Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/online.html http://hdl.handle.net/11449/134736 |
Resumo: | This article is part of a study that seeks to understand what are the main barriers and alternatives for inclusion of students with visual impairments in the context of physics education. Presents and discusses the difficulties and feasibility to include the blind for birth student in thermology’ classes. Through content analysis identifies four classes of functioning implies difficulties and feasibility. In conclusion, emphasizes the importance of creating appropriate communication environments, the inclusive function of element interactivity, as well as the need for dismissal of a segregated environment within the classroom. |
id |
UNSP_7a34b474864e11d50a316f09911c1735 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134736 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologiaPhysics educationInclusionVisual impairmentThermologyEnsino de físicaInclusãoDeficiência visualTermologiaThis article is part of a study that seeks to understand what are the main barriers and alternatives for inclusion of students with visual impairments in the context of physics education. Presents and discusses the difficulties and feasibility to include the blind for birth student in thermology’ classes. Through content analysis identifies four classes of functioning implies difficulties and feasibility. In conclusion, emphasizes the importance of creating appropriate communication environments, the inclusive function of element interactivity, as well as the need for dismissal of a segregated environment within the classroom.O presente artigo encontra-se inserido dentro de um estudo que busca compreender quais são as principais barreiras e alternativas para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Apresenta e discute as dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno cego de nascimento em aulas de termologia. Por meio de análise de conteúdo, identifica quatro classes funcionais implicadoras de dificuldades e viabilidades. Como conclusão, enfatiza a importância da criação de ambientes comunicacionais adequados, a função inclusiva do elemento interatividade, bem como, a necessidade da destituição de ambientes segregativos no interior da sala de aula.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]2016-03-02T12:58:10Z2016-03-02T12:58:10Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9-17application/pdfhttp://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/online.htmlInterciência & Sociedade, v. 1, p. 9-17, 2011.2236-0468http://hdl.handle.net/11449/134736ISSN2236-0468-2011-01-09-17.pdf3417921730250572Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterciência & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:13:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134736Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:38:56.395147Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia |
title |
Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia |
spellingShingle |
Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia Camargo, Eder Pires de [UNESP] Physics education Inclusion Visual impairment Thermology Ensino de física Inclusão Deficiência visual Termologia |
title_short |
Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia |
title_full |
Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia |
title_fullStr |
Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia |
title_full_unstemmed |
Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia |
title_sort |
Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia |
author |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author_facet |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physics education Inclusion Visual impairment Thermology Ensino de física Inclusão Deficiência visual Termologia |
topic |
Physics education Inclusion Visual impairment Thermology Ensino de física Inclusão Deficiência visual Termologia |
description |
This article is part of a study that seeks to understand what are the main barriers and alternatives for inclusion of students with visual impairments in the context of physics education. Presents and discusses the difficulties and feasibility to include the blind for birth student in thermology’ classes. Through content analysis identifies four classes of functioning implies difficulties and feasibility. In conclusion, emphasizes the importance of creating appropriate communication environments, the inclusive function of element interactivity, as well as the need for dismissal of a segregated environment within the classroom. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-03-02T12:58:10Z 2016-03-02T12:58:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/online.html Interciência & Sociedade, v. 1, p. 9-17, 2011. 2236-0468 http://hdl.handle.net/11449/134736 ISSN2236-0468-2011-01-09-17.pdf 3417921730250572 |
url |
http://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/online.html http://hdl.handle.net/11449/134736 |
identifier_str_mv |
Interciência & Sociedade, v. 1, p. 9-17, 2011. 2236-0468 ISSN2236-0468-2011-01-09-17.pdf 3417921730250572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Interciência & Sociedade |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9-17 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128683185012736 |