Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/115564 |
Resumo: | Muitos estudos têm abordado a formação docente para atuação na Educação Infantil, preocupados com a qualidade das atividades realizadas junto à criança da primeira infância. O referido fazer, realizado por meio das diferentes linguagens em educação, sobretudo, das linguagens expressivas decorrentes das artes são necessárias para o desenvolvimento integral da criança. Esta pesquisa vinculada a linha de formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas do PPGEE objetiva compreender se a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia da FCL/UNESP/Araraquara, no tocante à formação do professor de Educação Infantil desenvolve os conteúdos e metodologias específicas vinculadas às linguagens expressivas das artes, se contempla as resoluções legais das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil de 2009 e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia de 2006. O referencial teórico adotado nos estudos está fundamentado nas temáticas de Educação Infantil, Arte-Educação, Linguística, Psicologia Histórico-Cultural e tendo como base a epistemologia da prática na formação de professores. A metodologia adotada recaiu na pesquisa documental de análise de conteúdos com abordagem qualitativa dos Projetos Políticos Pedagógicos e programas de ensino das últimas estruturas do referido Curso de Pedagogia. Os resultados apresentaram que o Curso de Pedagogia investigado atendeu as resoluções legais e a nossa categoria de análise em relação às linguagens expressivas das artes na formação de professores da Educação Infantil |
id |
UNSP_7b5d627e7835f9c49f0eee801f2d3ed4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115564 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógicoExpressive languages and teacher training for early childhood education: a study of pedagogical projectEducaçãoEducação - Estudo e ensinoEducação de criançasProfessores - FormaçãoTeachers, Training ofMuitos estudos têm abordado a formação docente para atuação na Educação Infantil, preocupados com a qualidade das atividades realizadas junto à criança da primeira infância. O referido fazer, realizado por meio das diferentes linguagens em educação, sobretudo, das linguagens expressivas decorrentes das artes são necessárias para o desenvolvimento integral da criança. Esta pesquisa vinculada a linha de formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas do PPGEE objetiva compreender se a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia da FCL/UNESP/Araraquara, no tocante à formação do professor de Educação Infantil desenvolve os conteúdos e metodologias específicas vinculadas às linguagens expressivas das artes, se contempla as resoluções legais das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil de 2009 e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia de 2006. O referencial teórico adotado nos estudos está fundamentado nas temáticas de Educação Infantil, Arte-Educação, Linguística, Psicologia Histórico-Cultural e tendo como base a epistemologia da prática na formação de professores. A metodologia adotada recaiu na pesquisa documental de análise de conteúdos com abordagem qualitativa dos Projetos Políticos Pedagógicos e programas de ensino das últimas estruturas do referido Curso de Pedagogia. Os resultados apresentaram que o Curso de Pedagogia investigado atendeu as resoluções legais e a nossa categoria de análise em relação às linguagens expressivas das artes na formação de professores da Educação InfantilMany studies have addressed the role for teacher training in early childhood education, concerned with the quality of the activities carried out by the child's infancy. That done, accomplished by means of the different languages in education, especially the expressive languages arising arts are necessary for the full development of the child. This research linked to online teacher training, teaching work and teaching practices aimed PPGEE understand the Curricular Proposal Course Pedagogy of FCL/UNESP/ Araraquara, with regard to teacher training Childhood Education develops the content and specific methodologies related the expressive language arts, contemplates legal resolutions of the 2009 National Childhood Education Curriculum Guidelines and the National Curriculum Guidelines of the Education Course, 2006. The theoretical framework adopted in the study is based on the theme of Childhood Education, Art Education , Linguistics , Historical- Cultural Psychology and based on the epistemology of practice in teacher education. The methodology fell in documentary research content analysis with qualitative Political and Pedagogical projects and teaching programs of the last structures of said School of Education. The results showed that the School of Education investigated met the legal resolutions and category of our analysis regarding the expressive languages of the arts in teacher education from kindergartenUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Angotti, Maristela[UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]2015-03-03T11:52:20Z2015-03-03T11:52:20Z2014-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f.application/pdfFARIA, Alessandra de Carvalho. Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico. 2014. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115564000809822000809822.pdf33004030079P23130491472026499Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:12.544889Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico Expressive languages and teacher training for early childhood education: a study of pedagogical project |
title |
Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico |
spellingShingle |
Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP] Educação Educação - Estudo e ensino Educação de crianças Professores - Formação Teachers, Training of |
title_short |
Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico |
title_full |
Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico |
title_fullStr |
Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico |
title_full_unstemmed |
Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico |
title_sort |
Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico |
author |
Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP] |
author_facet |
Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Angotti, Maristela[UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação - Estudo e ensino Educação de crianças Professores - Formação Teachers, Training of |
topic |
Educação Educação - Estudo e ensino Educação de crianças Professores - Formação Teachers, Training of |
description |
Muitos estudos têm abordado a formação docente para atuação na Educação Infantil, preocupados com a qualidade das atividades realizadas junto à criança da primeira infância. O referido fazer, realizado por meio das diferentes linguagens em educação, sobretudo, das linguagens expressivas decorrentes das artes são necessárias para o desenvolvimento integral da criança. Esta pesquisa vinculada a linha de formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas do PPGEE objetiva compreender se a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia da FCL/UNESP/Araraquara, no tocante à formação do professor de Educação Infantil desenvolve os conteúdos e metodologias específicas vinculadas às linguagens expressivas das artes, se contempla as resoluções legais das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil de 2009 e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia de 2006. O referencial teórico adotado nos estudos está fundamentado nas temáticas de Educação Infantil, Arte-Educação, Linguística, Psicologia Histórico-Cultural e tendo como base a epistemologia da prática na formação de professores. A metodologia adotada recaiu na pesquisa documental de análise de conteúdos com abordagem qualitativa dos Projetos Políticos Pedagógicos e programas de ensino das últimas estruturas do referido Curso de Pedagogia. Os resultados apresentaram que o Curso de Pedagogia investigado atendeu as resoluções legais e a nossa categoria de análise em relação às linguagens expressivas das artes na formação de professores da Educação Infantil |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-25 2015-03-03T11:52:20Z 2015-03-03T11:52:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FARIA, Alessandra de Carvalho. Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico. 2014. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014. http://hdl.handle.net/11449/115564 000809822 000809822.pdf 33004030079P2 3130491472026499 |
identifier_str_mv |
FARIA, Alessandra de Carvalho. Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico. 2014. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014. 000809822 000809822.pdf 33004030079P2 3130491472026499 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/115564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
113 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129153494417408 |