As linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agustín Lacruz, Maria Del Carmen
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP], Terra, Ana Lúcia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/20256
http://hdl.handle.net/11449/115006
Resumo: This article analyzes the specific features and processes of indexing and classification performed in school libraries to process and retrieve information from their collections. Subject languages used in Spanish, Portuguese and Brazilian Portuguese school libraries are also analyzed. To achieve this goal, the concept of school library was analyzed, its function was studied and the techniques and tools that allow the information organization were examined. Among the tools, we studied the Subject Headings Lists for children and juveniles’ books and the Subject Headings List for public libraries, the Universal Decimal Classification System (paperback edition) or the classification by fields of interest and specialized thesauri like the Tesauro de la Educación UNESCO-OIE and the TesauroEuropeo de la Educación.
id UNSP_791b86a6507b1a4094bd4adbcd351ca4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115006
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e BrasilDocumental languages for school libraries: the case of Spain, Portugal and Brazillinguagens documentáriasbiblioteca escolarThis article analyzes the specific features and processes of indexing and classification performed in school libraries to process and retrieve information from their collections. Subject languages used in Spanish, Portuguese and Brazilian Portuguese school libraries are also analyzed. To achieve this goal, the concept of school library was analyzed, its function was studied and the techniques and tools that allow the information organization were examined. Among the tools, we studied the Subject Headings Lists for children and juveniles’ books and the Subject Headings List for public libraries, the Universal Decimal Classification System (paperback edition) or the classification by fields of interest and specialized thesauri like the Tesauro de la Educación UNESCO-OIE and the TesauroEuropeo de la Educación.Este artigo analisa as características específicas e os processos de indexação e classificação realizados em bibliotecas escolares para tratar e recuperar as informações de suas coleções. Também se analisam as linguagens como ferramentas documentais específicas utilizadas em bibliotecas escolares portuguesas espanholas, portuguesas e brasileiras. Para atingir este objetivo, o modelo de biblioteca escolar é estudado de forma crítica, se analisa o conceito de biblioteca escolar de forma crítica, se estudam suas funções e se examinam as técnicas e os instrumentos que permitem organizar a informação. Entre outras ferramentas, estudam-se listas de cabeçalhos de assuntos como os Cabeçalhos de assuntos para livros infantis e juvenis e a Lista de Cabeçalhos de assuntos para as bibliotecas; sistemas de classificação, como a Classificação Decimal Universal (edição de bolso) ou a classificação por centros de interesse e tesauros especializados como o Tesauro da Educação UNESCO-OIE e o Tesauro Europeu da Educação, entre outros.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, BrasilUniversidade de ZaragozaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Politécnico do PortoAgustín Lacruz, Maria Del CarmenFujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]Terra, Ana Lúcia Silva2015-02-24T13:57:40Z2015-02-24T13:57:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article83-97application/pdfhttp://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/20256Informação & Sociedade, v. 24, n. 3, p. 83-97, 2014.1809-4783http://hdl.handle.net/11449/115006ISSN18094783-2014-24-03-83-97.pdf6530346906709462Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInformação & Sociedade0,220info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:11:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115006Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:29:43.563704Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil
Documental languages for school libraries: the case of Spain, Portugal and Brazil
title As linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil
spellingShingle As linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil
Agustín Lacruz, Maria Del Carmen
linguagens documentárias
biblioteca escolar
title_short As linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil
title_full As linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil
title_fullStr As linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil
title_full_unstemmed As linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil
title_sort As linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasil
author Agustín Lacruz, Maria Del Carmen
author_facet Agustín Lacruz, Maria Del Carmen
Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]
Terra, Ana Lúcia Silva
author_role author
author2 Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]
Terra, Ana Lúcia Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Zaragoza
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Agustín Lacruz, Maria Del Carmen
Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]
Terra, Ana Lúcia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv linguagens documentárias
biblioteca escolar
topic linguagens documentárias
biblioteca escolar
description This article analyzes the specific features and processes of indexing and classification performed in school libraries to process and retrieve information from their collections. Subject languages used in Spanish, Portuguese and Brazilian Portuguese school libraries are also analyzed. To achieve this goal, the concept of school library was analyzed, its function was studied and the techniques and tools that allow the information organization were examined. Among the tools, we studied the Subject Headings Lists for children and juveniles’ books and the Subject Headings List for public libraries, the Universal Decimal Classification System (paperback edition) or the classification by fields of interest and specialized thesauri like the Tesauro de la Educación UNESCO-OIE and the TesauroEuropeo de la Educación.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-24T13:57:40Z
2015-02-24T13:57:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/20256
Informação & Sociedade, v. 24, n. 3, p. 83-97, 2014.
1809-4783
http://hdl.handle.net/11449/115006
ISSN18094783-2014-24-03-83-97.pdf
6530346906709462
url http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/20256
http://hdl.handle.net/11449/115006
identifier_str_mv Informação & Sociedade, v. 24, n. 3, p. 83-97, 2014.
1809-4783
ISSN18094783-2014-24-03-83-97.pdf
6530346906709462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Informação & Sociedade
0,220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83-97
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128520299216896