Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Fabiane Ferretti
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12875
Resumo: A presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da formação docente vivenciada nos contextos da Educação Infantil e suas contribuições para a prática pedagógica na perspectiva da pedagogia da escuta em uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Bento Gonçalves/RS. A relevância deste estudo justifica-se por ser um assunto que está em processo de discussão na área da educação, evidenciando que a pedagogia da escuta pode ser uma potente aliada da formação em contexto, esta que acontece dentro de cada espaço escolar. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa (André, 1995), com caráter exploratório, utilizando como inspiração a metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2011), com a análise dos dados seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A construção dos dados ocorreu a partir do mapeamento das contribuições da Proposta Pedagógica vigente da escola, da realização de um grupo focal e dos registros realizados pelas professoras no Diário de Bordo ao final de cada um dos quatro encontros formativos realizados. Os principais autores que serviram como base teórica foram: Loris Malaguzzi, Rinaldi (2012), (1992; 1995; 2015, 2020), Tardif (2005; 2019, 2020), Barbosa (2006; 2013; 2016), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2002; 2007), Kishimoto (2002), Pinazza (2014) e Fochi (2015; 2019). Portanto, tem-se como resultado desta investigação o reconhecimento das potencialidades da formação docente em contexto na perspectiva da pedagogia da escuta, na Educação Infantil, como sendo: a percepção do fortalecimento dos sujeitos enquanto equipe; o reconhecimento e valorização dos saberes que cada professora carrega consigo; a importância de entender e estudar os assuntos e documentos que fazem parte da instituição e que, muitas vezes, são vistos como isolados da prática; e por fim, que há uma melhora no engajamento da equipe para que os processos vividos dentro da escola se tornem sempre mais qualificados, pois é a partir deste movimento que poderemos ter a oportunidade de realizarmos com excelência o exercício da profissão docente. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_601dd5f73b65907199490ac12173c49b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12875
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Munhoz, Fabiane FerrettiStecanela, NildaBarbosa, Maria Carmen SilveiraMorés, Andréia2023-12-12T19:06:49Z2023-12-12T19:06:49Z2023-12-122023-09-28https://repositorio.ucs.br/11338/12875A presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da formação docente vivenciada nos contextos da Educação Infantil e suas contribuições para a prática pedagógica na perspectiva da pedagogia da escuta em uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Bento Gonçalves/RS. A relevância deste estudo justifica-se por ser um assunto que está em processo de discussão na área da educação, evidenciando que a pedagogia da escuta pode ser uma potente aliada da formação em contexto, esta que acontece dentro de cada espaço escolar. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa (André, 1995), com caráter exploratório, utilizando como inspiração a metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2011), com a análise dos dados seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A construção dos dados ocorreu a partir do mapeamento das contribuições da Proposta Pedagógica vigente da escola, da realização de um grupo focal e dos registros realizados pelas professoras no Diário de Bordo ao final de cada um dos quatro encontros formativos realizados. Os principais autores que serviram como base teórica foram: Loris Malaguzzi, Rinaldi (2012), (1992; 1995; 2015, 2020), Tardif (2005; 2019, 2020), Barbosa (2006; 2013; 2016), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2002; 2007), Kishimoto (2002), Pinazza (2014) e Fochi (2015; 2019). Portanto, tem-se como resultado desta investigação o reconhecimento das potencialidades da formação docente em contexto na perspectiva da pedagogia da escuta, na Educação Infantil, como sendo: a percepção do fortalecimento dos sujeitos enquanto equipe; o reconhecimento e valorização dos saberes que cada professora carrega consigo; a importância de entender e estudar os assuntos e documentos que fazem parte da instituição e que, muitas vezes, são vistos como isolados da prática; e por fim, que há uma melhora no engajamento da equipe para que os processos vividos dentro da escola se tornem sempre mais qualificados, pois é a partir deste movimento que poderemos ter a oportunidade de realizarmos com excelência o exercício da profissão docente. [resumo fornecido pelo autor]This research contemplates the studies of teacher training in the context of early childhood education from the perspective of the so called listening pedagogy. Its general objective was to investigate the potentialities that emerge from the teacher training experienced in the contexts of early childhood education and its contributions to the pedagogical practice from the perspective of the listening pedagogy at a municipal early childhood education school in the city of Bento Gonçalves/RS. The relevance of this study is justified because it is a subject that is being currently debated in the field of education, showing that the listening pedagogy can be a very useful tool for education within the school space. Further more, this research adopts a qualitative approach (André, 1995) assisted by the so called action research methodology (Thiollent, 2011) and a data analysis accordingly to the so called discursive textual analysis (Moraes; Galiazzi, 2016). The research data comes from gathering contributions from the school's current Pedagogical Proposal, as well as from the conduction of a group of discussions (the focus group) and from other pieces of information collected by the teachers in their logbooks at the end of each of the four training meetings held. The main authors who served as a theoretical basis were: Loris Malaguzzi, Rinaldi (2012), (1992; 1995; 2015, 2020), Tardif (2005; 2019, 2020), Barbosa (2006; 2013; 2016), Oliveira-Formosinho and Formosinho (2002; 2007), Kishimoto (2002), Pinazza (2014) and Fochi (2015; 2019). Therefore, the result of this investigation is the recognition of the potential of the teacher training from the perspective of the pedagogy of listening