Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194477
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto o estudo do pioneirismo cinematográfico de Humberto Mauro, que desponta no cenário nacional com suas obras, demostrando desenvoltura e autenticidade na predileção por temas brasileiros. Inicialmente, comandando um dos mais importantes ciclos regionais cinematográficos do país, o de Cataguases, assina cinco filmes: “Valadião, o Cratera”; “Na Primavera da Vida”; “Thesouro Perdido”; “Brasa Dormida” e “Sangue Mineiro”. Logo após, inicia o ciclo carioca, com inúmeras produções, entre elas, as aqui analisadas, “Lábios sem Beijo” e “Ganga Bruta” e, por fim, seguimos com o estudo do último longa metragem produzido por Humberto Mauro no retorno para casa, em Volta Grande - Minas Gerais: o “Canto de Uma Saudade”. Com grandes habilidades, Mauro vai agregando em sua prática novas técnicas, requinte na linguagem e habilidosas estratégias de filmagem que se aprimoram a cada dia na construção de uma estética contemporânea da sétima arte expressada na sua singularidade e desenhando o retrato do cinema no Brasil.
id UNSP_7bfe8602b1490af4c732bcec58cb7bad
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194477
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudadeHumberto Mauro, the master of Brazilian cinema: Lips without kiss, Ganga bruta and Canto de uma saudadeArtesExperiência estéticaCinemaMovimento ModernistaCinema brasileiroDiretores e produtores de cinemaCinema - EstéticaModernismo (Estética)Mauro, Humberto, 1897-1983ArtsAesthetic experienceMovie theaterModernist movementEsta pesquisa tem por objeto o estudo do pioneirismo cinematográfico de Humberto Mauro, que desponta no cenário nacional com suas obras, demostrando desenvoltura e autenticidade na predileção por temas brasileiros. Inicialmente, comandando um dos mais importantes ciclos regionais cinematográficos do país, o de Cataguases, assina cinco filmes: “Valadião, o Cratera”; “Na Primavera da Vida”; “Thesouro Perdido”; “Brasa Dormida” e “Sangue Mineiro”. Logo após, inicia o ciclo carioca, com inúmeras produções, entre elas, as aqui analisadas, “Lábios sem Beijo” e “Ganga Bruta” e, por fim, seguimos com o estudo do último longa metragem produzido por Humberto Mauro no retorno para casa, em Volta Grande - Minas Gerais: o “Canto de Uma Saudade”. Com grandes habilidades, Mauro vai agregando em sua prática novas técnicas, requinte na linguagem e habilidosas estratégias de filmagem que se aprimoram a cada dia na construção de uma estética contemporânea da sétima arte expressada na sua singularidade e desenhando o retrato do cinema no Brasil.This research aims to study the pioneering cinematography of Humberto Mauro, who emerges on the national scene with his works, demonstrating resourcefulness and authenticity in the predilection for Brazilian themes. Initially, commanding one of the most important regional cinematographic cycles in the country, Cataguases, he signs five films: “Valadião, o Cratera”; "In the Spring of Life"; "Lost Treasure"; “Brasa Dormida” and “Sangue Mineiro”. Soon after, the Rio cycle begins, with numerous productions, among them the ones analyzed here, “Lips without Beijo” and “Ganga Bruta” and, finally, we continue with the study of the last feature film produced by Humberto Mauro on his return home, in Volta Grande - Minas Gerais: the “Canto de Uma Saudade”. With great skills, Mauro adds in his practice new techniques, refinement in language and skillful shooting strategies that improve each day in the construction of a contemporary aesthetic of the seventh art expressed in its uniqueness and drawing the portrait of cinema in Brazil.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, José Leonardo do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP]2020-12-02T20:31:56Z2020-12-02T20:31:56Z2020-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19447733004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-31T06:11:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194477Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:32:44.529247Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade
Humberto Mauro, the master of Brazilian cinema: Lips without kiss, Ganga bruta and Canto de uma saudade
title Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade
spellingShingle Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade
Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP]
Artes
Experiência estética
Cinema
Movimento Modernista
Cinema brasileiro
Diretores e produtores de cinema
Cinema - Estética
Modernismo (Estética)
Mauro, Humberto, 1897-1983
Arts
Aesthetic experience
Movie theater
Modernist movement
title_short Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade
title_full Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade
title_fullStr Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade
title_full_unstemmed Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade
title_sort Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade
author Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP]
author_facet Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, José Leonardo do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Experiência estética
Cinema
Movimento Modernista
Cinema brasileiro
Diretores e produtores de cinema
Cinema - Estética
Modernismo (Estética)
Mauro, Humberto, 1897-1983
Arts
Aesthetic experience
Movie theater
Modernist movement
topic Artes
Experiência estética
Cinema
Movimento Modernista
Cinema brasileiro
Diretores e produtores de cinema
Cinema - Estética
Modernismo (Estética)
Mauro, Humberto, 1897-1983
Arts
Aesthetic experience
Movie theater
Modernist movement
description Esta pesquisa tem por objeto o estudo do pioneirismo cinematográfico de Humberto Mauro, que desponta no cenário nacional com suas obras, demostrando desenvoltura e autenticidade na predileção por temas brasileiros. Inicialmente, comandando um dos mais importantes ciclos regionais cinematográficos do país, o de Cataguases, assina cinco filmes: “Valadião, o Cratera”; “Na Primavera da Vida”; “Thesouro Perdido”; “Brasa Dormida” e “Sangue Mineiro”. Logo após, inicia o ciclo carioca, com inúmeras produções, entre elas, as aqui analisadas, “Lábios sem Beijo” e “Ganga Bruta” e, por fim, seguimos com o estudo do último longa metragem produzido por Humberto Mauro no retorno para casa, em Volta Grande - Minas Gerais: o “Canto de Uma Saudade”. Com grandes habilidades, Mauro vai agregando em sua prática novas técnicas, requinte na linguagem e habilidosas estratégias de filmagem que se aprimoram a cada dia na construção de uma estética contemporânea da sétima arte expressada na sua singularidade e desenhando o retrato do cinema no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02T20:31:56Z
2020-12-02T20:31:56Z
2020-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194477
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/194477
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128668559474688