Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194477 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objeto o estudo do pioneirismo cinematográfico de Humberto Mauro, que desponta no cenário nacional com suas obras, demostrando desenvoltura e autenticidade na predileção por temas brasileiros. Inicialmente, comandando um dos mais importantes ciclos regionais cinematográficos do país, o de Cataguases, assina cinco filmes: “Valadião, o Cratera”; “Na Primavera da Vida”; “Thesouro Perdido”; “Brasa Dormida” e “Sangue Mineiro”. Logo após, inicia o ciclo carioca, com inúmeras produções, entre elas, as aqui analisadas, “Lábios sem Beijo” e “Ganga Bruta” e, por fim, seguimos com o estudo do último longa metragem produzido por Humberto Mauro no retorno para casa, em Volta Grande - Minas Gerais: o “Canto de Uma Saudade”. Com grandes habilidades, Mauro vai agregando em sua prática novas técnicas, requinte na linguagem e habilidosas estratégias de filmagem que se aprimoram a cada dia na construção de uma estética contemporânea da sétima arte expressada na sua singularidade e desenhando o retrato do cinema no Brasil. |
id |
UNSP_7bfe8602b1490af4c732bcec58cb7bad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/194477 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudadeHumberto Mauro, the master of Brazilian cinema: Lips without kiss, Ganga bruta and Canto de uma saudadeArtesExperiência estéticaCinemaMovimento ModernistaCinema brasileiroDiretores e produtores de cinemaCinema - EstéticaModernismo (Estética)Mauro, Humberto, 1897-1983ArtsAesthetic experienceMovie theaterModernist movementEsta pesquisa tem por objeto o estudo do pioneirismo cinematográfico de Humberto Mauro, que desponta no cenário nacional com suas obras, demostrando desenvoltura e autenticidade na predileção por temas brasileiros. Inicialmente, comandando um dos mais importantes ciclos regionais cinematográficos do país, o de Cataguases, assina cinco filmes: “Valadião, o Cratera”; “Na Primavera da Vida”; “Thesouro Perdido”; “Brasa Dormida” e “Sangue Mineiro”. Logo após, inicia o ciclo carioca, com inúmeras produções, entre elas, as aqui analisadas, “Lábios sem Beijo” e “Ganga Bruta” e, por fim, seguimos com o estudo do último longa metragem produzido por Humberto Mauro no retorno para casa, em Volta Grande - Minas Gerais: o “Canto de Uma Saudade”. Com grandes habilidades, Mauro vai agregando em sua prática novas técnicas, requinte na linguagem e habilidosas estratégias de filmagem que se aprimoram a cada dia na construção de uma estética contemporânea da sétima arte expressada na sua singularidade e desenhando o retrato do cinema no Brasil.This research aims to study the pioneering cinematography of Humberto Mauro, who emerges on the national scene with his works, demonstrating resourcefulness and authenticity in the predilection for Brazilian themes. Initially, commanding one of the most important regional cinematographic cycles in the country, Cataguases, he signs five films: “Valadião, o Cratera”; "In the Spring of Life"; "Lost Treasure"; “Brasa Dormida” and “Sangue Mineiro”. Soon after, the Rio cycle begins, with numerous productions, among them the ones analyzed here, “Lips without Beijo” and “Ganga Bruta” and, finally, we continue with the study of the last feature film produced by Humberto Mauro on his return home, in Volta Grande - Minas Gerais: the “Canto de Uma Saudade”. With great skills, Mauro adds in his practice new techniques, refinement in language and skillful shooting strategies that improve each day in the construction of a contemporary aesthetic of the seventh art expressed in its uniqueness and drawing the portrait of cinema in Brazil.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, José Leonardo do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP]2020-12-02T20:31:56Z2020-12-02T20:31:56Z2020-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19447733004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-31T06:11:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194477Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:32:44.529247Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade Humberto Mauro, the master of Brazilian cinema: Lips without kiss, Ganga bruta and Canto de uma saudade |
title |
Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade |
spellingShingle |
Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP] Artes Experiência estética Cinema Movimento Modernista Cinema brasileiro Diretores e produtores de cinema Cinema - Estética Modernismo (Estética) Mauro, Humberto, 1897-1983 Arts Aesthetic experience Movie theater Modernist movement |
title_short |
Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade |
title_full |
Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade |
title_fullStr |
Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade |
title_full_unstemmed |
Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade |
title_sort |
Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade |
author |
Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP] |
author_facet |
Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, José Leonardo do [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Experiência estética Cinema Movimento Modernista Cinema brasileiro Diretores e produtores de cinema Cinema - Estética Modernismo (Estética) Mauro, Humberto, 1897-1983 Arts Aesthetic experience Movie theater Modernist movement |
topic |
Artes Experiência estética Cinema Movimento Modernista Cinema brasileiro Diretores e produtores de cinema Cinema - Estética Modernismo (Estética) Mauro, Humberto, 1897-1983 Arts Aesthetic experience Movie theater Modernist movement |
description |
Esta pesquisa tem por objeto o estudo do pioneirismo cinematográfico de Humberto Mauro, que desponta no cenário nacional com suas obras, demostrando desenvoltura e autenticidade na predileção por temas brasileiros. Inicialmente, comandando um dos mais importantes ciclos regionais cinematográficos do país, o de Cataguases, assina cinco filmes: “Valadião, o Cratera”; “Na Primavera da Vida”; “Thesouro Perdido”; “Brasa Dormida” e “Sangue Mineiro”. Logo após, inicia o ciclo carioca, com inúmeras produções, entre elas, as aqui analisadas, “Lábios sem Beijo” e “Ganga Bruta” e, por fim, seguimos com o estudo do último longa metragem produzido por Humberto Mauro no retorno para casa, em Volta Grande - Minas Gerais: o “Canto de Uma Saudade”. Com grandes habilidades, Mauro vai agregando em sua prática novas técnicas, requinte na linguagem e habilidosas estratégias de filmagem que se aprimoram a cada dia na construção de uma estética contemporânea da sétima arte expressada na sua singularidade e desenhando o retrato do cinema no Brasil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02T20:31:56Z 2020-12-02T20:31:56Z 2020-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/194477 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/194477 |
identifier_str_mv |
33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128668559474688 |