in early childhood education, i.e. the reassurance of the teachers as role players and as a team regarding the teaching process in which they are involved; the recognition and appreciation of the knowledge that each teacher carries within themselves; the importance of understanding and studying the educational theories and regulations, which are part of the school system despite the fact that they are usually seen as isolated from the teaching practice; and finally, that it has been observed that every improvement in team engagement tend to lead to an better school experiences including in term of teaching techniques qualification, which happens to be the pursued idea of professional excellence in education. [resumo fornecido pelo autor]engporProfessores - FormaçãoEducação de criançasEducaçãoTeachers, Training ofEducation of childrenEducationFormação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escutainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/0194254193181154Munhoz, Fabiane FerrettiMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-11ORIGINALDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdfDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdfapplication/pdf4358817https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf536ac4020dd5cff5ffa9c1450acf2174MD51TEXTDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.txtDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.txtExtracted texttext/plain327038https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.txt557fb523f6ed56d18cd377343464bb49MD52Dissertacao Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.txtDissertacao Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.txtExtracted texttext/plain1747https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/5/Dissertacao%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.txt2245e1df9587ca6df80b0d10a8468f9dMD55THUMBNAILDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.jpgDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1902https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.jpg172311642d325f0401a931a8243bb8daMD53Dissertacao Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.jpgDissertacao Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/6/Dissertacao%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.jpg0450f839bf2dcc32acc2da800c0dfa60MD5611338/128752024-04-02 11:57:56.559oai:repositorio.ucs.br:11338/12875Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-04-02T11:57:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
title Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
spellingShingle Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
Munhoz, Fabiane Ferretti
Professores - Formação
Educação de crianças
Educação
Teachers, Training of
Education of children
Education
title_short Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
title_full Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
title_fullStr Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
title_full_unstemmed Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
title_sort Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
author Munhoz, Fabiane Ferretti
author_facet Munhoz, Fabiane Ferretti
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Stecanela, Nilda
Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Fabiane Ferretti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morés, Andréia
contributor_str_mv Morés, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação de crianças
Educação
topic Professores - Formação
Educação de crianças
Educação
Teachers, Training of
Education of children
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers, Training of
Education of children
Education
description A presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da formação docente vivenciada nos contextos da Educação Infantil e suas contribuições para a prática pedagógica na perspectiva da pedagogia da escuta em uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Bento Gonçalves/RS. A relevância deste estudo justifica-se por ser um assunto que está em processo de discussão na área da educação, evidenciando que a pedagogia da escuta pode ser uma potente aliada da formação em contexto, esta que acontece dentro de cada espaço escolar. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa (André, 1995), com caráter exploratório, utilizando como inspiração a metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2011), com a análise dos dados seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A construção dos dados ocorreu a partir do mapeamento das contribuições da Proposta Pedagógica vigente da escola, da realização de um grupo focal e dos registros realizados pelas professoras no Diário de Bordo ao final de cada um dos quatro encontros formativos realizados. Os principais autores que serviram como base teórica foram: Loris Malaguzzi, Rinaldi (2012), (1992; 1995; 2015, 2020), Tardif (2005; 2019, 2020), Barbosa (2006; 2013; 2016), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2002; 2007), Kishimoto (2002), Pinazza (2014) e Fochi (2015; 2019). Portanto, tem-se como resultado desta investigação o reconhecimento das potencialidades da formação docente em contexto na perspectiva da pedagogia da escuta, na Educação Infantil, como sendo: a percepção do fortalecimento dos sujeitos enquanto equipe; o reconhecimento e valorização dos saberes que cada professora carrega consigo; a importância de entender e estudar os assuntos e documentos que fazem parte da instituição e que, muitas vezes, são vistos como isolados da prática; e por fim, que há uma melhora no engajamento da equipe para que os processos vividos dentro da escola se tornem sempre mais qualificados, pois é a partir deste movimento que poderemos ter a oportunidade de realizarmos com excelência o exercício da profissão docente. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-12T19:06:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-12T19:06:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12875
url https://repositorio.ucs.br/11338/12875
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/5/Dissertacao%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/6/Dissertacao%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 536ac4020dd5cff5ffa9c1450acf2174
557fb523f6ed56d18cd377343464bb49
2245e1df9587ca6df80b0d10a8468f9d
172311642d325f0401a931a8243bb8da
0450f839bf2dcc32acc2da800c0dfa60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308867079143424