção de distância e lateralidade. E isso nos retrata algo muito positivo, pois mesmo que a Linguagem fosse algo novo para eles, após aprenderem os comandos, sentiram-se os donos de seu próprio aprendizado e criação de atividades. É essa construção da aprendizagem que a Linguagem de Programação proporciona aos alunos. Outro ponto fundamental é que esta ferramenta instiga os alunos a buscar soluções a partir do erro, visto que o feedback acontece no momento da realização da atividade em execução. Com isso, a ferramenta proposta como ensino de Geometria Plana, nos trouxe resultados satisfatórios, e se encontra disponível no laboratório de Informática da escola para utilização durante as aulas de matemática e outras disciplinas que se pretende estudar. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1594
10.34117/bjdv5n5-1594
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1594
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n5-1594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1594/1469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 4093-4107
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 4093-4107
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 4093-4107
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645417344139264