O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melques, Paula Mesquita [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92355
Resumo: A presente pesquisa pertence à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). Esta pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição do uso de Objetos Educacionais nas aulas de Física ao processo de inclusão, utilizando o repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais. Para tanto, buscou-se estudar como os Objetos Educacionais podem ser inseridos nas aulas de Física, tendo como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; analisar e selecionar OE que contemplam os conteúdos de Física e que podem contribuir com o processo de inclusão escolar; e ainda, investigar se os Objetos Educacionais selecionados contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem de Física. A partir de uma abordagem qualitativa e com enfoque na pesquisa-intervenção, a presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de ensino de Presidente Prudente/SP, possuindo como campo de pesquisa as aulas de Física de uma sala comum do primeiro ano do Ensino Médio na qual havia um aluno com deficiência intelectual não alfabetizado. No período de março a agosto de 2012, na sala citada, foram realizadas observações e foram utilizados Objetos Educacionais no processo de ensino e aprendizagem de dois temas do conteúdo curricular, a saber: Leis de Newton e Energia...
id UNSP_7c7530def2c9b2a9ab3d38d0b1b7c885
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92355
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusãoEducaçãoFísica - Estudo e ensinoInclusão em educaçãoIncapacidade intelectualEducationA presente pesquisa pertence à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). Esta pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição do uso de Objetos Educacionais nas aulas de Física ao processo de inclusão, utilizando o repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais. Para tanto, buscou-se estudar como os Objetos Educacionais podem ser inseridos nas aulas de Física, tendo como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; analisar e selecionar OE que contemplam os conteúdos de Física e que podem contribuir com o processo de inclusão escolar; e ainda, investigar se os Objetos Educacionais selecionados contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem de Física. A partir de uma abordagem qualitativa e com enfoque na pesquisa-intervenção, a presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de ensino de Presidente Prudente/SP, possuindo como campo de pesquisa as aulas de Física de uma sala comum do primeiro ano do Ensino Médio na qual havia um aluno com deficiência intelectual não alfabetizado. No período de março a agosto de 2012, na sala citada, foram realizadas observações e foram utilizados Objetos Educacionais no processo de ensino e aprendizagem de dois temas do conteúdo curricular, a saber: Leis de Newton e Energia...This research belongs to the research line Formative Processes and Practices in Education, of the Program of Post-Graduation in Education, from Faculty of Science and Technology of Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT / UNESP). This study aims to investigate the contribution of the use of Educational Objects (EO) to the inclusion process on Physics classes, by using the repository International Database of Educational Objects. It was studied how the EO can be inserted in Physics classes, based on the Official Curriculum of São Paulo; analyzed and selected the EO which contemplate the Physics contents and can contribute to the process of school inclusion, and also investigate if the selected Educational Objects contribute to the inclusion of students with intellectual disability on the process of teaching and learning Physics. This research is qualitative and focused on intervention research methodology. The study was conducted in a public school in Presidente Prudente, interior of São Paulo State, and its research field was the Physics classes in a common classroom of the first year of High School in which there was an illiterate student with Intellectual Disability. In 2012, from March to August, this group was observed, and Educational Objects were used in the teaching and learning process of two topics which are on the Curriculum: Newton’s Laws and Energy. The Educational Objects used during the study were analyzed by the researcher, based on pedagogical and technical aspects... (Complete abstract click electornic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melques, Paula Mesquita [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2013-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 f. : il.application/pdfMELQUES, Paula Mesquita. O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão. 2013. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92355000731999melques_pm_me_prud.pdf33004129044P618452362412930680000-0002-5623-6093Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92355Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:17:21.740903Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão
title O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão
spellingShingle O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão
Melques, Paula Mesquita [UNESP]
Educação
Física - Estudo e ensino
Inclusão em educação
Incapacidade intelectual
Education
title_short O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão
title_full O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão
title_fullStr O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão
title_full_unstemmed O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão
title_sort O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão
author Melques, Paula Mesquita [UNESP]
author_facet Melques, Paula Mesquita [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Melques, Paula Mesquita [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Física - Estudo e ensino
Inclusão em educação
Incapacidade intelectual
Education
topic Educação
Física - Estudo e ensino
Inclusão em educação
Incapacidade intelectual
Education
description A presente pesquisa pertence à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). Esta pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição do uso de Objetos Educacionais nas aulas de Física ao processo de inclusão, utilizando o repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais. Para tanto, buscou-se estudar como os Objetos Educacionais podem ser inseridos nas aulas de Física, tendo como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; analisar e selecionar OE que contemplam os conteúdos de Física e que podem contribuir com o processo de inclusão escolar; e ainda, investigar se os Objetos Educacionais selecionados contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem de Física. A partir de uma abordagem qualitativa e com enfoque na pesquisa-intervenção, a presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de ensino de Presidente Prudente/SP, possuindo como campo de pesquisa as aulas de Física de uma sala comum do primeiro ano do Ensino Médio na qual havia um aluno com deficiência intelectual não alfabetizado. No período de março a agosto de 2012, na sala citada, foram realizadas observações e foram utilizados Objetos Educacionais no processo de ensino e aprendizagem de dois temas do conteúdo curricular, a saber: Leis de Newton e Energia...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
2014-06-11T19:26:00Z
2014-06-11T19:26:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELQUES, Paula Mesquita. O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão. 2013. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/92355
000731999
melques_pm_me_prud.pdf
33004129044P6
1845236241293068
0000-0002-5623-6093
identifier_str_mv MELQUES, Paula Mesquita. O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão. 2013. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
000731999
melques_pm_me_prud.pdf
33004129044P6
1845236241293068
0000-0002-5623-6093
url http://hdl.handle.net/11449/92355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129047252697088