Efeito de alteração de cores em dispositivo eletrônico no desempenho e nos movimentos dos olhos durante leitura de crianças com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herz, Isabela de Campos D’Auria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243551
Resumo: A leitura envolve diversos aspectos cognitivos e coordenativos, tornando-a uma tarefa não natural. A movimentação dos olhos é uma das ferramentas utilizadas para averiguação e investigação do funcionamento no processo de leitura, uma vez que fornece informações a respeito dos comportamentos oculares. Crianças com dislexia possuem dificuldades na leitura além de uma alteração na coordenação dos movimentos oculares e, por isso, são sugeridas abordagens envolvendo alteração de cores visando à melhora no desempenho dessas crianças na performance da leitura. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi verificar o desempenho da leitura e os movimentos dos olhos em crianças com dislexia a partir da manipulação de diferentes cores de filtros em dispositivo eletrônico. Para tanto, 15 crianças diagnosticadas com dislexia (12,01±2,01 anos) e 15 crianças sem dislexia (10,06±1,70 anos) foram solicitadas a ler textos sem e com a manipulação das cores azul, verde e alaranjado. Foi utilizado um sistema para rastreamento dos movimentos dos olhos. Para cada uma das condições experimentais foram obtidas as variáveis: tempo total de leitura; número total de fixações; duração média das fixações e número total, duração média, amplitude média e velocidade média dos movimentos sacádicos. Os resultados mostraram que crianças com dislexia precisam de mais tempo para realizar a leitura, além de um maior número de fixações e de movimentos sacádicos do que crianças sem dislexia. Nenhuma diferença no desempenho da leitura e nos movimentos dos olhos foi observada entre as condições de filtro eletrônico colorido. Com base nestes resultados, conclui-se que o uso de filtros eletrônicos do tipo e nas cores do presente estudo não melhora o desempenho da leitura e dos movimentos dos olhos de crianças com dislexia durante a leitura.
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