Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Ana Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guridi, Veronica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://refiedu.webs.uvigo.es/num_es.htm
http://hdl.handle.net/11449/122564
Resumo: The study takes as its object the evaluation process of a graduation discipline at the School of Arts, Sciences and Humanities, University of São Paulo (USP), developed through the methodology of Problem Based Learning (PBL). We consider three distinct and complementary aspects: procedural review (partial and final) student peer assessment and self-assessment. The sample consisted of 17 students from the undergraduate courses. Data collection occurred in two stages through questionnaires with open and closed questions. The qualitativeinterpretative analysis allowed two comparisons: cross (intra-step) and longitudinal (inter-steps). The results point to a trend of students evaluating objective aspects of the work as well as to overcome some difficulties in the development of the project.
id UNSP_795eca8a0c772a294d13cd655f822904
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122564
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitáriosavaliação entre parescritérios avaliativosaprendizagem baseada em problemaspeer assessmentassessment criteriaproblem-based learningThe study takes as its object the evaluation process of a graduation discipline at the School of Arts, Sciences and Humanities, University of São Paulo (USP), developed through the methodology of Problem Based Learning (PBL). We consider three distinct and complementary aspects: procedural review (partial and final) student peer assessment and self-assessment. The sample consisted of 17 students from the undergraduate courses. Data collection occurred in two stages through questionnaires with open and closed questions. The qualitativeinterpretative analysis allowed two comparisons: cross (intra-step) and longitudinal (inter-steps). The results point to a trend of students evaluating objective aspects of the work as well as to overcome some difficulties in the development of the project.O estudo toma como objeto o processo avaliativo de uma disciplina de graduação da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvida por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Consideramos três aspectos distintos e complementares: avaliação processual (parcial e final), avaliação entre pares e autoavaliação. A amostra contou com 17 sujeitos oriundos de diferentes cursos. A coleta de dados ocorreu em duas etapas por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. A análise qualitativo-interpretativa possibilitou duas comparações: transversal (intraetapa) e longitudinal (interetapas). Os resultados apontam para uma tendência dos sujeitos avaliarem aspectos objetivos do trabalho e para a superação de algumas dificuldades no desenvolvimento do projeto.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, R. Cristovão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, R. Cristovão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Klein, Ana Maria [UNESP]Guridi, Veronica2015-04-27T11:55:52Z2015-04-27T11:55:52Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article150-168application/pdfhttp://refiedu.webs.uvigo.es/num_es.htmRevista de Formación e Innovación educativa Universitária, v. 6, n. 3, p. 150-168, 2013.1989-0257http://hdl.handle.net/11449/122564ISSN1989-0257-2013-06-03-150-168.pdf0777944599592711Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Formación e Innovación educativa Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-25T06:26:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:17:36.055947Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários
title Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários
spellingShingle Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários
Klein, Ana Maria [UNESP]
avaliação entre pares
critérios avaliativos
aprendizagem baseada em problemas
peer assessment
assessment criteria
problem-based learning
title_short Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários
title_full Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários
title_fullStr Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários
title_full_unstemmed Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários
title_sort Autoavaliação e avaliação entre pares no desenvolvimento de projetos orientados pela aprendizagem baseada em problemas: a percepção de estudantes universitários
author Klein, Ana Maria [UNESP]
author_facet Klein, Ana Maria [UNESP]
Guridi, Veronica
author_role author
author2 Guridi, Veronica
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Ana Maria [UNESP]
Guridi, Veronica
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação entre pares
critérios avaliativos
aprendizagem baseada em problemas
peer assessment
assessment criteria
problem-based learning
topic avaliação entre pares
critérios avaliativos
aprendizagem baseada em problemas
peer assessment
assessment criteria
problem-based learning
description The study takes as its object the evaluation process of a graduation discipline at the School of Arts, Sciences and Humanities, University of São Paulo (USP), developed through the methodology of Problem Based Learning (PBL). We consider three distinct and complementary aspects: procedural review (partial and final) student peer assessment and self-assessment. The sample consisted of 17 students from the undergraduate courses. Data collection occurred in two stages through questionnaires with open and closed questions. The qualitativeinterpretative analysis allowed two comparisons: cross (intra-step) and longitudinal (inter-steps). The results point to a trend of students evaluating objective aspects of the work as well as to overcome some difficulties in the development of the project.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-04-27T11:55:52Z
2015-04-27T11:55:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://refiedu.webs.uvigo.es/num_es.htm
Revista de Formación e Innovación educativa Universitária, v. 6, n. 3, p. 150-168, 2013.
1989-0257
http://hdl.handle.net/11449/122564
ISSN1989-0257-2013-06-03-150-168.pdf
0777944599592711
url http://refiedu.webs.uvigo.es/num_es.htm
http://hdl.handle.net/11449/122564
identifier_str_mv Revista de Formación e Innovación educativa Universitária, v. 6, n. 3, p. 150-168, 2013.
1989-0257
ISSN1989-0257-2013-06-03-150-168.pdf
0777944599592711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Formación e Innovación educativa Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150-168
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129306255163392