O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92355 |
Resumo: | A presente pesquisa pertence à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). Esta pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição do uso de Objetos Educacionais nas aulas de Física ao processo de inclusão, utilizando o repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais. Para tanto, buscou-se estudar como os Objetos Educacionais podem ser inseridos nas aulas de Física, tendo como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; analisar e selecionar OE que contemplam os conteúdos de Física e que podem contribuir com o processo de inclusão escolar; e ainda, investigar se os Objetos Educacionais selecionados contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem de Física. A partir de uma abordagem qualitativa e com enfoque na pesquisa-intervenção, a presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de ensino de Presidente Prudente/SP, possuindo como campo de pesquisa as aulas de Física de uma sala comum do primeiro ano do Ensino Médio na qual havia um aluno com deficiência intelectual não alfabetizado. No período de março a agosto de 2012, na sala citada, foram realizadas observações e foram utilizados Objetos Educacionais no processo de ensino e aprendizagem de dois temas do conteúdo curricular, a saber: Leis de Newton e Energia... |
id |
UNSP_7c7530def2c9b2a9ab3d38d0b1b7c885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92355 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusãoEducaçãoFísica - Estudo e ensinoInclusão em educaçãoIncapacidade intelectualEducationA presente pesquisa pertence à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). Esta pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição do uso de Objetos Educacionais nas aulas de Física ao processo de inclusão, utilizando o repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais. Para tanto, buscou-se estudar como os Objetos Educacionais podem ser inseridos nas aulas de Física, tendo como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; analisar e selecionar OE que contemplam os conteúdos de Física e que podem contribuir com o processo de inclusão escolar; e ainda, investigar se os Objetos Educacionais selecionados contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem de Física. A partir de uma abordagem qualitativa e com enfoque na pesquisa-intervenção, a presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de ensino de Presidente Prudente/SP, possuindo como campo de pesquisa as aulas de Física de uma sala comum do primeiro ano do Ensino Médio na qual havia um aluno com deficiência intelectual não alfabetizado. No período de março a agosto de 2012, na sala citada, foram realizadas observações e foram utilizados Objetos Educacionais no processo de ensino e aprendizagem de dois temas do conteúdo curricular, a saber: Leis de Newton e Energia...This research belongs to the research line Formative Processes and Practices in Education, of the Program of Post-Graduation in Education, from Faculty of Science and Technology of Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT / UNESP). This study aims to investigate the contribution of the use of Educational Objects (EO) to the inclusion process on Physics classes, by using the repository International Database of Educational Objects. It was studied how the EO can be inserted in Physics classes, based on the Official Curriculum of São Paulo; analyzed and selected the EO which contemplate the Physics contents and can contribute to the process of school inclusion, and also investigate if the selected Educational Objects contribute to the inclusion of students with intellectual disability on the process of teaching and learning Physics. This research is qualitative and focused on intervention research methodology. The study was conducted in a public school in Presidente Prudente, interior of São Paulo State, and its research field was the Physics classes in a common classroom of the first year of High School in which there was an illiterate student with Intellectual Disability. In 2012, from March to August, this group was observed, and Educational Objects were used in the teaching and learning process of two topics which are on the Curriculum: Newton’s Laws and Energy. The Educational Objects used during the study were analyzed by the researcher, based on pedagogical and technical aspects... (Complete abstract click electornic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melques, Paula Mesquita [UNESP]2014-06-11T19:26:00Z2014-06-11T19:26:00Z2013-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 f. : il.application/pdfMELQUES, Paula Mesquita. O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão. 2013. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92355000731999melques_pm_me_prud.pdf33004129044P618452362412930680000-0002-5623-6093Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92355Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:17:21.740903Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão |
title |
O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão |
spellingShingle |
O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão Melques, Paula Mesquita [UNESP] Educação Física - Estudo e ensino Inclusão em educação Incapacidade intelectual Education |
title_short |
O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão |
title_full |
O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão |
title_fullStr |
O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão |
title_full_unstemmed |
O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão |
title_sort |
O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão |
author |
Melques, Paula Mesquita [UNESP] |
author_facet |
Melques, Paula Mesquita [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melques, Paula Mesquita [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física - Estudo e ensino Inclusão em educação Incapacidade intelectual Education |
topic |
Educação Física - Estudo e ensino Inclusão em educação Incapacidade intelectual Education |
description |
A presente pesquisa pertence à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). Esta pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição do uso de Objetos Educacionais nas aulas de Física ao processo de inclusão, utilizando o repositório Banco Internacional de Objetos Educacionais. Para tanto, buscou-se estudar como os Objetos Educacionais podem ser inseridos nas aulas de Física, tendo como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo; analisar e selecionar OE que contemplam os conteúdos de Física e que podem contribuir com o processo de inclusão escolar; e ainda, investigar se os Objetos Educacionais selecionados contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem de Física. A partir de uma abordagem qualitativa e com enfoque na pesquisa-intervenção, a presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de ensino de Presidente Prudente/SP, possuindo como campo de pesquisa as aulas de Física de uma sala comum do primeiro ano do Ensino Médio na qual havia um aluno com deficiência intelectual não alfabetizado. No período de março a agosto de 2012, na sala citada, foram realizadas observações e foram utilizados Objetos Educacionais no processo de ensino e aprendizagem de dois temas do conteúdo curricular, a saber: Leis de Newton e Energia... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-20 2014-06-11T19:26:00Z 2014-06-11T19:26:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELQUES, Paula Mesquita. O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão. 2013. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. http://hdl.handle.net/11449/92355 000731999 melques_pm_me_prud.pdf 33004129044P6 1845236241293068 0000-0002-5623-6093 |
identifier_str_mv |
MELQUES, Paula Mesquita. O uso de objetos educacionais no ensino de Física e suas relações com o processo de inclusão. 2013. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. 000731999 melques_pm_me_prud.pdf 33004129044P6 1845236241293068 0000-0002-5623-6093 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129047252697088 |