Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ana Luiza Ferancini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181021
Resumo: Concebendo-se a gramaticalização como resultado da atuação de mecanismos de natureza cognitiva responsáveis pela conceptualização de domínios mais abstratos em termos de domínios mais concretos, o presente trabalho investiga, com base em autores que postulam a tendência de desenvolvimento dos significados epistêmicos a partir dos não-epistêmicos (SWEETSER, 1990; BYBEE et al., 1994), se uma trajetória de enfraquecimento semântico se aplica à construção modal espanhola "tener que". Para tanto, analisam-se dados sincrônicos e diacrônicos do espanhol peninsular, levando-se em consideração fatores contextuais impulsionadores desse processo de mudança (as características sintáticas e semânticas do sujeito da ocorrência com "tener que") e o tipo de Estado de Coisas no qual a construção se insere. A classificação modal adotada fundamenta-se nas propostas de Hengeveld (1988, 2004), Olbertz (1998) e Narrog (2005, 2009, 2012) e leva em consideração quatro subtipos: modalidade inerente, modalidade deôntica, modalidade epistêmica e modalidade volitiva. Com base em resultados de pesquisa em sincronias atuais, os quais revelaram que a perífrase "tener que" expressa, predominantemente, as modalidades inerente e deôntica, hipotetizamos que os "tokens" epistêmicos da construção sofreriam um aumento gradativo ao longo da história do espanhol, aparecendo em frequência mais significativa somente em sincronias mais recentes da língua. Os resultados da análise descrevem a abstratização do significado da perífrase, que passa a se associar a sujeitos inanimados e não-agentivos e a se inserir em Estados de Coisas que não envolvem [+controle], os quais possibilitam a preferência pela leitura epistêmica, valor modal mais abstrato quando comparado aos valores não-epistêmicos. Para a pesquisa nas sincronias atuais e na diacronia são utilizados, respectivamente, dados do Projeto PRESEEA ("Proyecto para el estudio sociolingüístico del español de España y América") e do CORDE ("Corpus Diacrónico del Español"). A presente investigação encontra sua justificativa nas contribuições que pode oferecer aos estudos funcionalistas, de maneira geral, e aos estudos sobre gramaticalização e modalidade, em particular.
id UNSP_7d1684965f18d861b27bcb94962c3b51
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181021
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalizaçãoA diachronic investigation of the modal construction "tener que" in Iberian Spanish under grammaticalization perspectivePerífrase "tener que"ModalidadeGramaticalizaçãoEspanhol peninsularPeriphrasis "tener que"ModalityGrammaticalizationPeninsular SpanishConcebendo-se a gramaticalização como resultado da atuação de mecanismos de natureza cognitiva responsáveis pela conceptualização de domínios mais abstratos em termos de domínios mais concretos, o presente trabalho investiga, com base em autores que postulam a tendência de desenvolvimento dos significados epistêmicos a partir dos não-epistêmicos (SWEETSER, 1990; BYBEE et al., 1994), se uma trajetória de enfraquecimento semântico se aplica à construção modal espanhola "tener que". Para tanto, analisam-se dados sincrônicos e diacrônicos do espanhol peninsular, levando-se em consideração fatores contextuais impulsionadores desse processo de mudança (as características sintáticas e semânticas do sujeito da ocorrência com "tener que") e o tipo de Estado de Coisas no qual a construção se insere. A classificação modal adotada fundamenta-se nas propostas de Hengeveld (1988, 2004), Olbertz (1998) e Narrog (2005, 2009, 2012) e leva em consideração quatro subtipos: modalidade inerente, modalidade deôntica, modalidade epistêmica e modalidade volitiva. Com base em resultados de pesquisa em sincronias atuais, os quais revelaram que a perífrase "tener que" expressa, predominantemente, as modalidades inerente e deôntica, hipotetizamos que os "tokens" epistêmicos da construção sofreriam um aumento gradativo ao longo da história do espanhol, aparecendo em frequência mais significativa somente em sincronias mais recentes da língua. Os resultados da análise descrevem a abstratização do significado da perífrase, que passa a se associar a sujeitos inanimados e não-agentivos e a se inserir em Estados de Coisas que não envolvem [+controle], os quais possibilitam a preferência pela leitura epistêmica, valor modal mais abstrato quando comparado aos valores não-epistêmicos. Para a pesquisa nas sincronias atuais e na diacronia são utilizados, respectivamente, dados do Projeto PRESEEA ("Proyecto para el estudio sociolingüístico del español de España y América") e do CORDE ("Corpus Diacrónico del Español"). A presente investigação encontra sua justificativa nas contribuições que pode oferecer aos estudos funcionalistas, de maneira geral, e aos estudos sobre gramaticalização e modalidade, em particular.Considering grammaticalization as a result of the operation of mechanisms of cognitive nature which are responsible for the conceptualization of more abstract domains in terms of more concrete domains, this work investigates, based on authors who postulate the tendency of the development of epistemic meanings from non-epistemic (SWEETSER, 1990; BYBEE et al., 1994), if a trajectory of semantic weakening applies to the Spanish modal "tener que". In order to do so, we analyze synchronic and diachronic data from peninsular Spanish, taking into account contextual factors that drive this process of change (the syntactic and semantic characteristics of the subject of occurrence with "tener que") and the type of State of Affairs in which the construction is inserted. The modal classification adopted is based on the proposals of Hengeveld (1988, 2004), Olbertz (1998) and Narrog (2005, 2009, 2012) and takes into account four subtypes: inherent