A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996
http://hdl.handle.net/11449/124956
Resumo: The text focuses on the relation between the Law of Directives and Bases of National Education, as well as its deployment in the National Curriculum, and contemporary culture in three aspects: the predominantly naive about the relation between technological development / education, the translation rhetoric about family’s institution as a partner of educational practices, and finally, the use of systems theory applied to the context of politicaleducational diagnosis. Results from a larger research project in progress titled "Cultural Industry and formative processes: Subsidies to reflect the new educational demmands”.
id UNSP_7d2ae95eed4d6bd20fa8252471c9917f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124956
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodiernoThe purpose of national curriculum parameters and its relation to today’s cultural ethosEducation policyTechnologyFamilySystems theoryPolítica educacionalTecnologiaFamíliaTeoria dos sistemasThe text focuses on the relation between the Law of Directives and Bases of National Education, as well as its deployment in the National Curriculum, and contemporary culture in three aspects: the predominantly naive about the relation between technological development / education, the translation rhetoric about family’s institution as a partner of educational practices, and finally, the use of systems theory applied to the context of politicaleducational diagnosis. Results from a larger research project in progress titled "Cultural Industry and formative processes: Subsidies to reflect the new educational demmands”.O texto trata da relação entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como de seu desdobramento nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e a cultura contemporânea sob três aspectos: a visão ingênua predominante quanto à relação entre desenvolvimento tecnológico/educação; a tradução retórica da instituição família como parceira das práticas educativas; e, finalmente, a utilização da teoria dos sistemas aplicada ao âmbito do diagnóstico político-educacional. Resulta de um projeto de pesquisa maior em curso intitulado: Indústria cultural e processos formativos: subsídios para reflexão das novas demandas educacionais.Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Departamento de Psicologia da Educação. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]2015-07-15T18:28:04Z2015-07-15T18:28:04Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2-11application/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 2-11, 2011.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/124956ISSN1982-5587-2011-06-03-02-11.pdf2752243344158475Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:18:21.451152Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
The purpose of national curriculum parameters and its relation to today’s cultural ethos
title A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
spellingShingle A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
Education policy
Technology
Family
Systems theory
Política educacional
Tecnologia
Família
Teoria dos sistemas
title_short A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
title_full A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
title_fullStr A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
title_full_unstemmed A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
title_sort A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
author Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
author_facet Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Education policy
Technology
Family
Systems theory
Política educacional
Tecnologia
Família
Teoria dos sistemas
topic Education policy
Technology
Family
Systems theory
Política educacional
Tecnologia
Família
Teoria dos sistemas
description The text focuses on the relation between the Law of Directives and Bases of National Education, as well as its deployment in the National Curriculum, and contemporary culture in three aspects: the predominantly naive about the relation between technological development / education, the translation rhetoric about family’s institution as a partner of educational practices, and finally, the use of systems theory applied to the context of politicaleducational diagnosis. Results from a larger research project in progress titled "Cultural Industry and formative processes: Subsidies to reflect the new educational demmands”.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-07-15T18:28:04Z
2015-07-15T18:28:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 2-11, 2011.
1982-5587
http://hdl.handle.net/11449/124956
ISSN1982-5587-2011-06-03-02-11.pdf
2752243344158475
url http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996
http://hdl.handle.net/11449/124956
identifier_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 2-11, 2011.
1982-5587
ISSN1982-5587-2011-06-03-02-11.pdf
2752243344158475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2-11
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128344109088768