O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242525 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como enfoque analisar a estereotipagem de gênero, desde a Antiguidade até o século XX. Através de evidências colhidas na iconografia e em uma variedade de documentos escritos, pretende-se demonstrar como a associação de gênero dos instrumentos musicais praticamente eliminou a participação feminina de atividades musicais importantes, garantindo o domínio masculino na arte e como a relação da origem da família, da propriedade privada e do estado interferiram nesta. As mulheres foram limitadas a tocar instrumentos de teclas e instrumentos de acompanhamento menores como alaúde, harpa e violão. Sempre foi imposto que o lugar da mulher era "em casa", e os estereótipos de gênero dos instrumentos musicais ajudaram a mantê-las neste lugar. |
id |
UNSP_7a97c195b587af04d966006a01b6aea6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/242525 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontesThe gender stereotype of western musical instruments: a bibliographic and iconographic analysis of the sourcesMulheres musicistasRelações de gêneroDiscriminação de sexo contra as mulheresEsta pesquisa tem como enfoque analisar a estereotipagem de gênero, desde a Antiguidade até o século XX. Através de evidências colhidas na iconografia e em uma variedade de documentos escritos, pretende-se demonstrar como a associação de gênero dos instrumentos musicais praticamente eliminou a participação feminina de atividades musicais importantes, garantindo o domínio masculino na arte e como a relação da origem da família, da propriedade privada e do estado interferiram nesta. As mulheres foram limitadas a tocar instrumentos de teclas e instrumentos de acompanhamento menores como alaúde, harpa e violão. Sempre foi imposto que o lugar da mulher era "em casa", e os estereótipos de gênero dos instrumentos musicais ajudaram a mantê-las neste lugar.This research analyzes gender stereotyping, from antiquity to the twentieth century. Through evidence collected in iconography and in a variety of written documents, it is intended to demonstrate how the gender association of musical instruments practically eliminates female participation in important musical activities, guaranteeing male dominance in art, and how the relationship of family origin, private property and the state interfered in this. Women were limited to playing keyboard instruments and smaller accompanying instruments like the lute, harp and guitar. It has always been imposed that a woman's place is "at home", and gender stereotypes of musical instruments have helped to keep women in that place.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)De Bonis, Maurício Funcia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Frederico, Sophia Alfonso [UNESP]2023-03-16T15:21:43Z2023-03-16T15:21:43Z2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:07:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242525Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:48:13.796059Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes The gender stereotype of western musical instruments: a bibliographic and iconographic analysis of the sources |
title |
O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes |
spellingShingle |
O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes Frederico, Sophia Alfonso [UNESP] Mulheres musicistas Relações de gênero Discriminação de sexo contra as mulheres |
title_short |
O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes |
title_full |
O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes |
title_fullStr |
O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes |
title_full_unstemmed |
O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes |
title_sort |
O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes |
author |
Frederico, Sophia Alfonso [UNESP] |
author_facet |
Frederico, Sophia Alfonso [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
De Bonis, Maurício Funcia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frederico, Sophia Alfonso [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres musicistas Relações de gênero Discriminação de sexo contra as mulheres |
topic |
Mulheres musicistas Relações de gênero Discriminação de sexo contra as mulheres |
description |
Esta pesquisa tem como enfoque analisar a estereotipagem de gênero, desde a Antiguidade até o século XX. Através de evidências colhidas na iconografia e em uma variedade de documentos escritos, pretende-se demonstrar como a associação de gênero dos instrumentos musicais praticamente eliminou a participação feminina de atividades musicais importantes, garantindo o domínio masculino na arte e como a relação da origem da família, da propriedade privada e do estado interferiram nesta. As mulheres foram limitadas a tocar instrumentos de teclas e instrumentos de acompanhamento menores como alaúde, harpa e violão. Sempre foi imposto que o lugar da mulher era "em casa", e os estereótipos de gênero dos instrumentos musicais ajudaram a mantê-las neste lugar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-16T15:21:43Z 2023-03-16T15:21:43Z 2023-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/242525 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/242525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128860520185856 |