modality, deontic modality, epistemic modality, and volitive modality. Based on results of research in current synchrony, which revealed that periphrasis "tener que" expresses predominantly inherent and deontic modalities, we hypothesize that the epistemic tokens of the construction would suffer a gradual increase throughout the history of the Spanish language, appearing at more significant frequency only in more recent synchronies of the language. The results of the analysis describe the abstraction of the periphrasis meaning, which is associated with inanimate and non-agentive subjects, and is inserted into State of Affairs that do not involve [+control], which allow the preference for epistemic reading, a modal value more abstract when compared to non-epistemic values. For the research on the current synchrony and diachrony, data from the PRESEEA Project (Project for the sociolinguistic study of Spanish from Spain and America) and from CORDE (Diachronic Corpus of Spanish) are used, respectively. This research finds its justification in the contributions that it can offer to the functionalist studies, in general, and the studies on grammaticalization and modality, in particular.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2016/00237-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gasparini-Bastos, Sandra Denise [UNESP]Gonçalves, Sebastião Carlos Leite [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Ana Luiza Ferancini2019-03-14T16:51:46Z2019-03-14T16:51:46Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18102100091375333004153069P562643540214190740000-0001-5968-8450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-02T06:04:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181021Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:45:49.132138Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização
A diachronic investigation of the modal construction "tener que" in Iberian Spanish under grammaticalization perspective
title Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização
spellingShingle Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização
Nogueira, Ana Luiza Ferancini
Perífrase "tener que"
Modalidade
Gramaticalização
Espanhol peninsular
Periphrasis "tener que"
Modality
Grammaticalization
Peninsular Spanish
title_short Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização
title_full Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização
title_fullStr Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização
title_full_unstemmed Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização
title_sort Uma investigação diacrônica da construção modal "tener que" no espanhol peninsular sob perspectiva da gramaticalização
author Nogueira, Ana Luiza Ferancini
author_facet Nogueira, Ana Luiza Ferancini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gasparini-Bastos, Sandra Denise [UNESP]
Gonçalves, Sebastião Carlos Leite [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Ana Luiza Ferancini
dc.subject.por.fl_str_mv Perífrase "tener que"
Modalidade
Gramaticalização
Espanhol peninsular
Periphrasis "tener que"
Modality
Grammaticalization
Peninsular Spanish
topic Perífrase "tener que"
Modalidade
Gramaticalização
Espanhol peninsular
Periphrasis "tener que"
Modality
Grammaticalization
Peninsular Spanish
description Concebendo-se a gramaticalização como resultado da atuação de mecanismos de natureza cognitiva responsáveis pela conceptualização de domínios mais abstratos em termos de domínios mais concretos, o presente trabalho investiga, com base em autores que postulam a tendência de desenvolvimento dos significados epistêmicos a partir dos não-epistêmicos (SWEETSER, 1990; BYBEE et al., 1994), se uma trajetória de enfraquecimento semântico se aplica à construção modal espanhola "tener que". Para tanto, analisam-se dados sincrônicos e diacrônicos do espanhol peninsular, levando-se em consideração fatores contextuais impulsionadores desse processo de mudança (as características sintáticas e semânticas do sujeito da ocorrência com "tener que") e o tipo de Estado de Coisas no qual a construção se insere. A classificação modal adotada fundamenta-se nas propostas de Hengeveld (1988, 2004), Olbertz (1998) e Narrog (2005, 2009, 2012) e leva em consideração quatro subtipos: modalidade inerente, modalidade deôntica, modalidade epistêmica e modalidade volitiva. Com base em resultados de pesquisa em sincronias atuais, os quais revelaram que a perífrase "tener que" expressa, predominantemente, as modalidades inerente e deôntica, hipotetizamos que os "tokens" epistêmicos da construção sofreriam um aumento gradativo ao longo da história do espanhol, aparecendo em frequência mais significativa somente em sincronias mais recentes da língua. Os resultados da análise descrevem a abstratização do significado da perífrase, que passa a se associar a sujeitos inanimados e não-agentivos e a se inserir em Estados de Coisas que não envolvem [+controle], os quais possibilitam a preferência pela leitura epistêmica, valor modal mais abstrato quando comparado aos valores não-epistêmicos. Para a pesquisa nas sincronias atuais e na diacronia são utilizados, respectivamente, dados do Projeto PRESEEA ("Proyecto para el estudio sociolingüístico del español de España y América") e do CORDE ("Corpus Diacrónico del Español"). A presente investigação encontra sua justificativa nas contribuições que pode oferecer aos estudos funcionalistas, de maneira geral, e aos estudos sobre gramaticalização e modalidade, em particular.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14T16:51:46Z
2019-03-14T16:51:46Z
2019-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181021
000913753
33004153069P5
6264354021419074
0000-0001-5968-8450
url http://hdl.handle.net/11449/181021
identifier_str_mv 000913753
33004153069P5
6264354021419074
0000-0001-5968-8450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128273156145152