Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102047
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar as reais necessidades formativas dos professores de Ciências e Biologia, com relação ao trabalho em sala de aula sobre os temas recentes da genética como: clonagem, organismos trangênicos, células-tronco e projeto genoma humano. Para isso, foi elaborado um curso de formação continuada, envolvendo tais temas, constituído de dez encontros presenciais e também de discussões online por meio de um blog, no qual foi possível, por meio da análise de atividades, discutir conceitos e propostas para o trabalho em sala de aula. Assim, tanto professores participantes como professor pesquisador puderam avaliar, qualitativamente, a importância de abordar temas polêmicos em sala de aula e os pressupostos e perspectivas para elaboração e condução de atividades de formação que possam contribuir para o trabalho em aula. Por ser um estudo qualitativo, os dados foram descritos e analisados a partir das gravações em áudio das falas dos participantes, e também dos materiais escritos produzidos por ele tanto durante os encontros como na participação via blog. Os resultados apontaram que trabalhos desse tipo precisam, em primeira instância, respeitar as concepções prévias, experiências anteriores e valores dos professores, tomando-os com ponto de partida para a efetivação de um trabalho de formação continuada. Além disso, foi possível verificar que o maior ou menos domínio do conteúdo específico relacionado aos temas recentes da genética, influencia em questões metodológicas durante o processo de ensino e aprendizagem. Foi possível constatar também que, como os participantes revelaram falta de conhecimentos específicos e considerando-se que a genética é uma ciência em constante evolução, iniciativas que visem a formação continuada de professores, envolvendo os avanços científicos...
id UNSP_7991245ece831a02c072e8d979a686c4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102047
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuadaCiencia - Estudo e ensinoBiologia - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoGenéticaScience educationContemporary geneticsA presente pesquisa buscou investigar as reais necessidades formativas dos professores de Ciências e Biologia, com relação ao trabalho em sala de aula sobre os temas recentes da genética como: clonagem, organismos trangênicos, células-tronco e projeto genoma humano. Para isso, foi elaborado um curso de formação continuada, envolvendo tais temas, constituído de dez encontros presenciais e também de discussões online por meio de um blog, no qual foi possível, por meio da análise de atividades, discutir conceitos e propostas para o trabalho em sala de aula. Assim, tanto professores participantes como professor pesquisador puderam avaliar, qualitativamente, a importância de abordar temas polêmicos em sala de aula e os pressupostos e perspectivas para elaboração e condução de atividades de formação que possam contribuir para o trabalho em aula. Por ser um estudo qualitativo, os dados foram descritos e analisados a partir das gravações em áudio das falas dos participantes, e também dos materiais escritos produzidos por ele tanto durante os encontros como na participação via blog. Os resultados apontaram que trabalhos desse tipo precisam, em primeira instância, respeitar as concepções prévias, experiências anteriores e valores dos professores, tomando-os com ponto de partida para a efetivação de um trabalho de formação continuada. Além disso, foi possível verificar que o maior ou menos domínio do conteúdo específico relacionado aos temas recentes da genética, influencia em questões metodológicas durante o processo de ensino e aprendizagem. Foi possível constatar também que, como os participantes revelaram falta de conhecimentos específicos e considerando-se que a genética é uma ciência em constante evolução, iniciativas que visem a formação continuada de professores, envolvendo os avanços científicos...This research investigate the real training needs of science and biology teachers in relation to work in the classroom with the recent themes of genetics like cloning, transgenic organisms, stem cells and human genome project. For this, we developed a continuing teacher education course, involving such issues, constituing ten face meeting, online discussions also through a blog, where it was possible that trough analysis of activities, discussion of concepts and proposal for work in classroom, both participating teachers as a research teacher asses, qualitatively, the importance of adressing controversial issues in the classroom and the assumptions and perspectives for developing and conduction training activities that could contribute to the work in class. Being a qualitative study, data were described and analyzed from audio recordings of participants's speech, and also of the written materials produced by them both during the meetings as participation via blog. The results showed that these jobs have in the first instance, to respect the prior knowledge, previous experiences and values of teachers, using them as a starting poinr for the realization of a work of continuing education. Furthermore, we observed that the greater or lesser content domain related to specific topics of recent genetic influences on methodological issues during the process of teaching and learning. As the participants revealed a lack of expertise and considering that genetics is an evolving science, initiatives aimed at the continuous teacher educations... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2011-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2 v. : il. + 1 DVDapplication/pdfBONZANINI, Taitiâny Kárita. Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada. 2011. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102047000643134bonzanini_tk_dr_bauru.pdf33004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:11:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102047Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:34:42.564642Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada
title Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada
spellingShingle Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada
Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]
Ciencia - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Genética
Science education
Contemporary genetics
title_short Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada
title_full Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada
title_fullStr Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada
title_full_unstemmed Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada
title_sort Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada
author Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]
author_facet Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Genética
Science education
Contemporary genetics
topic Ciencia - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Genética
Science education
Contemporary genetics
description A presente pesquisa buscou investigar as reais necessidades formativas dos professores de Ciências e Biologia, com relação ao trabalho em sala de aula sobre os temas recentes da genética como: clonagem, organismos trangênicos, células-tronco e projeto genoma humano. Para isso, foi elaborado um curso de formação continuada, envolvendo tais temas, constituído de dez encontros presenciais e também de discussões online por meio de um blog, no qual foi possível, por meio da análise de atividades, discutir conceitos e propostas para o trabalho em sala de aula. Assim, tanto professores participantes como professor pesquisador puderam avaliar, qualitativamente, a importância de abordar temas polêmicos em sala de aula e os pressupostos e perspectivas para elaboração e condução de atividades de formação que possam contribuir para o trabalho em aula. Por ser um estudo qualitativo, os dados foram descritos e analisados a partir das gravações em áudio das falas dos participantes, e também dos materiais escritos produzidos por ele tanto durante os encontros como na participação via blog. Os resultados apontaram que trabalhos desse tipo precisam, em primeira instância, respeitar as concepções prévias, experiências anteriores e valores dos professores, tomando-os com ponto de partida para a efetivação de um trabalho de formação continuada. Além disso, foi possível verificar que o maior ou menos domínio do conteúdo específico relacionado aos temas recentes da genética, influencia em questões metodológicas durante o processo de ensino e aprendizagem. Foi possível constatar também que, como os participantes revelaram falta de conhecimentos específicos e considerando-se que a genética é uma ciência em constante evolução, iniciativas que visem a formação continuada de professores, envolvendo os avanços científicos...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-11
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BONZANINI, Taitiâny Kárita. Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada. 2011. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102047
000643134
bonzanini_tk_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
identifier_str_mv BONZANINI, Taitiâny Kárita. Ensino de temas da genética contemporânea: análise das contribuições de um curso de formação continuada. 2011. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000643134
bonzanini_tk_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
url http://hdl.handle.net/11449/102047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 v. : il. + 1 DVD
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128829031448576