A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fátima Neves do Amaral [UNESP]
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Casagrande, Lisete Diniz Ribas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1994000100003
http://hdl.handle.net/11449/29516
Resumo: O trabalho sintetiza a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências e Programas de Saúde, elaborada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Evidencia-se sua sustentação teórica marcadamente sócio-histórica. São levantadas as dificuldades em se trabalhar esse enfoque pelo professor com formação tradicional. Discute-se a contribuição do profissional enfermeiro-educador, nesse quadro, relacionando-a à adequação dos elementos do plano de ensino da Proposta de Ciências da CENP (1992), particularmente dos temas relativos a saúde, para o Ciclo Básico.
id UNSP_7d10f6976db4e9aec824b16a2f1d3477
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29516
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básicoProposta CurricularEnsino-AprendizagemEnsino de CiênciasPlano de EnsinoCurriculum ProposalTeaching-LearningScience TeachinTeaching PlanO trabalho sintetiza a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências e Programas de Saúde, elaborada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Evidencia-se sua sustentação teórica marcadamente sócio-histórica. São levantadas as dificuldades em se trabalhar esse enfoque pelo professor com formação tradicional. Discute-se a contribuição do profissional enfermeiro-educador, nesse quadro, relacionando-a à adequação dos elementos do plano de ensino da Proposta de Ciências da CENP (1992), particularmente dos temas relativos a saúde, para o Ciclo Básico.The paper begins with a shintesis of the Science and Health Programs Curriculum Proposal, worked up by the Pedagogic Studies ans Norms Coordination (CENP), from the bureau of Education in São Paulo State, Brazil. The Proposal's theoretical foudation on social-historic premises is also showed, toghether with the difficulties for the traditionally prepared teacher to work with it. Finally, the paper discusses the possible contribution of the educator-nurse professional, on the improvement of helth themes of the Proposal (1992), especially for the school. (Basic Cicle)UNESP Faculdade de Ciências e Letras Departamento de DidáticaUSP Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Psicologia e EducaçãoUNESP Faculdade de Ciências e Letras Departamento de DidáticaUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Costa, Fátima Neves do Amaral [UNESP]Casagrande, Lisete Diniz Ribas2014-05-20T15:15:14Z2014-05-20T15:15:14Z1994-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article26-37application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1994000100003Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, n. 6, p. 26-37, 1994.0103-863Xhttp://hdl.handle.net/11449/2951610.1590/S0103-863X1994000100003S0103-863X1994000100003S0103-863X1994000100003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPaidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29516Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:08:30.962085Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
title A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
spellingShingle A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
Costa, Fátima Neves do Amaral [UNESP]
Proposta Curricular
Ensino-Aprendizagem
Ensino de Ciências
Plano de Ensino
Curriculum Proposal
Teaching-Learning
Science Teachin
Teaching Plan
title_short A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
title_full A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
title_fullStr A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
title_full_unstemmed A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
title_sort A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico
author Costa, Fátima Neves do Amaral [UNESP]
author_facet Costa, Fátima Neves do Amaral [UNESP]
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
author_role author
author2 Casagrande, Lisete Diniz Ribas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fátima Neves do Amaral [UNESP]
Casagrande, Lisete Diniz Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta Curricular
Ensino-Aprendizagem
Ensino de Ciências
Plano de Ensino
Curriculum Proposal
Teaching-Learning
Science Teachin
Teaching Plan
topic Proposta Curricular
Ensino-Aprendizagem
Ensino de Ciências
Plano de Ensino
Curriculum Proposal
Teaching-Learning
Science Teachin
Teaching Plan
description O trabalho sintetiza a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências e Programas de Saúde, elaborada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Evidencia-se sua sustentação teórica marcadamente sócio-histórica. São levantadas as dificuldades em se trabalhar esse enfoque pelo professor com formação tradicional. Discute-se a contribuição do profissional enfermeiro-educador, nesse quadro, relacionando-a à adequação dos elementos do plano de ensino da Proposta de Ciências da CENP (1992), particularmente dos temas relativos a saúde, para o Ciclo Básico.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-02-01
2014-05-20T15:15:14Z
2014-05-20T15:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1994000100003
Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, n. 6, p. 26-37, 1994.
0103-863X
http://hdl.handle.net/11449/29516
10.1590/S0103-863X1994000100003
S0103-863X1994000100003
S0103-863X1994000100003.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1994000100003
http://hdl.handle.net/11449/29516
identifier_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, n. 6, p. 26-37, 1994.
0103-863X
10.1590/S0103-863X1994000100003
S0103-863X1994000100003
S0103-863X1994000100003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26-37
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129164424773632