O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frederico, Sophia Alfonso [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242525
Resumo: Esta pesquisa tem como enfoque analisar a estereotipagem de gênero, desde a Antiguidade até o século XX. Através de evidências colhidas na iconografia e em uma variedade de documentos escritos, pretende-se demonstrar como a associação de gênero dos instrumentos musicais praticamente eliminou a participação feminina de atividades musicais importantes, garantindo o domínio masculino na arte e como a relação da origem da família, da propriedade privada e do estado interferiram nesta. As mulheres foram limitadas a tocar instrumentos de teclas e instrumentos de acompanhamento menores como alaúde, harpa e violão. Sempre foi imposto que o lugar da mulher era "em casa", e os estereótipos de gênero dos instrumentos musicais ajudaram a mantê-las neste lugar.
id UNSP_7a97c195b587af04d966006a01b6aea6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242525
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontesThe gender stereotype of western musical instruments: a bibliographic and iconographic analysis of the sourcesMulheres musicistasRelações de gêneroDiscriminação de sexo contra as mulheresEsta pesquisa tem como enfoque analisar a estereotipagem de gênero, desde a Antiguidade até o século XX. Através de evidências colhidas na iconografia e em uma variedade de documentos escritos, pretende-se demonstrar como a associação de gênero dos instrumentos musicais praticamente eliminou a participação feminina de atividades musicais importantes, garantindo o domínio masculino na arte e como a relação da origem da família, da propriedade privada e do estado interferiram nesta. As mulheres foram limitadas a tocar instrumentos de teclas e instrumentos de acompanhamento menores como alaúde, harpa e violão. Sempre foi imposto que o lugar da mulher era "em casa", e os estereótipos de gênero dos instrumentos musicais ajudaram a mantê-las neste lugar.This research analyzes gender stereotyping, from antiquity to the twentieth century. Through evidence collected in iconography and in a variety of written documents, it is intended to demonstrate how the gender association of musical instruments practically eliminates female participation in important musical activities, guaranteeing male dominance in art, and how the relationship of family origin, private property and the state interfered in this. Women were limited to playing keyboard instruments and smaller accompanying instruments like the lute, harp and guitar. It has always been imposed that a woman's place is "at home", and gender stereotypes of musical instruments have helped to keep women in that place.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)De Bonis, Maurício Funcia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Frederico, Sophia Alfonso [UNESP]2023-03-16T15:21:43Z2023-03-16T15:21:43Z2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:07:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242525Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:48:13.796059Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes
The gender stereotype of western musical instruments: a bibliographic and iconographic analysis of the sources
title O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes
spellingShingle O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes
Frederico, Sophia Alfonso [UNESP]
Mulheres musicistas
Relações de gênero
Discriminação de sexo contra as mulheres
title_short O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes
title_full O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes
title_fullStr O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes
title_full_unstemmed O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes
title_sort O estereótipo de gênero dos instrumentos musicais ocidentais: uma análise bibliográfica e iconográfica das fontes
author Frederico, Sophia Alfonso [UNESP]
author_facet Frederico, Sophia Alfonso [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Bonis, Maurício Funcia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Frederico, Sophia Alfonso [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres musicistas
Relações de gênero
Discriminação de sexo contra as mulheres
topic Mulheres musicistas
Relações de gênero
Discriminação de sexo contra as mulheres
description Esta pesquisa tem como enfoque analisar a estereotipagem de gênero, desde a Antiguidade até o século XX. Através de evidências colhidas na iconografia e em uma variedade de documentos escritos, pretende-se demonstrar como a associação de gênero dos instrumentos musicais praticamente eliminou a participação feminina de atividades musicais importantes, garantindo o domínio masculino na arte e como a relação da origem da família, da propriedade privada e do estado interferiram nesta. As mulheres foram limitadas a tocar instrumentos de teclas e instrumentos de acompanhamento menores como alaúde, harpa e violão. Sempre foi imposto que o lugar da mulher era "em casa", e os estereótipos de gênero dos instrumentos musicais ajudaram a mantê-las neste lugar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-16T15:21:43Z
2023-03-16T15:21:43Z
2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242525
url http://hdl.handle.net/11449/242525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128860520185856