Efeito de alteração de cores em dispositivo eletrônico no desempenho e nos movimentos dos olhos durante leitura de crianças com dislexia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243551 |
Resumo: | A leitura envolve diversos aspectos cognitivos e coordenativos, tornando-a uma tarefa não natural. A movimentação dos olhos é uma das ferramentas utilizadas para averiguação e investigação do funcionamento no processo de leitura, uma vez que fornece informações a respeito dos comportamentos oculares. Crianças com dislexia possuem dificuldades na leitura além de uma alteração na coordenação dos movimentos oculares e, por isso, são sugeridas abordagens envolvendo alteração de cores visando à melhora no desempenho dessas crianças na performance da leitura. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi verificar o desempenho da leitura e os movimentos dos olhos em crianças com dislexia a partir da manipulação de diferentes cores de filtros em dispositivo eletrônico. Para tanto, 15 crianças diagnosticadas com dislexia (12,01±2,01 anos) e 15 crianças sem dislexia (10,06±1,70 anos) foram solicitadas a ler textos sem e com a manipulação das cores azul, verde e alaranjado. Foi utilizado um sistema para rastreamento dos movimentos dos olhos. Para cada uma das condições experimentais foram obtidas as variáveis: tempo total de leitura; número total de fixações; duração média das fixações e número total, duração média, amplitude média e velocidade média dos movimentos sacádicos. Os resultados mostraram que crianças com dislexia precisam de mais tempo para realizar a leitura, além de um maior número de fixações e de movimentos sacádicos do que crianças sem dislexia. Nenhuma diferença no desempenho da leitura e nos movimentos dos olhos foi observada entre as condições de filtro eletrônico colorido. Com base nestes resultados, conclui-se que o uso de filtros eletrônicos do tipo e nas cores do presente estudo não melhora o desempenho da leitura e dos movimentos dos olhos de crianças com dislexia durante a leitura. |
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Efeito de alteração de cores em dispositivo eletrônico no desempenho e nos movimentos dos olhos durante leitura de crianças com dislexiaEffect of changing colors on an electronic device on reading performance and eye movements in children with dyslexiaLeituraDislexiaMovimento dos olhosReadingDyslexiaEye movementA leitura envolve diversos aspectos cognitivos e coordenativos, tornando-a uma tarefa não natural. A movimentação dos olhos é uma das ferramentas utilizadas para averiguação e investigação do funcionamento no processo de leitura, uma vez que fornece informações a respeito dos comportamentos oculares. Crianças com dislexia possuem dificuldades na leitura além de uma alteração na coordenação dos movimentos oculares e, por isso, são sugeridas abordagens envolvendo alteração de cores visando à melhora no desempenho dessas crianças na performance da leitura. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi verificar o desempenho da leitura e os movimentos dos olhos em crianças com dislexia a partir da manipulação de diferentes cores de filtros em dispositivo eletrônico. Para tanto, 15 crianças diagnosticadas com dislexia (12,01±2,01 anos) e 15 crianças sem dislexia (10,06±1,70 anos) foram solicitadas a ler textos sem e com a manipulação das cores azul, verde e alaranjado. Foi utilizado um sistema para rastreamento dos movimentos dos olhos. Para cada uma das condições experimentais foram obtidas as variáveis: tempo total de leitura; número total de fixações; duração média das fixações e número total, duração média, amplitude média e velocidade média dos movimentos sacádicos. Os resultados mostraram que crianças com dislexia precisam de mais tempo para realizar a leitura, além de um maior número de fixações e de movimentos sacádicos do que crianças sem dislexia. Nenhuma diferença no desempenho da leitura e nos movimentos dos olhos foi observada entre as condições de filtro eletrônico colorido. Com base nestes resultados, conclui-se que o uso de filtros eletrônicos do tipo e nas cores do presente estudo não melhora o desempenho da leitura e dos movimentos dos olhos de crianças com dislexia durante a leitura.Reading involves several cognitive and coordinating aspects, making it a non natural task. The eye movement is a tool used to investigate the reading process once it provides information about ocular movements. Children with dyslexia show difficulties in reading besides ocular movement coordination and, therefore, several approaches involving color manipulation are used to improve the performance of these children during reading. Therefore, the purpose of this study was to verify the reading performance and to examine eye movement characteristics in children with dyslexia while reading with different colors using an electronic device. A group of fifteen dyslexic children (12,01±2,01 years) and fifteen non-dyslexic children (10,06±1,70 years) were asked to read texts without and with color manipulation (blue, green and orange). An eye tracking system was used to monitor eye movements. For each reading condition the total reading time, number and duration of fixations and number, duration, amplitude and speed of saccadic eye movements were obtained. The results showed that children with dyslexia need more time to read, in addition to higher number of fixation and saccadic movements than children without dyslexia. No significant difference in reading performance and eye movement was observed under colored electronic filter conditions. Based on these results, it can be concluded that the type and color of colored electronic filter analyzed in this study do not improve reading performance and eye movement of children with dyslexia.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2019/11272-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barela, José Angelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Herz, Isabela de Campos D’Auria2023-05-19T19:51:56Z2023-05-19T19:51:56Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-20T06:17:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243551Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:16:31.154613Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A leitura envolve diversos aspectos cognitivos e coordenativos, tornando-a uma tarefa não natural. A movimentação dos olhos é uma das ferramentas utilizadas para averiguação e investigação do funcionamento no processo de leitura, uma vez que fornece informações a respeito dos comportamentos oculares. Crianças com dislexia possuem dificuldades na leitura além de uma alteração na coordenação dos movimentos oculares e, por isso, são sugeridas abordagens envolvendo alteração de cores visando à melhora no desempenho dessas crianças na performance da leitura. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi verificar o desempenho da leitura e os movimentos dos olhos em crianças com dislexia a partir da manipulação de diferentes cores de filtros em dispositivo eletrônico. Para tanto, 15 crianças diagnosticadas com dislexia (12,01±2,01 anos) e 15 crianças sem dislexia (10,06±1,70 anos) foram solicitadas a ler textos sem e com a manipulação das cores azul, verde e alaranjado. Foi utilizado um sistema para rastreamento dos movimentos dos olhos. Para cada uma das condições experimentais foram obtidas as variáveis: tempo total de leitura; número total de fixações; duração média das fixações e número total, duração média, amplitude média e velocidade média dos movimentos sacádicos. Os resultados mostraram que crianças com dislexia precisam de mais tempo para realizar a leitura, além de um maior número de fixações e de movimentos sacádicos do que crianças sem dislexia. Nenhuma diferença no desempenho da leitura e nos movimentos dos olhos foi observada entre as condições de filtro eletrônico colorido. Com base nestes resultados, conclui-se que o uso de filtros eletrônicos do tipo e nas cores do presente estudo não melhora o desempenho da leitura e dos movimentos dos olhos de crianças com dislexia durante a leitura. |
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