Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501 http://hdl.handle.net/11449/114959 |
Resumo: | The present work aims to bring up a discussion around the viability of traditional teaching methods in a world predominantly technological and imagetic. A project conducted in the discipline of history, in a state school through the Núcleo de Ensino (Center for Teaching) UNESP Marília, we applied questionnaires that aimed to map aspects of the visual culture of the students, and their perception of everyday reality in school. Using the SPSS software, the issues of quantitative trait were analyzed, providing a critique of the teaching methods used by teachers, whereas the use of images has been revealed as a proposal capable of stimulating an education based on interaction and dialogue, approaching the socio-cultural reality of learners. |
id |
UNSP_79a5e2ba1d0a1b5a194822716b2edb7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/114959 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolarI prefer learn than decorate: audiovisual culture and the criticism of the school realityEnsinoJovensMetodologia de PesquisaThe present work aims to bring up a discussion around the viability of traditional teaching methods in a world predominantly technological and imagetic. A project conducted in the discipline of history, in a state school through the Núcleo de Ensino (Center for Teaching) UNESP Marília, we applied questionnaires that aimed to map aspects of the visual culture of the students, and their perception of everyday reality in school. Using the SPSS software, the issues of quantitative trait were analyzed, providing a critique of the teaching methods used by teachers, whereas the use of images has been revealed as a proposal capable of stimulating an education based on interaction and dialogue, approaching the socio-cultural reality of learners.O presente trabalho visa trazer à tona uma discussão em torno da viabilidade das metodologias tradicionais de ensino num contexto social predominantemente tecnológico e imagético. A partir de projetos realizados na disciplina de História, numa escola estadual através do Núcleo de Ensino da Unesp de Marília, e a aplicação de questionários que visavam mapear aspectos da cultura audiovisual dos alunos conjuntamente com suas percepções acerca da realidade cotidiana na escola, tornou-se evidente a perspectiva crítica que os alunos do Ensino Médio encaravam a estrutura escolar. Com o uso do software SPSS, foram analisadas as questões de caráter quantitativo, possibilitando uma crítica às metodologias de ensino utilizadas pelos professores, ao passo que o uso de imagens revelou-se como uma proposta capaz de estimular uma educação pautada na interação e no diálogo, aproximando-se da realidade sócio-cultural dos educandos.Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Ciências Políticas e Econômicas. MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Guandalim, Dimitri Barros [UNESP]Paraizo, Maria Angélica Chagas [UNESP]Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]2015-02-24T13:57:37Z2015-02-24T13:57:37Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article847-856application/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 4, p. 847-856, 2013.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/114959ISSN19825587-2013-08-04-847-856.pdf96625229459143050000-0003-3246-5059Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:01:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114959Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:01:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar I prefer learn than decorate: audiovisual culture and the criticism of the school reality |
title |
Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
spellingShingle |
Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar Guandalim, Dimitri Barros [UNESP] Ensino Jovens Metodologia de Pesquisa |
title_short |
Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
title_full |
Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
title_fullStr |
Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
title_full_unstemmed |
Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
title_sort |
Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
author |
Guandalim, Dimitri Barros [UNESP] |
author_facet |
Guandalim, Dimitri Barros [UNESP] Paraizo, Maria Angélica Chagas [UNESP] Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Paraizo, Maria Angélica Chagas [UNESP] Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guandalim, Dimitri Barros [UNESP] Paraizo, Maria Angélica Chagas [UNESP] Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Jovens Metodologia de Pesquisa |
topic |
Ensino Jovens Metodologia de Pesquisa |
description |
The present work aims to bring up a discussion around the viability of traditional teaching methods in a world predominantly technological and imagetic. A project conducted in the discipline of history, in a state school through the Núcleo de Ensino (Center for Teaching) UNESP Marília, we applied questionnaires that aimed to map aspects of the visual culture of the students, and their perception of everyday reality in school. Using the SPSS software, the issues of quantitative trait were analyzed, providing a critique of the teaching methods used by teachers, whereas the use of images has been revealed as a proposal capable of stimulating an education based on interaction and dialogue, approaching the socio-cultural reality of learners. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-02-24T13:57:37Z 2015-02-24T13:57:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 4, p. 847-856, 2013. 1982-5587 http://hdl.handle.net/11449/114959 ISSN19825587-2013-08-04-847-856.pdf 9662522945914305 0000-0003-3246-5059 |
url |
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501 http://hdl.handle.net/11449/114959 |
identifier_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 4, p. 847-856, 2013. 1982-5587 ISSN19825587-2013-08-04-847-856.pdf 9662522945914305 0000-0003-3246-5059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
847-856 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128132754964480 |