Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://refiedu.webs.uvigo.es/num_es.htm http://hdl.handle.net/11449/122564 |
Resumo: | The study takes as its object the evaluation process of a graduation discipline at the School of Arts, Sciences and Humanities, University of São Paulo (USP), developed through the methodology of Problem Based Learning (PBL). We consider three distinct and complementary aspects: procedural review (partial and final) student peer assessment and self-assessment. The sample consisted of 17 students from the undergraduate courses. Data collection occurred in two stages through questionnaires with open and closed questions. The qualitativeinterpretative analysis allowed two comparisons: cross (intra-step) and longitudinal (inter-steps). The results point to a trend of students evaluating objective aspects of the work as well as to overcome some difficulties in the development of the project. |
id |
UNSP_795eca8a0c772a294d13cd655f822904 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/122564 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitáriosavaliação entre parescritérios avaliativosaprendizagem baseada em problemaspeer assessmentassessment criteriaproblem-based learningThe study takes as its object the evaluation process of a graduation discipline at the School of Arts, Sciences and Humanities, University of São Paulo (USP), developed through the methodology of Problem Based Learning (PBL). We consider three distinct and complementary aspects: procedural review (partial and final) student peer assessment and self-assessment. The sample consisted of 17 students from the undergraduate courses. Data collection occurred in two stages through questionnaires with open and closed questions. The qualitativeinterpretative analysis allowed two comparisons: cross (intra-step) and longitudinal (inter-steps). The results point to a trend of students evaluating objective aspects of the work as well as to overcome some difficulties in the development of the project.O estudo toma como objeto o processo avaliativo de uma disciplina de graduação da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvida por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Consideramos três aspectos distintos e complementares: avaliação processual (parcial e final), avaliação entre pares e autoavaliação. A amostra contou com 17 sujeitos oriundos de diferentes cursos. A coleta de dados ocorreu em duas etapas por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. A análise qualitativo-interpretativa possibilitou duas comparações: transversal (intraetapa) e longitudinal (interetapas). Os resultados apontam para uma tendência dos sujeitos avaliarem aspectos objetivos do trabalho e para a superação de algumas dificuldades no desenvolvimento do projeto.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, R. Cristovão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, R. Cristovão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Klein, Ana Maria [UNESP]Guridi, Veronica2015-04-27T11:55:52Z2015-04-27T11:55:52Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article150-168application/pdfhttp://refiedu.webs.uvigo.es/num_es.htmRevista de Formación e Innovación educativa Universitária, v. 6, n. 3, p. 150-168, 2013.1989-0257http://hdl.handle.net/11449/122564ISSN1989-0257-2013-06-03-150-168.pdf0777944599592711Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Formación e Innovación educativa Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-25T06:26:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:17:36.055947Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários |
title |
Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários |
spellingShingle |
Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários Klein, Ana Maria [UNESP] avaliação entre pares critérios avaliativos aprendizagem baseada em problemas peer assessment assessment criteria problem-based learning |
title_short |
Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários |
title_full |
Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários |
title_fullStr |
Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários |
title_sort |
Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários |
author |
Klein, Ana Maria [UNESP] |
author_facet |
Klein, Ana Maria [UNESP] Guridi, Veronica |
author_role |
author |
author2 |
Guridi, Veronica |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Ana Maria [UNESP] Guridi, Veronica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação entre pares critérios avaliativos aprendizagem baseada em problemas peer assessment assessment criteria problem-based learning |
topic |
avaliação entre pares critérios avaliativos aprendizagem baseada em problemas peer assessment assessment criteria problem-based learning |
description |
The study takes as its object the evaluation process of a graduation discipline at the School of Arts, Sciences and Humanities, University of São Paulo (USP), developed through the methodology of Problem Based Learning (PBL). We consider three distinct and complementary aspects: procedural review (partial and final) student peer assessment and self-assessment. The sample consisted of 17 students from the undergraduate courses. Data collection occurred in two stages through questionnaires with open and closed questions. The qualitativeinterpretative analysis allowed two comparisons: cross (intra-step) and longitudinal (inter-steps). The results point to a trend of students evaluating objective aspects of the work as well as to overcome some difficulties in the development of the project. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-04-27T11:55:52Z 2015-04-27T11:55:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://refiedu.webs.uvigo.es/num_es.htm Revista de Formación e Innovación educativa Universitária, v. 6, n. 3, p. 150-168, 2013. 1989-0257 http://hdl.handle.net/11449/122564 ISSN1989-0257-2013-06-03-150-168.pdf 0777944599592711 |
url |
http://refiedu.webs.uvigo.es/num_es.htm http://hdl.handle.net/11449/122564 |
identifier_str_mv |
Revista de Formación e Innovación educativa Universitária, v. 6, n. 3, p. 150-168, 2013. 1989-0257 ISSN1989-0257-2013-06-03-150-168.pdf 0777944599592711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de Formación e Innovación educativa Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
150-168 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129306255163392 |