Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115564
Resumo: Muitos estudos têm abordado a formação docente para atuação na Educação Infantil, preocupados com a qualidade das atividades realizadas junto à criança da primeira infância. O referido fazer, realizado por meio das diferentes linguagens em educação, sobretudo, das linguagens expressivas decorrentes das artes são necessárias para o desenvolvimento integral da criança. Esta pesquisa vinculada a linha de formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas do PPGEE objetiva compreender se a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia da FCL/UNESP/Araraquara, no tocante à formação do professor de Educação Infantil desenvolve os conteúdos e metodologias específicas vinculadas às linguagens expressivas das artes, se contempla as resoluções legais das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil de 2009 e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia de 2006. O referencial teórico adotado nos estudos está fundamentado nas temáticas de Educação Infantil, Arte-Educação, Linguística, Psicologia Histórico-Cultural e tendo como base a epistemologia da prática na formação de professores. A metodologia adotada recaiu na pesquisa documental de análise de conteúdos com abordagem qualitativa dos Projetos Políticos Pedagógicos e programas de ensino das últimas estruturas do referido Curso de Pedagogia. Os resultados apresentaram que o Curso de Pedagogia investigado atendeu as resoluções legais e a nossa categoria de análise em relação às linguagens expressivas das artes na formação de professores da Educação Infantil
id UNSP_7b5d627e7835f9c49f0eee801f2d3ed4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115564
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógicoExpressive languages and teacher training for early childhood education: a study of pedagogical projectEducaçãoEducação - Estudo e ensinoEducação de criançasProfessores - FormaçãoTeachers, Training ofMuitos estudos têm abordado a formação docente para atuação na Educação Infantil, preocupados com a qualidade das atividades realizadas junto à criança da primeira infância. O referido fazer, realizado por meio das diferentes linguagens em educação, sobretudo, das linguagens expressivas decorrentes das artes são necessárias para o desenvolvimento integral da criança. Esta pesquisa vinculada a linha de formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas do PPGEE objetiva compreender se a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia da FCL/UNESP/Araraquara, no tocante à formação do professor de Educação Infantil desenvolve os conteúdos e metodologias específicas vinculadas às linguagens expressivas das artes, se contempla as resoluções legais das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil de 2009 e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia de 2006. O referencial teórico adotado nos estudos está fundamentado nas temáticas de Educação Infantil, Arte-Educação, Linguística, Psicologia Histórico-Cultural e tendo como base a epistemologia da prática na formação de professores. A metodologia adotada recaiu na pesquisa documental de análise de conteúdos com abordagem qualitativa dos Projetos Políticos Pedagógicos e programas de ensino das últimas estruturas do referido Curso de Pedagogia. Os resultados apresentaram que o Curso de Pedagogia investigado atendeu as resoluções legais e a nossa categoria de análise em relação às linguagens expressivas das artes na formação de professores da Educação InfantilMany studies have addressed the role for teacher training in early childhood education, concerned with the quality of the activities carried out by the child's infancy. That done, accomplished by means of the different languages in education, especially the expressive languages arising arts are necessary for the full development of the child. This research linked to online teacher training, teaching work and teaching practices aimed PPGEE understand the Curricular Proposal Course Pedagogy of FCL/UNESP/ Araraquara, with regard to teacher training Childhood Education develops the content and specific methodologies related the expressive language arts, contemplates legal resolutions of the 2009 National Childhood Education Curriculum Guidelines and the National Curriculum Guidelines of the Education Course, 2006. The theoretical framework adopted in the study is based on the theme of Childhood Education, Art Education , Linguistics , Historical- Cultural Psychology and based on the epistemology of practice in teacher education. The methodology fell in documentary research content analysis with qualitative Political and Pedagogical projects and teaching programs of the last structures of said School of Education. The results showed that the School of Education investigated met the legal resolutions and category of our analysis regarding the expressive languages of the arts in teacher education from kindergartenUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Angotti, Maristela[UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]2015-03-03T11:52:20Z2015-03-03T11:52:20Z2014-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f.application/pdfFARIA, Alessandra de Carvalho. Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico. 2014. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115564000809822000809822.pdf33004030079P23130491472026499Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T13:54:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico
Expressive languages and teacher training for early childhood education: a study of pedagogical project
title Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico
spellingShingle Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico
Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]
Educação
Educação - Estudo e ensino
Educação de crianças
Professores - Formação
Teachers, Training of
title_short Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico
title_full Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico
title_fullStr Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico
title_full_unstemmed Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico
title_sort Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico
author Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]
author_facet Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angotti, Maristela[UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Estudo e ensino
Educação de crianças
Professores - Formação
Teachers, Training of
topic Educação
Educação - Estudo e ensino
Educação de crianças
Professores - Formação
Teachers, Training of
description Muitos estudos têm abordado a formação docente para atuação na Educação Infantil, preocupados com a qualidade das atividades realizadas junto à criança da primeira infância. O referido fazer, realizado por meio das diferentes linguagens em educação, sobretudo, das linguagens expressivas decorrentes das artes são necessárias para o desenvolvimento integral da criança. Esta pesquisa vinculada a linha de formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas do PPGEE objetiva compreender se a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia da FCL/UNESP/Araraquara, no tocante à formação do professor de Educação Infantil desenvolve os conteúdos e metodologias específicas vinculadas às linguagens expressivas das artes, se contempla as resoluções legais das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil de 2009 e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia de 2006. O referencial teórico adotado nos estudos está fundamentado nas temáticas de Educação Infantil, Arte-Educação, Linguística, Psicologia Histórico-Cultural e tendo como base a epistemologia da prática na formação de professores. A metodologia adotada recaiu na pesquisa documental de análise de conteúdos com abordagem qualitativa dos Projetos Políticos Pedagógicos e programas de ensino das últimas estruturas do referido Curso de Pedagogia. Os resultados apresentaram que o Curso de Pedagogia investigado atendeu as resoluções legais e a nossa categoria de análise em relação às linguagens expressivas das artes na formação de professores da Educação Infantil
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-25
2015-03-03T11:52:20Z
2015-03-03T11:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Alessandra de Carvalho. Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico. 2014. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115564
000809822
000809822.pdf
33004030079P2
3130491472026499
identifier_str_mv FARIA, Alessandra de Carvalho. Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico. 2014. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
000809822
000809822.pdf
33004030079P2
3130491472026499
url http://hdl.handle.net/11449/115564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649956648583168